Arquivo da categoria: SBT Lite

Resumos de As Aventuras de Poliana de 11 a 15 de março

Resumos de As Aventuras de Poliana – SBT – 21h
Confira os resumos de As Aventuras de Poliana desta semana semana:

Segunda, 11 de março
João, na casa de Pendleton, conta que seus amigos encontraram um estranho jogo de tabuleiro. Polianachega e o menino se esconde. Antônio tenta convencer Luísa a continuar a pintar e vender seus quadros. Pendleton diz a Poliana que ela não precisa se preocupar com João. Glória encontra Branca caída no chão com bastante dor. Com o Mural do Contente consertado por Sr. Pendleton, Poliana volta a reorganizá-lo, encontrando uma nova estratégia para que dê tudo certo dessa vez. Sara conta a Pendleton que viu um carro os seguindo. Glória leva Branca ao hospital, contra a vontade dela. Ruth, Helô e Marcelo conversam sobre o sumiço de João. Waldisney tenta se aproximar de Nadine na empresa, sem sucesso. Pendleton descobre que Roger mandou Ciro o seguir. Durval aceita o namoro de Raquel e Guilherme, com algumas regras. O clubinho MaGaBeLo segue desvendando os mistérios sobre o jogo de tabuleiro. Bento toca na padaria e ganha algumas gorjetas. Ruth tenta descobrir como o produto de limpeza foi parar no chão daquela maneira. Branca e Glória conversam sobre o passado. Mirela e Luca ensaiam para a aula de dança. Enquanto isso, Gabi e Vini também. João, de longe, vê Durval, Poliana e Marcelo juntos com Bento na padaria, e fica bravo. Jeff e Brenda também ensaiam. Na casa de Marcelo, Raquel e Guilherme tentam ensaiar a coreografia também, e acabam se beijando. Durval pede ajuda de Afonso e Luísa para ajudar na padaria, pois está com o quadro de funcionários desfalcado. Salvador e Débora vão lanchar na padaria e ele conta sobre a queda de Branca. Luísa atende a mesa dos dois.

Terça, 12 de março
Poliana e Nanci vão até à casa de Branca para ver como ela está. Roger conta a Luigi o que houve no emprego. Nanci mima Branca por conta do acidente. Roger vai à casa de Marcelo buscar Guilherme e o encontra com Raquel, obrigando o filho a voltar para casa. Em casa, Roger e Guilherme brigam. Ele ainda proíbe o namoro do filho. Os dois brigam feio e Verônica se desespera. Poliana vai à casa de Luigi e Yasmin encontra os dois para que eles façam a maquete da aula de ciências. Mirela descobre sobre o acidente de Branca e sai correndo da casa de Luca. Luigi conta para Poliana que João está morando no clubinho (sótão). João, junto com o clubinho MaGaBeLo, joga o jogo de tabuleiro misterioso. Poliana vai ao clubinho encontrar o amigo. Salvador leva Débora para ver uma apresentação de Sophie no grupo Abandonadas do Altar. Sara espia o clubinho para Pendleton. Marcelo vê Luísa trabalhando na padaria. Sara, invisível, levanta o tabuleiro do jogo e as crianças gritam, em pânico. Luísa fica nervosa e pede a Durval que ele atenda os clientes que estão do lado de fora da padaria. Pendleton descobre que o jogo de tabuleiro era dele, um presente de seu pai, e não quer que as crianças joguem. Sophie pede sigilo a Débora e fica furiosa com Salvador.

Quarta, 13 de março
O clubinho MaGaBeLo, intrigado, discute sobre o que aconteceu, e Luigi sugere gravar os eventos ?paranormais?. Sérgio conversa com Joana sobre não ter inspiração o suficiente para criar algo novo. Durval serve Marcelo e ele fica triste por Luísa evitá-lo. Raquel, chateada, desabafa com sua mãe sobre a dificuldade de seu namoro. Poliana conta a João que Marcelo terminou com Débora e o menino se anima para voltar para casa. Gael e Benício, com medo, abraçam Claudia, que não entende nada. Luísa briga com Afonso por conta da atitude que ele teve na padaria (sabotando o lanche de Iuri pensando ser o de Marcelo). Poliana volta a mexer no Mural do Contente, satisfeita. Sérgio, estressado, passa a noite em claro sem conseguir inventar nada e decide conversar com Pendleton sobre o assunto. Filipa, sem conseguir fazer o trabalho da aula de ciências, arma um plano para tentar se dar bem. Brenda conta a Sophie que está rolando um vídeo dela na internet no grupo Abandonadas no Altar. Sérgio procura Pendleton para conversar e diz que Roger o transferiu de setor por razões pessoais. Antônio vai visitar Branca e a leva flores. Glória elogia as telas de Luísa e oferece um espaço na galeria para uma exposição solo. Filipa troca as placas das maquetes do trabalho de ciências e Yasmin vê tudo.

