Arquivo da categoria: SBT Lite

Instituto Ambiental do Paraná proíbe pesca na bacia do Rio Piquiri

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) proibiu a pesca de qualquer modalidade, por tempo indeterminado, em todos os rios que compreendem a Bacia Hidrográfica do Rio Piquiri. A Portaria nº 025, publicada na sexta (22), é uma medida de precaução e prevenção em razão da mortandade de peixes nos últimos dias.

A proibição vale para toda e extensão do Piquiri. Com 660 quilômetros, o rio nasce na Serra de São João, entre Turvo e Guarapuava, e segue até desaguar no Rio Paraná, entre Terra Roxa e Altônia. Com o número elevado de peixes mortos em vários pontos do Rio Piquiri, a proibição da pesca é uma forma de proteger as espécies nativas, garantindo a recuperação e manutenção de estoques para evolução da espécie, além de evitar a contaminação de pessoas que praticam a pesca e consomem estes peixes.

Serão feitos estudos científicos nas águas e peixes da Bacia do Rio Piquiri, com a finalidade de avaliar sua qualidade ambiental e sanitária. Os trabalhos vão ocorrer por um período de seis meses e podem ser estendidos, dependendo dos resultados obtidos nas avaliações.

FISCALIZAÇÃO
Foi montada uma equipe que inclui as regionais do IAP de Campo Mourão, Umuarama, Cianorte e a Polícia Ambiental para desenvolver ações de fiscalização durante três dias, com o objetivo de identificar os pontos em que há mortandade e suas possíveis causas.

O número de peixes mortos é bem representativo – aproximadamente 50 mil toneladas – e as espécies encontradas se restringiam à piapara, piau e mandi, apesar de haver alguns relatos de outras menos significativas.

Embora não tenha sido possível identificar a causa exata da mortandade, há suspeitas de que o problema se iniciou nas imediações da confluência do Rio Cantu com o Piquiri.

Fiscais ainda trabalham na identificação de irregularidades nas mediações do rio que podem estar causando a mortandade.

PENALIDADES
O exercício da pesca em desacordo com o estabelecido nesta portaria sujeitará o infrator às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605) e no Decreto nº 6.514, de demais regulamentações pertinentes. Estão previstas multa de R$ 700 a R$ 100 mil e apreensão do material de pesca.

MEC pede a escolas para que cantem o hino nacional e filmem as crianças

O Ministério da Educação enviou a escolas do país uma carta em que pede para que alunos, professores e funcionários sejam colocados em fila para cantar o hino nacional em frente à bandeira do Brasil. O documento também pede que o momento seja filmado e enviado ao novo governo.

A mensagem é assinada pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, para quem a medida visa saudar “o Brasil dos novos tempos”. 

“Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”, afirma a mensagem.

A carta, enviada por e-mail para diretores de escolas públicas e particulares do país, gerou reação de educadores. No e-mail, Rodríguez pede que a mensagem seja lida antes da execução do hino –o que faria com que diretores citassem também o slogan de campanha de Bolsonaro.

O pedido foi revelado pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Em nota, o ministério informa que a carta traz um pedido de “cumprimento voluntário” para o primeiro dia do ano letivo, o qual “faz parte da política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais”.

“Para os diretores que desejarem atender voluntariamente o pedido do ministro, a mensagem também solicita que um representante da escola filme (com aparelho celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino”, informa a pasta em nota.

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) informou via Twitter que deve denunciar Vélez por crime de responsabilidade. “Isso é inadmissível”, disse.

Presos da cadeia de Ubiratã serram grades de celas e fogem pelo solário

Doze presos da cadeia de Ubiratã, no oeste do Paraná, fugiram na madrugada desta segunda-feira (25).

Segundo a polícia, os detentos serraram grades de celas e portas e fugira pelo solário.

Quase todos aguardavam julgamento.

Buscas estão sendo feitas pela região, mas até a última atualização desta reportagem nenhum dos fugitivos havia sido localizado ou capturado.

