Arquivo da categoria: SBT Lite

Prefeito Sobrinho decreta ponto facultativo durante véspera de Carnaval em Alagoa Grande

As comemorações carnavalescas chegaram a Alagoa Grande, Brejo paraibano, na oportunidade diversos Blocos de Carnaval sairão ás ruas da cidade com o apoio da Prefeitura Municipal. Com o intuito de acompanhar e curtir os blocos pelo município, o prefeito Antônio Sobrinho decretou ponto facultativo no dia 04 de março, um dia antes do feriado nacional.

O documento assinado pelo gestor nesta terça-feira (26), Sobrinho considera as tradicionais festas carnavalescas de Alagoa Grande. Sobrinho priorizou e determinou o funcionamento dos serviços essenciais.

O decreto prevê ainda o retorno das atividades administrativa no município a partir das 14h00 do dia 06 de março, tendo em vista que será considerado a quarta-feira de cinza. Confira abaixo.

Ascom

Vereador Ronaldo solicita a SEINFRA manutenção preventiva nas galerias de águas pluviais de AG

Na noite desta terça feira (26), a Câmara de Vereadores de Alagoa Grande aprovou o requerimento 12/2019 de autoria do Vereador Ronaldo Marques, solicitando a Secretaria de Infra Estrutura – SEINFRA, um trabalho de manutenção preventiva nas galerias de águas pluviais, das ruas que fazem parte do centro comercial de Alagoa Grande. 

Na sua justificativa, o parlamentar ressaltou que as galerias são muito antigas, projetadas a muitos anos para receber uma vazão muito menor das que recebem hoje, principalmente em dias de chuvas.

Ronaldo também frisou que ao longo dos anos sempre se deparou com serviços de manutenção corretiva, mas tem convicção de que o trabalho preventivo pode evitar grandes prejuízos aos comerciantes e moradores do centro da cidade.

Câmara aprova contas de 2017 do prefeito Sobrinho em Alagoa Grande

A prestação das contas administrativa do prefeito de Alagoa Grande, Antônio Sobrinho (PSD), período 2017, foi aprovada na noite desta terça-feira (26) pela Câmara de Vereadores. Os parlamentares acompanharam a orientação do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), que recomendou a aprovação.

O líder do governo na Câmara, o vereador Ronaldo Marques (PR), avaliou que a decisão da casa foi exemplar em seguir a orientação do órgão fiscalizador.

“A decisão da casa foi exemplar, seguimos a orientação do órgão fiscalizador que nos recomendou a aprovação das contas. Todos os vereadores, com a ausência do vereador Fabiano Luz, votamos pela aprovação. O TCE-PB não emitiu nenhum alertas para a reprovação”, disse Ronaldo.

O TCE-PB enviou a Camara um parecer técnico recomendando a aprovação das contas, dados que mostram a transparência nas ações desenvolvidas pelo prefeito Antônio Sobrinho (PSD).

Blog do Galdino

Enfermeira de Guarabira morre de infarto após cirurgia cardíaca

Na manhã desta terça-feira (26), a família confirmou o falecimento da jovem enfermeira Aléssia Stephanie Leal da Silva, 25 anos, que estava no Hospital Nova Esperança, em João Pessoa, e morreu por volta das 2h da madrugada.

De acordo com informações de pessoas próximas, Aléssia tinha problemas cardíacos e foi submetida a um procedimento cirúrgico. No pós-operatório teria tido três paradas cardíacas e não resistiu.

Casada, Aléssia deixa o filho Ruan, de 3 anos, e o esposo identificado por Ramon.

A enfermeira é filha do ex-radialista Ferreira, que foi diretor da Rádio Constelação FM. O irmão dela é jogador de futebol José Vitor, que foi recentemente contratado pelo Internacional de Porto Alegre.

A família ainda não informou sobre local de velório e sepultamento.

Portal25horas

Evangelho do dia 26/02/2019 (Mc 9,30-37)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. 32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.