Quinta, 14 de março
Filipa ameaça Yasmin. O clubinho tenta descobrir por que o tabuleiro levitou e cria terapias mirabolantes. Guilherme conta a Raquel que Roger proibiu o namoro dos dois. Ruth e Helô conversam sobre trazer Débora de volta às aulas de dança. Éric e Filipa criam um jogo de perguntas e respostas sobre ela mesma e apresentam na rádio. Débora visita Branca e, no mesmo momento, Ruth liga, pedindo para que ela retome as aulas. Yasmin confronta Filipa na rádio e os microfones estão ligados. Filipa confessa tudo e todos na escola escutam. A escola toda se volta contra Filipa. Sérgio sobe no sótão e descobre o clubinho secreto, ficando orgulhoso das crianças. Ele encontra o jogo de tabuleiro misterioso e fica curioso. Pendleton manda um recado a Roger por Ciro, que fica chocado. Helô confronta Filipa, que mostra que não se arrependeu de nada do que fez. Poliana tenta compreender por que Filipa agiu dessa maneira. Débora retorna à escola, já praticando ironias. Luísa tenta pintar um quadro que Glória encomendou. Branca vai à escola e exige ver as imagens das câmeras de segurança. Roger fica furioso com o recado passado por Ciro. Brenda beija Jeff. Ruth conversa com Marcelo sobre o risco de Joã perder sua bolsa de estudos. O menino retorna à escola, mas leva uma bronca de Ruth. Afonso tem uma crise de ciúme por conta de Luísa pintar quadros para expor na galeria de Glória. João volta a morar com Marcelo. Filipa fotografa Guilherme e Raquel se beijando. Sophie é chamada à diretoria para explicar sobre seu grupo secreto.

Sexta, 15 de março
Nadine apresenta o projeto de venda dos acessórios do jogo Motoney para Roger. O patrão oferece um happy hour para todos os funcionários e obriga todos a irem. Jeff, distraído, pensa em Brenda. Sophie conta a Débora que Ruth a fez escolher entre o grupo e a escola. Sérgio descobre na internet sobre o jogo ?Vetherna? e que ele é criação da antiga empresa da família “Pendleton”, chamada Starship. Ele decide fazer a versão em realidade virtual desse jogo. Filipa vai à casa de Yasmin e ameaça pedir para Roger demitir Claudia. Marcelo e Iuri conversam sobre relacionamentos. O happy hour dos funcionários da O11O acontece e, como de costume, Roger está de mau humor, maltratando Guilherme. João e Poliana procuram Pendleton para contar sobre os fatos estranhos que aconteceram com o Vetherna. Sophie conta a Iuri que decidiu sair da escola e manter o grupo. Afonso e Luísa acabam discutindo. Jeff pede à Mirela avisar Nanci que Waldisney não é uma boa pessoa. Gabi procura Vini na padaria. Luca faz o mesmo com Mirela. João e Poliana contam o que descobriram sobre o jogo. Sérgio espia as crianças jogando no clubinho. Bento toca na padaria e Sophie canta junto com ele. Roger humilha Raquel de propósito durante o happy hour. Durval chega e ele e Roger eles saem no braço. Marcelo tenta impedir a briga. A polícia chega.

Resumos da semana 11 a 15 de março

Os parabéns de hoje vai para Maria Clara. Feliz Aniversário

Parabéns, Maria Clara (Clarinha)! 

Parabéns por completar mais um ano de vida e por ser uma jovem tão especial. Ter você na como amiguinha é um privilégio, pois compartilhamos uma amizade verdadeira. Sentimos muita gratidão por ter você como amiga e muito orgulho da pessoa maravilhosa que você é. 

Tenha um feliz aniversário! E que a vida lhe sorria sempre. Te adoramos, amiguinha especial!

Feliz Aniversário!!!

Polícia prende PMs suspeitos pelos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes

Marielle e Anderson

Policiais da Divisão de Homicídios e promotores do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro prenderam os primeiros dois acusados do assassinato político que faria um ano sem solução esta semana. Na manhã desta terça-feira (12), o policial militar reformado Ronnie Lessa, 48 anos, e o ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz, de 46 anos, foram pegos, acusados de matar a vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes em 14 de março de 2018.

Segundo as investigações, Ronnie teria feito disparos contra a vereadora e Elcio teria dirigido o carro usado para levar o executor. Ronnie estaria no banco de trás do Cobalt. Durante todo o dia, haverá buscas em 34 endereços de outros suspeitos. Os crimes completam um ano nesta quinta-feira (14).

A investigação aponta que Ronnie fez pesquisas na internet sobre locais que a vereadora frequentava. Os investigadores sabem também que desde outubro de 2017 o policial pesquisava também a vida do então deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL). Lessa também teria feito pesquisas sobre o então interventor na segurança pública do Rio, general Braga Neto.