A cadeia de Ubiratã tem capacidade para abrigar 32 presos, e no momento da fuga estava com 51.

Promotoria de Justiça de Cantagalo abriu Inscrições para vaga de estágio

Inscrições para vaga de estágio de graduação em Promotoria de Justiça de Cantagalo estão abertas até 7 de março.

Estão abertas até o dia 7 de março as inscrições para vaga de estágio de graduação na Promotoria de Justiça da Comarca de Cantagalo, no Centro-Sul do estado. Podem candidatar-se os acadêmicos do curso de Direito matriculados a partir do 5º semestre ou 3ºano do curso.

As inscrições podem ser feitas no Gabinete da Promotoria de Justiça (Rua Santo Antônio, sem número), das 8h30 às 11h30 e das 13 às 18 horas, ou pelo endereço de e-mailjmdcarvalho@mppr.mp.br.

No momento da inscrição, o candidato deve anexar cópias do RG e do CPF, ficha de inscrição preenchida (anexa no edital), comprovante de matrícula atualizado e currículo.

O processo seletivo será composto de duas etapas. A primeira será uma prova com questões objetivas e subjetivas, a ser realizada no dia 8 de março, no Tribunal do Júri de Cantagalo (Rua Santo Antônio, sem número), às 9 horas. A segunda avaliação será uma entrevista no dia 11 de março, a partir das 10 horas.

O resultado final será divulgado a partir do dia 12 de março e poderá ser consultado no mural da Promotoria de Justiça ou no site do Ministério Público do Paraná, na área de estágios.

O candidato selecionado receberá bolsa de R$ 1.007,20, além de auxílio-transporte de R$ 170, para cumprir quatro horas diárias de estágio, de segunda a sexta-feira, no período da tarde.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3636-1216 ou noedital de seleção, no qual também consta o programa de conteúdos para a prova escrita.

Promotoria de Justiça da Comarca de Cantagalo
Rua Santo Antônio, s/nº, Edifício do Fórum, Centro
CEP – 85.160-000, Cantagalo/PR
Telefone (42) 3636-1216

Eletroposto da COPEL já está funcionando em Laranjeiras do Sul

A Copel e a Itaipu Binacional implantaram mais um dos eletropostos que compõem a primeira eletrovia do Paraná – rede de postos de recarga de carros elétricos que vai ligar o Litoral até Foz do Iguaçu, no extremo Oeste. A nova estação de recarga fica no km 452 da BR-277, no pátio do Posto Palmeiras, em Laranjeiras do Sul.

O primeiro inaugurado fica no polo da Copel localizado no Km 3 da BR-277, em Curitiba. O segundo, em Paranaguá, também na agência da Copel. O terceiro entrou em funcionamento no final de agosto de 2018, instalado em frente ao Centro de Recepção de Visitantes da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Os demais estão entrando em funcionamento em breve fechando com a BR-277 100% preparada para uma viagem de carro elétrico, cortando o Estado de ponta a ponta.

700 QUILÔMETROS – Na primeira eletrovia paranaense são mais de 700 quilômetros que poderão ser percorridos por veículos elétricos, uma vez que as unidades de recarga estarão todas posicionadas em pontos determinados conforme a autonomia dos automóveis deste tipo disponíveis no Brasil.

Cada eletroposto terá 50 kVA (kilovoltampere) de potência – o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo – e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos vendidos no Brasil.

As estações serão todas de carga rápida e gratuita: levará entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos carros elétricos. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga.

A Copel está investindo R$ 5,5 milhões no projeto e Itaipu, R$ 550 mil. Por enquanto, o abastecimento não terá custo.

Via Rádio Educadora

Guaraniaçu:Acusado de estuprar seis filhos é encontrado morto em cela de delegacia

O homem acusado de estuprar seis filhos foi encontrado morto em uma cela da delegacia de Guaraniaçu, nesta terça-feira.