35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37“Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Canção Nova

Em Pilõezinhos, homem de 54 anos é preso suspeito de abusar de menina de 11 anos

Na tarde desta segunda-feira (25), a Polícia Militar, em apoio ao Conselho Tutelar, prendeu um indivíduo de 54 anos, que havia estuprado uma menor de 11 anos na cidade de Pilõezinhos.

Um aposentado de 56 anos foi preso suspeito de abusar sexualmente uma criança de 11 anos nesta segunda-feira (25) em Pilõezinhos, na Paraíba. O homem foi preso em flagrante pela polícia militar por volta das 13h30 em sua residência.

Bel, como é bastante conhecido, apresentava sintomas de embriaguez alcoólica. Ele não esboçou reação ao ser detido. A guarnição recebeu um chamado dos conselheiros tutelares após a mãe da vítima denunciar o caso. Segundo informações, a filha chegou em casa relatando à mãe que havia sido vítima de tentativa de abuso pelo aposentado.

Encaminhado para a 8ª Delegacia Seccional em Guarabira, o acusado negou a participação e disse que a vítima sempre estava na sua casa em busca de comida e que ele sempre a ajudava. A criança foi encaminhada ao Instituto de Medicina Legal – IML – para a realização do exame sexológico. 

Mãe, vítima, acusado e conselheiros tutelares foram ouvidos pelo delegado plantonista na central de polícia. Em conversa com nossa reportagem, o delegado disse que o laudo apresentou lesões nas partes íntimas da criança e que o aposentado seria encaminhado para um dos presídios de Guarabira onde aguardará a audiência de custódia e decisão da justiça.

Governador da Paraíba anuncia pagamento de fevereiro dos servidores estaduais

O governador da Paraíba João Azevêdo (PSB) anunciou, no início da tarde desta segunda-feira (25), no Programa Fala Governador, o calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais.

Os pagamentos serão efetuados nos dias 27 de fevereiro, quarta-feira, para os aposentados e pensionistas e 28, quinta-feira, para servidores ativos.

De acordo com o Governo do Estado, com o pagamento dos salários, serão injetados mais de R$ 350 milhões na economia paraibana.

João mantém a mesma política salarial instituída no governo socialista desde o primeiro mês de mandato de Ricardo Coutinho, em 2011, quando iniciou sua gestão, e concluiu os dois mandatos sem atrasar um dia sequer o pagamento dos servidores.

Ministério da Educação divulga resultado do FIES 2019

O resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está disponível na página do programa na internet. Os estudantes devem estar atentos para não perder os próximos prazos.

 Confira o resultado.

Aqueles que foram pré-selecionados para a modalidade juro zero devem complementar suas informações no FiesSeleção, no período de 26 de fevereiro a 7 de março de 2019, para contratação do financiamento.

Já os aprovados pelo P-Fies devem verificar os procedimentos com os agentes financeiros operadores de crédito e as instituições de ensino superior.

Na modalidade juro zero, aqueles que não forem selecionados serão incluídos automaticamente na lista de espera. Esses estudantes devem acompanhar sua eventual pré-seleção do dia 27 de fevereiro a 10 de abril, na internet.

Na modalidade P-Fies, não há lista de espera.

Ao todo, são ofertadas 100 mil vagas na modalidade juro zero e 450 mil na modalidade P-Fies. As duas modalidades têm apenas uma chamada.

Fies

O Fies oferece financiamento para cobrir os custos das mensalidades de instituições privadas de ensino superior.

A modalidade de financiamento com juro zero é voltada para os estudantes com renda per capita mensal familiar até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o limite de renda.

O P-Fies é destinado aos estudantes com renda per capita mensal familiar até cinco salários mínimos. A modalidade funciona com recursos dos fundos constitucionais e de Desenvolvimento e com recursos dos bancos privados participantes.

Podem participar do programa os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtiveram nota média nas provas igual ou superior a 450. Além disso, não podem ter zerado a redação.