PM reformado Ronnie e ex-PM Élcio

A Operação Lume foi batizada em referência a uma praça no Centro do Rio, conhecida como Buraco do Lume, onde Marielle desenvolvia um projeto chamado Lume Feminista. No local, ela também costumava se reunir com outros defensores dos Direitos Humanos e integrantes do Psol. Além de significar qualquer tipo de luz ou claridade, a palavra lume compõe a expressão ‘trazer a lume’, que significa trazer ao conhecimento público, vir à luz.

O sargento Lessa foi preso em casa. Ele mora no mesmo condomínio onde o presidente Jair Bolsonaro tem uma casa, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

“É inconteste que Marielle Francisco da Silva foi sumariamente executada em razão da atuação política na defesa das causas que defendia”, diz a denúncia acrescentando que a barbárie praticada na noite de 14 de março do ano passado foi um golpe ao Estado Democrático de Direito.

Redação com informações do G1

UEPB em Guarabira promove o evento JACKSON DO PANDEIRO: 100 Anos do Rei do Ritmo

Nesta segunda-feira (11), no auditório da UEPB – Campus III em Guarabira, foi dia de celebrar Jackson do Pandeiro.

O evento, nos turnos da manhã, tarde e noite trouxe histórias, memórias e debates sobre a importância do alagoagrandense José Gomes Filho, no cenário nacional.

Logo na entrada, ilustrações de Jackson já dava o tom do evento e na mesa de debates, um grande painel mostrava a marca criada pelos artistas Walter Júnior e Anderson Chaves. A SECULT Alagoa Grande esteve presente, prestigiando mais uma homenagem ao nosso ilustre filho.

O artista alagoagrandense Isaías Vicente, fez uma belíssima participação, numa apresentação que misturou teatro, poesia, dança  e música. Muita música.

Vale ressaltar o pioneirismo deste evento, que é o primeiro feito por uma Instituição de Ensino Superior da Paraíba, homenageando o Centenário de Jackson do Pandeiro e que foi coordenado pelo NEABI – Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas da UEPB – Campus III em Guarabira.

Ascom

João Pessoa terá voo direto para Portugal pela TAP

A companhia portuguesa TAP está ampliando sua atuação no Brasil e as cidades de João Pessoa, capital da Paraíba, e Maceió, capital das Alagoas, ambas no Nordeste, são os dois novos destinos da empresa.

A abertura das novas rotas, que poderão ser anunciadas oficialmente no final do próximo mês de março, em Lisboa, durante a Bolsa de Turismo (BTL), foram reveladas por Mário Carvalho, diretor da TAP para a América do Sul, durante uma reunião de trabalho com a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, realizada nesta terça-feira, dia 26 de fevereiro, em Brasília. O encontro teve a participação do diretor de Marketing da TAP no Brasil, Francisco Guarisa.

Além disso, a companhia pretende levar para o Brasil o modelo de Stopover já aplicado em Portugal, com a intenção de que os turistas possam aproveitar mais destinos no Brasil, com apenas uma passagem, adianta uma nota do organismo responsável pela promoção do turismo brasileiro.

“O Brasil tem uma diversidade de segmentos, além do sol e praia, e tem essa vantagem perante outros lugares. É um potencial enorme, principalmente para gerar muitos empregos rapidamente”, declarou Mário Carvalho.

A presidente da Embratur reforçou o interesse de realizar ações em conjunto com a TAP, a fim de promover o Brasil no continente europeu, onde a companhia atua partindo de 54 destinos para o Brasil.

“A TAP já é uma das opções consolidadas dos turistas que partem da Europa com destino ao Brasil. Precisamos unir esforços para promover as maravilhas que temos no Brasil”, acrescentou Teté Bezerra.

A Embratur já tem reuniões marcadas com a companhia aérea e com as secretarias de turismo da Paraíba e da Bahia, para debater novas oportunidades de negócios para estes destinos, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontece a partir do dia 13 de março na capital portuguesa.

Entretanto, o ‘Newsavia’ sabe que estão adiantadas as negociações de convênios entre alguns governos estaduais brasileiros e a TAP Air Portugal, com vista à implementação de programas de Stopover em algumas cidades servidas com voos diretos da companhia aérea portuguesa.

O Governo do Distrito Federal, em Brasília, foi o último a integrar a lista da TAP, que será também revelada na BTL em Lisboa. Trata-se de um programa de benefícios para os passageiros que chegados da Europa se destinam a outras cidades brasileiras que não aquela onde o avião pousou. Ficarão alguns dias, sem custos adicionais no bilhete de viagem, prosseguindo depois para o seu destino final. Durante a estada gozam de diversas regalias e descontos.