Segundo a Polícia Civil, a causa da morte ainda será apurada, mas há indicativo de que ocorreu suicídio.

O Instituto Médico Legal foi mobilizado para recolhimento do corpo.

O caso
A notícia quanto aos “abusos sexuais” veio à tona após a morte um dos filhos em decorrência do suicídio por enforcamento, fato ocorrido no dia 29 de janeiro de 2019 na cidade de Diamante do Sul.

De acordo com os informes, o jovem dormia com o investigado há aproximadamente dois anos, ocasião em que era “abusado sexualmente” durante as noites. A Polícia Civil já trabalha com a hipótese de que o menino deu cabo à própria vida devido ao extremo abalo emocional por conviver com esta situação durante longo período.

Em todas as oitivas notou-se traços de tristeza, desânimo e traumatismo por parte dos jovens, na medida em que, na mesma família houve o suicídio e a questão dos “abusos sexuais” em curto lapso de tempo.

Segundo os relatos, o investigado sempre proferia ameaças após o ato sexual, recomendando que não contassem a ninguém sobre o ocorrido, sob pena de retirar os pertences das crianças e adolescentes e não prover mais o sustento da casa. Em sede de interrogatório policial, o investigado negou todas as acusações contidas no procedimento criminal.

Via CGN

Venham para o Conafri em Laranjeiras do Sul

Conafri

O Conafri conta com duas grande lojas em Laranjeiras do Sul, com amplas e modernas instalações para atender seus clientes e amigos.

Conafri Centro 

Rua Marechal Rondon

Em frente a Sanepar

Telefone 3635- 6029

Conafri Vila Industrial
Rua Alberto Minski,200

Em frente ao Posto Palmeiras

Telefone 3635-6468

Atendimento

Das 8:30 as 19:00 segunda a sábado

CONAFRI PREÇO BAIXO TODO DIA

A Orange Play Kids tem a maior variedade e o melhor preço para locação de brinquedos infláveis para sua festa ou evento!!!

Touro mecânico

Castelinho baby

Centopeia gigante

Chute a gol

Tobogã baby

Castelinho pula-pula

Quadra de futebol 

Selva mágica (3 em 1)

Tobogã tradicional

Mini-tourinho

Tobogã Jacaré

A Orange play kids dispõe de uma ampla e moderna linha de brinquedos infláveis para sua festa de aniversário ou evento em geral.

No mês de fevereiro e março de 2019 está com uma grande promoção para locações de brinquedos infláveis!!!

Confiram abaixo o preço das locações!!

Touro mecânico com arena inflável R$ 400,00

Tobogã (Tradicional e Jacaré) R$ 200,00

Castelinho Baby inflável  R$ 90,00

Castelinho Pula-pula inflável  R$ 120,00

Centopeia gigante inflável R$ 200,00

Quadra de futebol inflável  R$ 200,00

Selva Mágica inflável  R$ 200,00

Mini-tourinho inflável  R$ 120,00

Tobogã baby inflável  R$ 120,00

Chute a gol inflável  R$ 120,00

A Orange Play Kids ainda tem o melhor preço em locação de cama elástica e piscina de bolinha.

Cama elástica R$ 90,00
Piscina de bolinha R$ 90,00

Preços válidos para a cidade de Laranjeiras do Sul, interior de Laranjeiras do Sul e demais cidades favor consultar valores

PROMOÇÃO VÁLIDA ATÉ 31/3/2019

Confiram mais fotos e modelos de brinquedos infláveis no link a seguir https://www.facebook.com/pg/orangeplaykids/photos/?tab=album&album_id=1590807714487995

Faça sua reserva através dos Telefones 

42-3635-4615 Escritório

Cesar – 42-99102-8281 (WhatsApp)

Julio Cesar – 42-99157-4603 (WhatsApp)

Francieli – 42- 99126-7996 (WhatsApp)

Lucas Cesar – 42-99808-4331 (WhatsApp)

Depois de quase 25 anos do Plano Real, nota de R$ 100 só vale R$ 16,75

Depois de quase 25 anos do Plano Real, a nota de R$ 100, que em julho de 1994 pagava o valor de um salário mínimo e ainda sobrava troco, vale agora R$ 16,75. Em julho de 1994 o salário mínimo era de R$ 64,79. Hoje são necessárias dez notas para pagar o mínimo de R$ 998.