Os bolsista parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou seja, aqueles que têm bolsa de 50% da mensalidade, podem participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.

Agência Brasil 

Prefeitura de Alagoa Grande anuncia tabela de pagamento dos servidores municipais

O Prefeito Antônio Sobrinho anunciou nesta terça-feira (26), através da Secretaria da Administração, o calendário de pagamento do funcionalismo público do município referente ao mês de fevereiro/2019.

De acordo com o chefe do executivo municipal, o pagamento será iniciado já nesta terça-feira.

A Secretaria da EDUCAÇÃO será amanhã, dia 27, enquanto que a Secretaria da SAÚDE será na quinta-feira, dia 28. As demais Secretarias já tem o pagamento iniciado hoje, dia 26.

“Nosso compromisso de pagar sempre dentro do mês trabalhado está mantido. E fazemos isso, ao mesmo tempo em que continuamos realizando obras e ações para melhorar a vida de nosso povo”, disse o Prefeito Sobrinho.

Ascom

Empreiteiro achou que era o "batmam" e deu tapa na cara de peão,,, acabou indo a nocaute…

Aconteceu nas TERRINHAS..

Um empreiteiro.. (mamador em prefeituras) achou que era o BATMAM .. e acabou dando um tapa na cara de um prestador de serviço, o fato segundo informações aconteceu devido ao prestador de serviço ter pisado com o pé sujo no novo porcelanato do escritório.. 

Segundo os informantes (fuxiqueiros de plantão) diz que não tempo do “empreiteiro” pensar e já levou o troco.. um socão na cara vindo a cair na lona .. ops no porcelanato.. e logo levou um chute certeiro no seu órgão genital.. vindo a nocaute…

Fica a dica… esse sempre foi prevalecido,metido a mostrar revólver para os outros.. se achando “batmam”…,. achou o dele…diz que foi feio…  Guerraaaaa…..

Foragido:Policia Civil procura o preto, ele fugiu enquanto aguardava uma audiência no Fórum de Mangueirinha

Welinton Dionatan Tiepo, vulgo preto

Foragido

O jovem da foto acima, popularmente conheciudo como Preto, fugiu hoje (25) do Fórum de Mangueirinha enquanto aguardava audiência , equipes policiais estão trablahando na sua captura novamente.

Caso você tneha informação que possa levar ao paradeiro do Preto, favor entrar em contato no telefone 46 3243 1314 – Policia Civil de Mangueirinha

Comissão de Turismo se reúne em Rio Bonito do Iguaçu buscando legalidade na criação do Conselho Municipal

Comissão de Turismo se reúne em Rio Bonito do Iguaçu buscando legalidade na criação do Conselho Municipal

Na manhã desta segunda-feira, 25, na sala do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, se reuniu novamente a comissão que está buscando organizar o Conselho Municipal de Turismo. No último dia 12 de fevereiro já tinha ocorrido um primeiro encontro onde foram definidos os nomes da comissão.

A comissão foi convocada pelo agricultor e incentivador do turismo, Maurício Inhaia que está à frente dos trabalhos.

Durante a conversa entre os participantes, ficou definido que seria tratado junto ao prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) a indicação de um novo responsável pelo departamento de Turismo no município qual já existe uma pessoa nomeada através da Portaria Nº 098/2017 assinada pelo atual prefeito.

Também foi explicitada se há necessidade ou não de alterações na Lei Municipal Nº 644/2007, onde cria o Conselho de Turismo. Caso haja mudanças, a Câmara de Vereadores deverá aprovar o novo texto da Lei. Será feito um estudo mais aprofundado baseado em manual da Secretaria de Estado do Turismo, qual orienta como deverá ser formado este conselho tendo participantes do setor público e privado (funcionários da prefeitura, empresários, agricultores, incentivadores em geral).

Outro ponto abordado foi sobre a ativação do Fundo Municipal de Turismo com a intenção de gestionar os recursos que poderão vir das esferas Federal e Estadual em projetos que futuramente deverão ser elaborados após o conselho estar legalmente ativo.