Com características diferentes do brasileiro em viagens pelo exterior, o europeu não tem como principal objetivo as compras, mas sim a vivência de experiências e culturas. No dia 15 de março, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, irá a Portugal assinar o convênio com a empresa aérea durante a BTL.

“Brasília é um destino que possui todas as condições de promover uma experiência muito além das praias, pois aqui reunimos o turismo de aventura, ecológico, religioso, arquitetónico, entre muitos outros”, aposta a secretária estadual de Turismo, Vanessa Mendonça.

Fonte: tanaarea.com.br

Consulta ao lote residual do Imposto de Renda de março está disponível para 793 paraibanos

A consulta ao lote residual de restituição multiexercício do Imposto de Renda da Pessoa Física do mês de março de 2019 está disponível a partir desta segunda-feira (11). O lote contempla 793 contribuintes da Paraíba e restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2018. O total do crédito bancário é de R$ 2.069.183,18.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possivel acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências e então fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

G1

Veja shows previstos do São João 2019 de Campina Grande

O edital do pregão presencial que vai escolher a empresa promotora do São João de Campina Grande, edições 2019 e 2020, define uma grade prévia de programação do palco principal do Parque do Povo. Na edição deste ano, os shows devem acontecer de 7 de junho a 7 de julho. A vencedora da licitação será conhecida na quinta-feira (14).

As datas das apresentações, com os cantores, inclusive os religiosos, constam no termo de referência do edital. Entre eles, Jorge e Matheus, Simone e Simaria, Elba Ramalho, Fagner, Luan Santana, Flávio José, Xand Avião, Wesley Safadão, Santanna, Gustavo Lima, Gabriel Diniz, Zé Ramalho e Felipe Araújo. No entanto, a empresa vencedora ainda poderá fazer alterações na grade.

O pregão foi aberto no dia 27 de fevereiro, após a Prefeitura de Campina Grande optar por rescindir o contrato com a empresa Aliança Comunicação e Cultura, responsável pela produção das últimas duas edições do evento. A empresa foi alvo da Operação Fantoche, da Polícia Federal, e seus diretores foram presos.

Atrações previstas para o Palco Principal

·         Sexta-feira, 7 de junho: Flávio José, Xand Avião, Jairo Madruga, Capilé;

·         Sábado, 8 de junho: Alcimar Monteiro, assisão, Saia Rodada, Mastruz com Leite;

·         Terça-feira, 11 de junho: Magníficos, Sandra Belê, Capilé;

·         Quarta-feira, 12 de junho: Santanna, Inaldete Amorim, Waldonys;

·         Quinta-feira, 13 de junho: Bruno e Marrone. Ton oliveira, Vicente Nery;

·         Sexta-feira, 14 de junho: Gustavo Lima, Poeta Francinaldo, Forró das Antigas

·         Sábado, 15 de junho: Felipe araújo, Falamansa, Dales Lessa, Caninana do Forró;

·         Domingo, 16 de junho: Luan Santana, Gegê Bismarck, Walkyria Santos;

·         Terça-feira, 18 de junho: Evento Evangélico

·         Quarta-feira, 19 de junho: Bonde do Brasil, Gitana Pimentel, Cavaleiros do Forró

·         Quinta-feira, 20 de junho: Jona Esticado, Amazan, Sandra Belê, Gil Mendes;

·         Sexta-feira, 21 de junho: Gabriel Diniz, Wallas Arrais, Jorge de Altinho;

·         Sábado, 22 de junho: Zé Neto e Cristiano, Capilé, Eduarda Brasil, solteirões do Forró;

·         Domingo, 23 de junho: Elba Ramalho, Luan Estilizado, Eliane Rainha do Forró e Banda, Fulô de Mandacaru

·         Segunda-feira, 24 de junho: Márcia Fellipe, Stela Alves, Davynho Novaes, Karkará;

·         Terça-feira, 25 de junho: Mano Walter, Niedson Lua, Ramon Schanyder;

·         Quarta-feira, 26 de junho: Zé Ramalho, Rita de Cássia, Dorgival Dantas;

·         Quinta-feira, 27 de junho: Simone & Simaria, Nando Cordel, Forró da Resenha;

·         Sexta-feira, 28 de junho: Fagner, Forró D2, Limão com Mel, Amazan;

·         Sábado, 29 de junho: Marília Mendonça, Eduarda Brasil, Três do Nordeste, Pinto do Acordeon;

·         Domingo, 30 de junho: Jorge & Matheus, Levada Mix, Iohannes;

·         Terça-feira, 2 de julho: Padre Antônio Maria, Padre Reginaldo Manzotti, Padre Nilson, Anjos de Resgate;

·         Quarta-feira, 3 de julho: Sirano e Sirino, Henrique & Juliano, Capilé;

·         Quinta-feira, 4 de julho: Matheus e Kauan, Novinho da Paraíba, Alexandre Tan;

·         Sexta-feira, 5 de julho: Solange Almeida, Biliu de Campina, Os Gonzagas;

·         Sábado, 6 de julho: Ávine Vinny, Bob Léo, Felipe Lemos, Gitana Pimentel;

·         Domingo, 7 de julho: Wesley Safadão, Capilé, Eduarda Brasil e Biliu de Campina;

programação pode ser alterada

Por G1 PB

Ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda morre aos 74 anos

O ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, morreu nesta terça-feira (12), aos 74 anos, no Rio de Janeiro, por causa de complicações decorrentes de um câncer no cérebro.