Segundo o cálculo feito com exclusividade para a coluna “O que é que eu faço, Sophia?” pelo matemático financeiro José Dutra Vieira Sobrinho, a inflação de 1º de julho de 1994 até 1º de fevereiro de 2019 foi de 496,88%.

Isso significa que para adquirir a mesma quantidade de mercadorias e serviços que R$ 100 compravam em 1994, o consumidor precisa desembolsar R$ 596,88, um valor quase seis vezes superior.

Uma perda de 83,25% do poder de compra da moeda. 

“Quem tivesse guardado R$ 1 milhão no colchão em 1994, que na época compraria um apartamento ultra luxuoso, com a desvalorização da moeda teria R$ 167.500, que não dá nem um apartamento popular”.

Já quem tivesse colocado o dinheiro na poupança sem mexer teria hoje mais de R$ 6 milhões.

“Isso por si só é muito educativo e mostra por que não se deve deixar dinheiro parado”, diz o professor.

Há o que comemorar?
Mesmo a perda do poder aquisitivo ao longo desses 25 anos, há muito o que comemorar, garante o professor.

“Se durante todos esses anos, o real perdeu 83,25% do poder de compra da moeda, no período de apenas um ano na época da hiperinflação o Brasil perdeu muito mais do que isso.

“Basta lembrar que, apenas um mês, de 1º de março de 1990 a 1º de abril de 1990, a inflação oficial foi de 84,32%. 

“É uma vitória que a moeda tenha mantido poder de compra mesmo depois de tantos anos.”

Confira quanto valem agora as notas de real

A nota de R$ 100 agora equivale a R$ 16,75

A nota de R$ 50, na prática, vale R$ 8,38

A nota de R$ 10 vale menos de dois reais: R$ 1,68

A nota de R$ 5 vale menos que a moedinha de um real, só R$ 0,84

E as outras notas e moedas?

A nota de R$ 20 só foi lançada em 2002: seu valor hoje, na prática, é R$ 3,35

A nota de R$ 2 também não existe desde o início do Plano Real, sendo lançada em 2001. Seu valor equivale a R$ 0,34

A moeda de R$ 1 compra o equivalente a R$ 0,17
A moeda de R$ 0,50 vale, na prática R$ 0,08
A moeda de R$ 0,25 = R$ 0,04
A moeda de R$ 0,10 = R$ 0,02
A moeda de R$ 0,05 = 0,01
A moeda de R$ 0,01 não vale mais nada

Fonte: José Dutra Vieira Sobrinho

Polícia Civil e Militar prendem homem que fugiu enquanto aguardava para audiência em Mangueirinha

Após denúncias anônimas e tendo conhecimento que Weliton Tiepo estava foragido, estando homiziado no município de Mangueirinha, a equipe da Polícia Militar deslocou até o local da denúncia juntamente com um equipe da Polícia Civil, sendo que ao visualizar a equipe policial o mesmo empreendeu fuga pelos fundos da residência onde se encontrava, sendo acompanhado a pé pela equipe, juntamente com apoio da Polícia Civil, sendo que fora abordado por outro Policial Militar que fazia cerco na área, dentro de um córrego, obtendo êxito na prisão do foragido.

Ex-chefe do Departamento de Transporte Escolar de Cantagalo é condenado por uso de veículo público para interesse particular

Ex-chefe do Departamento de Transporte Escolar de Cantagalo é condenado por uso de veículo público para interesse particular

O ex-chefe do Departamento de Transporte Escolar de Cantagalo, no Centro-Sul paranaense, foi condenado por ato de improbidade administrativa em ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça da Comarca. A ação deve-se ao uso de veículo do Município para atender interesses particulares.