Também foi tratado da divulgação futura dos atrativos turísticos de Rio Bonito do Iguaçu através das redes sociais e mídia escrita e falada, onde se sugeriu alterações e que a população participe divulgando áreas turísticas quais são pouco conhecidas.

Após a reunião, parte da comissão se reuniu com a Secretaria Municipal de Finanças para verificar a legalidade e procedimentos para que o Fundo de Turismo seja efetivado, acontecendo isso através de trâmites legais junto aos órgãos competentes.

Participaram da reunião o assessor de comunicação da Prefeitura, Dennis Migliorini; o professor Rudson Luiz Ladislau, representando a Escola Iraci Salete Strozak e demais dos assentamentos e acampamentos; Marcos Trindade, chefe do Departamento de Esportes; vereador Claunir Viola; Elizabete Anhaia Dabrecki, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; a servidora municipal Sirlei Biranoski; Marcia Ghisi, economista doméstica e representante da Secretaria de Assistência Social; Ana Paula Kapassi representando a Acerbi; o procurador do município Ricardo Corso e os agricultores Adejir Soares Brum e Maurício Inhaia.

Assessoria Comunicação RBI

PRF Silvino Migliorini de Laranjeiras do Sul fica em 1º lugar no Cross Duathlon disputado em Ponta Grossa

PRF Silvino Migliorini de Laranjeiras do Sul fica em 1º lugar no Cross Duathlon disputado em Ponta Grossa

O policial rodoviário federal aposentado Silvino Migliorini, 61 anos, participou no último domingo, 24, em Ponta Grossa, da primeira edição do Cross Duathlon e acabou ficando em primeiro lugar na categoria 60 a 64 anos. Migliorini representou Laranjeiras do Sul e os atletas da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O Cross Duathlon consiste em corrida e bicicleta e esta competição foi a primeira realizada no Iate Clube Ponta Grossa, na região conhecida como Alagados. O evento reuniu mais de 250 participantes entre as duplas de ciclistas e corredores e atletas que disputaram a prova individualmente. Além disso, famílias aproveitaram a oportunidade para passarem o dia no local, um dos principais atrativos turísticos do município.

Mais de 250 participantes, inscritos em uma das 5 categorias, disputaram a prova.

A primeira edição do Cross Duathlon foi realizada pelo portal aRede e Jornal da Manhã, com organização da Cavali Pró Eventos, patrocínio da Prefeitura de Ponta Grossa, Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, UniSecal, Sanepar e apoio da Unimed, Palmeira Ambiental, VVM Hortiffruti, Lonapar, Maco Brindes e promoção da Mundi FM.

Confira a lista dos melhores classificados.

INDIVIDUAL FEMININO:

1 – GABRIELA COSTA

2 – FABIANA DA SILVA SCHMITZ

3 – ELAINE PAULY

INDIVIDUAL MASCULINO:

1 – CRISTIANO BERNARDO DA SILVA

2 – ALAN ALISSON DE ANDRADE

3 – MOISES MARCONDES DE OLIVEIRA

DUPLA FEMININO:

1 – FRANCIELE / DIONEIA

2 – FABIOLA / DAYANE

3 – SUSIEME / ANA

DUPLA MASCULINA:

1 – LUCAS / ALISSON

2 – CICERO / THIAGO

3 – ISAC / TIAGO

DUPLA MISTO:

1 – LEONARDO / ALEXANDRA

2 – AGEU LUCAS LAURICHE / ROSALENE SOCHODOLAK

3 – RITA / ANTONIO

CATEGORIA 60 A 64 ANOS:

1 – SILVINO JORGE MIGLIORINI

2 – CARLOS ALBERTO LEMOS DE MATOS

Maiores informações:

http://www.chiprun.com.br/res-duathlon/cross-duathlon-pg-individual-mas/

Via Pio do Jacu

Servidor público em desvio de função tem direito às diferenças de remuneração

Apesar de o servidor não poder ser promovido ou reenquadrado no cargo que ocupa em desvio de função, ele tem direito a receber diferença salarial pelo desempenho das funções exercidas. O entendimento é da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve decisão anterior da própria Corte em relação ao caso. 