Apaixonado pelo Vasco da Gama, Eurico entrou para a história do futebol como um dos dirigentes mais controvertidos do esporte.

Nos últimos anos, encarou também tumores na bexiga e no fígado e se tornou presidente do Conselho de Beneméritos do clube.

Presidente do Vasco

Tendo atuado desde 1969 em vários cargos na agremiação, entre eles o de diretor de futebol nos anos 80, Eurico foi presidente do Vasco em duas gestões, entre janeiro de 2002 e junho de 2008 e entre dezembro de 2014 e janeiro de 2018.

Portal Correio/R7

Bandidos assaltam Super Atacado Bom Todo de Guarabira e levam malote com dinheiro

No começo da tarde desta segunda-feira (11) mais uma vez a loja Super Atacado Bom Todo, localizada na Avenida Dom Pedro II, centro comercial de Guarabira, foi vítima da ação criminosa de bandidos.

De acordo com informações do repórter Zé Roberto, da Rádio Constelação FM, por volta do meio dia, uma dupla armada se aproximou numa motocicleta, um deles desceu com arma em punho e foi direto para a parte administrativa da loja, exigindo o malote com dinheiro. Sob ameaça, o funcionário entregou o malote contendo quantia em dinheiro não revelada.

Os bandidos não estavam usando capacete e agiram rapidamente, levando todo apurado do dia. Desta feita, eles preferiram não fazer o rapa no caixa, como que soubessem já da existência do malote com volume supostamente maior de dinheiro.

Os bandidos fugiram e até agora a polícia não conseguiu identificá-los, mesmo de posse de imagens do circuito interno de câmeras.

Na semana de carnaval, três mulheres subtraíram uma sacola cheia de produtos de dentro do freezer da mesma loja. As imagens flagraram a ação, mas elas ainda não foram localizadas. É a segunda ação em menos de 15 dias.

Manchete Pb

Blecaute continua na Venezuela; governo fecha escolas e dispensa trabalhadores

Pessoas usam celulares durante apagão em Caracas, na Venezuela,

 no dia 7 de março — Foto: Matias Delacroix/AFP

Problema que atingiu a principal usina hidrelétrica venezuelana na quinta-feira já deixa parte do país sem energia elétrica há mais de 15 horas.

O governo da Venezuela fechou escolas e dispensou trabalhadores nesta sexta-feira (8) após Caracas e outras grandes cidades acordarem sem eletricidade. O problema que atingiu a principal usina hidrelétrica do país na quinta-feira já deixa parte do país sem energia elétrica há mais de 15 horas.

O anúncio da suspensão “das aulas e das jornadas de trabalho” foi feito pela vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, em sua conta no Twitter.

De acordo com o jornal “El Nacional”, inicialmente apenas alguns estados relataram ter sido atingidos pelo problema. Porém, mais tarde, todo o país relatou interrupção no fornecimento de energia elétrica.

O Metrô e o sistema ferroviário não funcionam nesta sexta em Caracas.

Sabotagem

Na quinta-feira, a empresa estatal de energia Corpoelec afirmou que ocorreu uma sabotagem na usina hidrelétrica de Guri, situada no leste do país. O ministro da Energia Elétrica do governo de Nicolás Maduro, Luis Motta Domínguez, disse a uma emissora de TV local que o fornecimento de energia seria restabelecido em três horas, o que não aconteceu. O ministro não voltou a se manifestar.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que o problema é resultado da “guerra elétrica anunciada e dirigida pelo imperialismo americano” e pediu a união dos venezuelanos. “Nada e ninguém poderá vencer o povo de Bolívar e Chávez. Máxima unidade dos patriotas”, declarou no Twitter.

Venezuela em crise

Há muitos anos a Venezuela registra falhas no serviço elétrico. O governo costuma atribuir o problema a ações de sabotagem, mas analistas apontam deficiência na manutenção das instalações, má gestão e diminuição de investimentos.

O país está enfrenta uma profunda crise econômica dominada por hiperinflação, uma forte recessão e escassez de produtos básicos como alimentos e remédios.