De acordo com o apurado pelo Ministério Público do Paraná, o servidor transportou, em micro-ônibus de propriedade do Município, um grupo de 15 pessoas que foram ao show da dupla sertaneja “Munhoz e Mariano” na cidade vizinha de Saudade do Iguaçu em março de 2016.

A decisão, da qual ainda cabe recurso, condenou o ex-servidor ao ressarcimento integral do dano, no valor de R$ 350 (com correção monetária e juros), e ao pagamento de multa civil de no valor (também com correção e juros) equivalente a 20 vezes a última remuneração recebida por ele na época em que ocupava o cargo.

Fonte:Promotoria de Justiça da Comarca de Cantagalo

Ministro diz que errou ao pedir filmagem de crianças cantando hino sem permissão dos pais

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, reconheceu nesta terça-feira (26) que errou ao pedir que as escolasfilmassem as crianças cantando o Hino Nacional, sem a autorização dos pais.

O Ministério da Educação (MEC) enviou um e-mail para as escolas do país pedindo a leitura de uma carta do ministro e orientando que, logo após, os responsáveis pelas escolas executassem o Hino Nacional e filmassem as crianças durante o ato. Opedido foi alvo de críticas de educadores e juristas.

A carta é encerrada com as frases “Brasil acima de tudo” e “Deus acima de todos”, que foram o slogan da campanha do presidente Jair Bolsonaronas eleições.

“Eu percebi o erro, tirei essa frase, tirei a parte correspondente a filmar crianças sem a autorização dos pais. Evidentemente, se alguma coisa for publicada, será dentro da lei, com autorização dos pais”, afirmou.

Questionado quando retirou o trecho do slogan, respondeu: “Saiu hoje de circulação”.

O ministro deu a declaração na manhã desta terça no Senado após se reunir com o presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Em seguida, ele participou de uma audiência na Comissão de Educação para apresentar aos senadores as diretrizes e os programas prioritários da pasta.

Durante a audiência, Vélez foi questionado por senadores sobre o conteúdo da carta enviada às escolas e repetiu que se tratou de um erro.

“Cantar o Hino Nacional não é constrangimento, não, é amor à pátria”, disse. E acrescentou: “O slogan de campanha foi um erro, já tirei, reconheci, foi um engano, tirei imediatamente. E quanto à filmagem, só será divulgada com autorização da família”.

Diante dos questionamentos da senadora Eliziane Gama (PPS-MA) sobre o fato de que a autorização da família não constava do texto original da carta, Vélez respondeu que “constava como algo implícito dentro da lei”.

A senadora, então, contestou: “Estava na sua cabeça. Na carta, não”.

Nova carta
O MEC informou, por meio de nota, que enviará ainda nesta terça a escolas do país uma carta atualizada do ministro para que seja lida pelos responsáveis pelas instituições de ensino de forma voluntária no primeiro dia letivo deste ano.

A nova carta não contém trecho que foi utilizado durante a campanha de Jair Bolsonaro à Presidência. “A carta a ser lida foi devidamente revisada a pedido do ministro, após reconhecer o equívoco, tendo sido retirado o trecho também utilizado durante o período eleitoral”, informa a nota do MEC.

De acordo com o MEC, o e-mail a ser enviado com a nova carta pede que, após a leitura da mensagem do ministro, professores, alunos e demais funcionários da escola fiquem perfilados diante da bandeira do Brasil, se houver na unidade de ensino, e que seja executado o Hino Nacional.

Segundo o MEC, a escola que quiser atender voluntariamente o pedido do ministro, deve filmar trechos curtos da leitura da carta e da execução do Hino, mediante autorização da pessoa filmada ou de seus pais ou responsáveis.

Os vídeos devem ser enviados ao MEC que para uso institucional. De acordo com o MEC, a atividade faz parte da política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais.