O desvio de função ocorre quando o servidor exerce funções diferentes das previstas para o cargo para o qual ele foi aprovado em concurso.

O recurso foi interposto pela União. A Turma deu provimento ao pedido apenas no que se refere ao cálculo dos juros moratórios.

A União pretendia que o processo fosse suspenso, pois havia outra ação ainda pendente na Primeira Seção do STJ sobre o prazo prescricional em ações de indenização contra a Fazenda Pública. Sustentou que não poderia ser responsabilizada por diferenças remuneratórias relativas a um alegado desvio de função.

Por fim, argumentou que os juros de mora deveriam ser recalculados, com base na entrada em vigor da Lei11.960/09, que alterou diversos dispositivos legais referentes às indenizações devidas pelo estado. Essa lei, como norma processual, deveria ser aplicada nos processos em curso, imediatamente após a sua promulgação.

Súmula

O relator do processo, ministro Benedito Gonçalves, apontou que o entendimento pacífico do STJ é no sentido de que o servidor em desvio de função deve receber as diferenças de vencimento pelo trabalho que exerceu.

Ele destacou que a Súmula 387 do STJ dispõe exatamente isso. No caso, o tribunal de origem constatou a ocorrência de desvio funcional, registrando que o autor realmente exerceu atividade em desvio de função, em atividade necessária para a administração, o que legitima, forte no princípio da proporcionalidade, a percepção das diferenças remuneratórias, acrescentou.

Sobre a questão da prescrição, o relator disse que o STJ já julgou recurso repetitivo (REsp 1.251.993) definindo em cinco anos o prazo prescricional para propor qualquer ação contra a Fazenda Pública, como estabelece o Decreto 20.910/32. Essa decisão afastou em definitivo a aplicação do prazo de três anos previsto no Código Civil de 2002.

Assim, tratando-se de pedido de diferenças salariais, a prescrição atinge somente as parcelas vencidas há mais de cinco anos da propositura da ação, conforme a Súmula 85 do STJ, afirmou.

Juros

Quanto aos juros de mora, o ministro Benedito Gonçalves concordou que a Lei 11.960 tem aplicação imediata. Lembrou que em outro recurso repetitivo (REsp 1.205.946), que ele mesmo relatou, ficou definido que a lei deve ser aplicada em processos pendentes a partir da data de sua publicação. A regra não retroage para as ações anteriores.

Seguindo o voto do relator, a Turma determinou que os juros de mora até a entrada em vigor da Lei 11.960, 29 de junho de 2009, sejam calculados pela regra antiga. Já os posteriores devem ser calculados conforme a nova norma: a mesma correção monetária e os mesmos juros aplicados à caderneta de poupança.

Via https://stj.jusbrasil.com.br/noticias/100389016/servidor-em-desvio-de-funcao-tem-direito-as-diferencas-de-remuneracao

Liderados pelo Vereador Magrão, maioria dos Vereadores aprovam aumento de salários em Laranjeiras do Sul

imagem ilustrativa – internet

AUMENTO DE SALÁRIOS

A Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul realizou na noite de ontem (25) a sessão ordinária, nesta, foi aprovado pela maioria dos Vereadores o aumento de salário do Prefeito, Vice-prefeito, Secretários Municipais e Vereadores.

VEREADORES DE VOATARAM A FAVOR DO AUMENTO: Magrão, Valdivino, Júnior, João Aires, Ney Becker, Márcio, Panato, Sete. 

VEREADORES QUE VOTARAM CONTRA AUMENTO DO SALÁRIO: Alex, Eva, Anderson, Clarice

VEREADOR AUSENTE:João Badoti não estava na seção