Por G1

A origem operária do 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher

Mulheres trabalham na linha de produção da fábrica de armamentos

Brewery Road Works, em 1916, na Inglaterra — Foto: Reuters/Archive

 of Modern Conflict London

Data é celebrada oficialmente desde 1975, mas sua origem remonta do início do século 20, quando diversos protestos de mulheres ecoaram pelos Estados Unidos e Europa reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.

Para muitos, o 8 de Março é apenas um dia para dar flores e fazer homenagens às mulheres. Mas diferentemente de diversas outras datas comemorativas, esta não foi criada pelo comércio.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher era celebrado muito tempo antes, desde o início do século 20. E se hoje a data é lembrada como um pedido de igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo, no passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista.

Foram as mulheres das fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa que começaram uma campanha dentro do movimento socialista para reivindicar seus direitos – as condições de trabalho delas eram ainda piores do que as dos homens à época.

A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 na Companhia de Blusas Triangle, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (a maioria judeus).

No entanto, há registros anteriores a essa data que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.

As origens

Se fosse possível fazer uma linha do tempo dos primeiros “dias das mulheres” que surgiram no mundo, ela começaria possivelmente com a grande passeata das mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York.

Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade por melhores condições de trabalho – na época, as jornadas para elas poderiam chegar a 16h por dia, seis dias por semana e, não raro, incluíam também os domingos. Ali teria sido celebrado pela primeira vez o “Dia Nacional da Mulher”.

Enquanto isso, na Europa também crescia o movimento nas fábricas. Em agosto de 1910, a alemã Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas a criação de uma jornada de manifestações.

“Não era uma questão de data específica. Ela fez declarações na Internacional Socialista com uma proposta para que houvesse um momento do movimento sindical e socialista dedicado à questão das mulheres”, explicou à BBC Brasil a socióloga Eva Blay, uma das pioneiras nos estudos sobre os direitos das mulheres no país.

“A situação da mulher era muito diferente e pior do que a dos homens nas questões trabalhistas daquela época”, disse ela, que é coordenadora da USP Mulheres.

A proposta de Zetkin, segundo os registros que se têm hoje, propunha uma jornada anual de manifestações das mulheres pela igualdade de direitos, sem exatamente determinar uma data. O primeiro dia oficial da mulher seria celebrado, então, em 19 de março de 1911.

Em 1917, houve um marco ainda mais forte daquele que viria a ser o 8 de Março. Naquele dia, um grupo de operárias saiu às ruas para se manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, movimento que seria o pontapé inicial da Revolução Russa.

O protesto aconteceu em 23 de fevereiro pelo antigo calendário russo – 8 de março no calendário gregoriano, que os soviéticos adotariam em 1918 e é utilizado pela maioria dos países do mundo hoje.

Após a revolução bolchevique, a data foi oficializada entre os soviéticos como celebração da “mulher heroica e trabalhadora”.

Oficialização

O chamado “Dia Internacional da Mulher” só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de “Ano Internacional da Mulher” para lembrar suas conquistas políticas e sociais.

“Esse dia tem uma importância histórica porque levantou um problema que não foi resolvido até hoje. A desigualdade de gênero permanece até hoje. As condições de trabalho ainda são piores para as mulheres”, pontuou Eva Blay.

“Já faz mais de cem anos que isso foi levantado e é bom a gente continuar reclamando, porque os problemas persistem. Historicamente, isso é fundamental.”

No mundo inteiro, a data ainda é comemorada, mas ao longo do tempo ganhou um aspecto “comercial” em muitos lugares.

O dia 8 de março é considerado feriado nacional em vários países, como a própria Rússia, onde as vendas nas floriculturas se multiplicam nos dias que antecedem a data, já que homens costumam presentear as mulheres com flores na ocasião.

Na China, as mulheres chegam a ter metade do dia de folga no 8 de Março, conforme é recomentado pelo governo – mas nem todas as empresas seguem essa prática.

Já nos Estados Unidos, o mês de março é um mês histórico de marchas das mulheres.

No Brasil, a data também é “comemorada” com protestos em todas as principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra o aborto e a violência contra a mulher.

“Certamente o 8 de Março é um dia de luta, dia para lembrarmos que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, como os da violência contra a mulher, do feminicídio, do aborto, e da própria diferença salarial”, observou Blay.

Segundo ela, mesmo passadas décadas de protestos das mulheres e de celebração do 8 de Março, a evolução ainda foi muito pequena.

“Acho que o que evoluiu é que hoje a gente consegue falar sobre os problemas. Antes, se escondia isso. Tudo ficava entre quatro paredes. Antes, esses problemas eram mais aceitos, hoje não”, disse Blay.

Por BBC

Número de brasileiros impedidos de entrar na União Europeia sobe mais de 60%

Imagem de arquivo mostra controle passaporte em aeroporto

da União Europeia — Foto: Reprodução/Twitter/@Frontex

Agência europeia de controle das fronteiras informou que 4.984 brasileiros foram barrados em 2018.