A nova versão da carta tem a seguinte redação, segundo o MEC:

“Brasileiros! Vamos saudar o Brasil e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração.”

Aluguel de salão de festas com brinquedos por apenas R$ 300,00 é só na Orange Play Kids

AMPLA ÁREA DE LAZER E ENTRETENIMENTO

A Orange Play Kids dispõe de uma moderna estrutura para festas e eventos, são três ambientes:

– Salão de festas e eventos: Com 15 jogos de mesas e 60 cadeiras, duas mesas para decoração, tela mágica para painel de bexigas, compressor para encher bexigas e caixa de som de 15.000 Watts de potência para uso de pendrive ou cartão de memória.

– Cozinha e churrasqueira: Cozinha com churrasqueira, geladeira, fogão e pia e acessórios.

– Brinquedoteca: Com 4 jogos de mesas infantis com 4 cadeirinhas cada, quadro negro, livrinhos infantis, quebra-cabeças, uma cama elástica, uma piscina de bolinha e uma casinha de boneca.

– Som

Disponibilizamos caixa de som amplificada de 15 mil whats para uso com pendrive ou cartão de memória

E mais uma ampla área de lazer !!!

Venham conhecer nossas instalações na Rua Xv de Novembro, 2780 próximo ao Hospital São Lucas !!

Valor da locação

Sábados, domingos e feriados: R$ 300,00 (trezentos reais) , preço promocional válido para reservas e locações até 28/01/2019.

De Segunda a quinta-feira (exceto feriados): R$ 200,00 (Duzentos reais) preço promocional válido para reservas e locações até 28/02/2019.

Convênio

Temos convênio com o Sindicato dos Servidores e Funcionário Públicos Municipais de Laranjeiras do Sul, consulte o Sindicato.

Contatos

Escritório – 42-3635-4615

Cesar – 42-99102-8281 (WhatsApp)

Francieli – 42- 99126-7996 (WhatsApp)

Lucas Cesar – 42-99808-4331 (WhatsApp)

Julio Cesar – 42-99157-4603 (WhatsApp)

Facebook 

Clique no link a seguir e vá direto a nossa Orange Play Kids

Grupo no WhatsApp

Acesse nosso grupo no WhatsApp no link a seguir https://chat.whatsapp.com/5vB4SnPFddL0wGOWfrcCCM

Palavra do dia – Você quer desistir?

Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. Hebreus 10:38-39

Quem ai já teve vontade de desistir, de jogar tudo para o alto e fugir para um lugar tão, tão distante? Eu já tive vontade! Até já disse por diversas vezes que iria entregar os pontos. 

Todas as vezes que a vontade de parar vem sobre mim, eu me lembro de Jesus… Ele poderia ter desistido de nos salvar, mas foi até o fim… Muitas vezes por muito menos vemos pessoas desistindo… Todas as vezes que penso em parar, me lembro daquela musica da Ludmila Ferber… “Eu estou contando contigo, Deus esta contando com a gente, o céu inteiro se move para ver a gente vencer!”

Eu não sei com você, mas comigo é assim: Eu penso em desistir, mas não tenho coragem! Existe alguém que precisa da minha força!

Todos os dias lembre-se de Jesus!

As vezes será necessário ficar em silêncio por um tempo para poder refletir, mas desistir nunca!

Tenha um excelente dia!

Por: Michelle Coutinho
BLOG PALAVRA DO DIA COUTINHO

Loja e Provedor de Internet AGS CONNECT

Fotos:

AGS CONNECT: Provedor de internet e Loja de Informática em Floresta, no Sertão de Pernambuco.

Dispomos de vários planos de acesso a internet com preços super atrativos e infraestrutura totalmente em fibra óptica para melhor atender aos clientes com um serviço cada vez melhor. Nossa loja está de cara nova e com muito mais ofertas… 

Estamos situados a Rua Pereira Maciel, nº 79, no Centro de Floresta. Venha nos visitar e confira isso e muito mais…