O número de brasileiros impedidos de entrar nos países da União Europeia (UE) aumentou 61,1% em 2018 com relação ao ano anterior, de acordo com a Frontex, a agência europeia de controle das fronteiras do bloco.

A Frontex registrou que 4.984 brasileiros foram barrados em 2018 – 1.898 a mais do que em 2017. Com isso, o Brasil é o sétimo país com mais cidadãos impedidos de entrar no bloco europeu.

A Ucrânia lidera a lista com 57.593 barrados, seguida pela Rússia (25.953) e a Albânia (24.546). Belarus (7.953), Sérvia (7.662) e República Moldova (6.368) também tiveram mais cidadãos retidos pelos controles de imigração do que o Brasil. Em 2018, um total de 190.930 viajantes não conseguiram entrar na União Europeia.

A Frontex informa que os brasileiros foram majoritariamente barrados pela falta de visto válido ou permissão de residência e a falta de documentos que justifiquem a viagem ou as condições de permanência.

Os países-membros também reportaram uma redução de 23% no número de apreensão de imigrantes ilegais ainda em comparação com 2017. Ao analisar os países e as nacionalidades dos imigrantes irregulares, a Frontex concluiu que número de imigrantes vindos do Oriente Médio caiu. Porém, Grécia e Espanha, sem surpresa, resistem a essa tendência.

O mesmo acontece com Portugal, que recebe um fluxo de latino-americanos vindos de avião. Os brasileiros fazem parte do maior grupo irregular detectado, representando um número duas vezes maior do que o registrado em 2017.

Por G1

Vereador Alan Machado se reúne com prefeito para definir reabertura da Casa da Mulher

O vereador fez um alerta para os crescentes casos
 de feminicídio no Brasil. Foto Divulgação 

Unidade deverá ser reativada em abril com a parceria da OAB

O vereador de Rio das Ostras, Alan Machado, se reuniu nesta sexta-feira, dia 8, com o prefeito Marcelino Borba, de quem recebeu a confirmação de que a reativação da Casa da Mulher está prevista para abril. Uma ótima notícia na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. O parlamentar já tinha  se reunido com o prefeito na última semana para falar sobre esse assunto, após apresentar  uma indicação pedindo a reabertura da unidade, dada a sua grande importância no auxílio de mulheres vítimas de violência doméstica.

“O espaço estava desativado e, em 2017, o atendimento às vítimas era feito pelo CREAS, mas esse Centro de Referência de Atendimento à Mulher sempre teve um papel fundamental no acolhimento de mulheres que são vítimas de violência doméstica, com assistência social, psicológica e jurídica”, argumentou Alan Machado, destacando que o prefeito se mostrou muito solícito para fazer com que Casa da Mulher volte a ser uma realidade em Rio das Ostras.

O vereador fez um alerta para os crescentes casos de feminicídio no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o país registra hoje o quinto maior índice desse tipo de violência em todo o mundo, com 65% dos casos praticados por companheiros ou ex-companheiros. “De acordo com o Instituto de Segurança Pública, em 2017  foram  quase 400 casos de violência contra a mulher em Rio das Ostras, grande parte praticada dentro de casa. Não podemos, enquanto poder público, ficarmos de braços cruzados diante desses números sem nenhuma ação para reverter esse quadro”, pontuou o vereador.

APOIO OAB – O encontro com o prefeito também contou com a participação da presidente da 52˙ Subseção da OAB de Rio das Ostras,  Michele Mansur, que colocou a instituição à disposição da Casa da Mulher para oferecer atendimento jurídico no local.  “A Casa da Mulher não deveria ter fechado nunca. A violência contra a mulher é crescente, e por esse motivo a atenção especial voltada para esta pauta é tão importante. A atuação e dedicação do vereador Alan Machado na questão da violência contra a mulher é louvável”, destacou a presidente da OAB.

De acordo com Michele, a OAB precisa cumprir a função social a qual se destina. “E o nosso trabalho será nesse sentido. Enquanto representantes, temos como proposta fazer com que a atual gestão da 52ª Subseção da OAB seja participativa e atuante”, explicou.

No encontro também ficou acertada uma parceria entre a OAB e a administração municipal para que seja criado o projeto “Justiça Itinerante”. A instituição oferecerá atendimento jurídico gratuito nos bairros com o apoio da  Prefeitura. “Essa é mais uma ação que trará muitos benefícios para a população de Rio das Ostras”, finalizou Michele.

PRESENÇAS – A reunião teve ainda as presenças da secretária de Bem-Estar Social, Eliara Fialho, da procuradora- geral do Município, Lívia Bonifácio, do vereador Alberto Moreira Jorge, da presidente da Comissão de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Familiar da OAB, Esmeralda Paes da presidente da Comissão de Diversidades e Igualdade Racial da OAB, Mariângela de Castro , dos assistentes da OAB, os advogados Mônica Maciel e Luciano dos Santos, além do chefe de gabinete do vereador  Alan Machado, De Jorge. 

Jovem morre em Pinheiro na mesma situação que já foi denunciada em Grajaú

Na noite desta quinta-feira (07) um acidente de trânsito tirou a vida de Márcio Lacerda na MA/106 no perímetro urbano da cidade de Pinheiro. O acidente aconteceu na barragem da Justina no bairro Santa Luzia. Márcio seguia em direção ao centro da cidade de Pinheiro quando colidiu frontalmente com um animal que estava na pista.

A vítima pilotava uma moto biz, as equipes do SAMU de Pinheiro foram acionadas, mas Márcio não resistiu ao impacto e morreu no local. Um búfalo teria causado o acidente. Dezenas de pessoas já perderam a vida no mesmo trecho em colisão com animais.

Na cidade de Grajaú virou noticia nos meios de comunicação de rádios e neste blog, a situação de cavalos e jumentos pastando nos canteiros da Avenida Rio Grajaú perímetro urbano da cidade. Os animais costumam ficar no trecho entre SEAP (presídio) e ponte de cimento, mas precisamente nas imediações do bairro Bacuri. Os mesmos transitam pelas pistas colocando em risco vidas de condutores de veículos.

Há cerca de três anos um jovem morreu em Grajaú na ladeira do bairro Canoeiro, ao se chocar com um cavalo que transitava pela 226. No momento a recomendação é ter cuidado no trafego da pista, pois é um constante perigo no setor e por pouco ainda não se teve uma tragédia com estes animais na via pública.

Cachaça briga e morte no Povoado Remanso uma tragédia

O fato ocorreu no Povoado Remanso há cerca de 18 km de Grajaú por volta das 19h30min de sexta-feira (08) de março de 2019, de acordo com informações uma mulher de nome Ilka Santos da Silva Sá, estaria se divertindo com bebedeiras juntamente com o seu esposo de nome Marcelo dos Santos Ribeiro. Segundo informações da policia durante a bebedeira houve uma discussão entre os dois.

A mulher pegou uma faca e esfaqueou o marido na região do peitoral, o golpe foi apenas um, mas foi o suficiente para matar a vitima na hora. Ainda de acordo com detalhes, a mulher que também saiu um pouco machucada está foragida. Ela evadiu-se do local após ter se dado conta que matou o marido.

Esposa de Deputado é empossada no cargo de vereadora na Câmara Municipal de Almino Afonso/RN

Deputado estadual Bernardo Amorim e a vereadora Kalline Amorim

Ontem (08/03/2019), em sessão ordinária da Câmara Municipal de Almino Afonso/RN, a advogada e suplente de vereadora Kalline Amorim, que obteve 147 votos no último pleito municipal, foi empossada na vaga do vereador Zé Aderson, que pediu licença por quatro meses para tratar de assuntos particulares.

Chico, Nenen, Júnior, Bernardo, Kalline, Celinho e Metu

Além do esposo, o deputado estadual Dr. Bernardo Amorim, cinco vereadores do município e outras autoridades como a prefeita Ludmila e o vereador Carlos do município de Rafael Godeiro/RN prestigiaram  o ato. As ausências ficaram por conta dos vereadores Alexandre Evangelista, Jorginho e Dodó. O prefeito Waldênio Amorim e seu vice Alvanilson Carlos também não compareceram.

Vereadora Kalline Amorim

Em seu pronunciamento, Drª. Kalline disse que não será somente uma mulher naquela Casa, mas a voz da mulher na luta por melhores dias  para todos. Disse ainda, que vai manter uma posição de independência. 

“Neste Dia Internacional da Mulher é uma data oportuna para a posse de uma mulher guerreira, companheira, e responsável em tudo aquilo que se propõe a fazer, que tenho certeza que irá representar tão bem a figura feminina”. Palavras de Bernardo Amorim na posse de sua esposa como vereadora em Almino Afonso/RN. 

Fazendo uso da da palavra na Tribuna Popular, o ex-presidente daquela Casa Legislativa, Cleilson Carlos (PCdoB), em nome das ex-vereadoras Gelça, Socorro de Efrain, Laurita Maia, Daia, Graça, Ilná e da vereadora ora empossada,  parabenizou as demais pelo dia internacional que as homenageiam (o Legislativo alminoafonsense, até então, só teve essas guerreiras). Para encerrar, o ex-vereador fez uma ligeira explanação sobre a reforma da Previdência Social e pediu o empenho de todos os segmentos  no sentido de se mobilizarem contra a mesma, pois essa sendo aprovada os(as) trabalhadores(as) perderão essa proteção. “A reforma é pra beneficiar os ricos”, concluiu Cleilson Carlos.