Arquivo da categoria: SBT Lite

Volta as aulas exige que beneficiários(as) do Bolsa Família atualizem dados sobre mudança de escola

Educação é oportunidade para conquistar uma vida melhor. Por isso, o Ministério da Cidadania acompanha a frequência escolar das crianças e adolescentes que fazem parte do Programa Bolsa Família. Em caso de mudança de colégio, é necessário procurar o setor responsável pelo Cadastro Único no município, atualizar os dados e, principalmente, informar na nova escola que a família participa do programa.

Sem a informação de onde o aluno está matriculado, o governo federal não consegue fazer o acompanhamento escolar e a família pode ter o benefício BLOQUEADO.

Então pais ou responsável procure o cadastro único e atualize os dados da mudança escolar.

Mais de 120 mulheres já receberam medidas protetivas de janeiro a fevereiro deste ano através da Ronda Maria da Penha

O dia 08 de março reflete diante de vários cenários de violência contra conta a mulher em uma mobilização para conquista de direitos. Com força jurídica foi criado em 2015 na Bahia o Programa Ronda Maria da Penha através da Polícia Militar. 

Em Feira de Santana o Projeto da Ronda inaugurado em setembro de 2016 no Comando Leste, até novembro de 2018 registrou cerca de 937 atendimentos às mulheres. No mesmo período a fiscalização das medidas protetivas chegou a 2.359, mais 4.275 rondas realizadas, 6.645 abordagens e 30 encaminhamentos à delegacia.

De janeiro a fevereiro deste ano já foram realizadas 127 medidas protetivas em Feira de Santana, ano passado no mesmo período apenas oito. 

Para a tenente PM Edilene dos Anjos, comandante da Ronda, a mulher não está aceitando a violência doméstica algo que sempre existiu. “O aumento das medidas mostra que a mulher acredita na Rede de Proteção por isso estão denunciando mais,” afirmou. 

A Ronda Maria da Penha, criada em 2015 na capital baiana, já atende os municípios, de Feira, Juazeiro, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Itabuna, Jacobina, Lauro de Freitas e Barreiras.

A Lei nº 11.340/2006, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha, entrou em vigor em 2006, dando ao país salto significativo no combate à violência contra a mulher. Uma das formas de coibir a violência e proteger as vítimas asseguradas pela norma é a garantia das chamadas medidas protetivas.

Fonte: Ascom/CPRL, com imagem ilustração.

"Se consegui outras conseguirão", diz única condutora do SAMU

Única entre os cem candidatos que foram submetidos ao psicoteste para o cargo de motorista da Prefeitura de Feira de Santana, única mulher motorista do quadro do município e ainda única pessoa do sexo feminino entre os condutores do SAMU. Patrícia de Araújo Oliveira dos Santos diz sentir-se realizada ao volante da ambulância do serviço de assistência, onde está há nove meses.

Analisa que a dupla feminina dá um toque de suavidade ao atendimento, mesmo que o serviço feito por dupla mista também seja elogiado pela população devido a eficiência. Diz que estar na função é uma maneira de incentivar as mulheres na busca de alternativas de empregos antes considerados exclusivos para homens. “Se eu consegui, outras também podem fazer o mesmo”.

Para ela se tornou natural prestar este tipo de atendimento. Mas para muitas pessoa ainda não é comum ver uma mulher conduzindo a van vermelha e branca. “Sempre numa situação quando perguntam quem é o condutor a pessoa sempre se assusta quando me apresento”. Mas logo depois relaxam pelo profissionalismo e a segurança que a condutora passa a quem participa da cena.

Afirma que ao desenvolver suas atividades oferece conforto e esperança para as pessoas em um momento difícil nas suas vidas. “A gente sempre é bem recebida e com respeito, seja pelas pessoas que nos procuram ou para os hospitais para onde nos dirigimos”.

Antes do serviço público, foi motorista de ônibus urbano durante 12 anos. Deixou as ruas para guiar carros da Prefeitura. Três anos depois decidiu que iria para o SAMU. “Um irmão foi vítima de um latrocínio e vi o trabalho realizado pela equipe, na UPA da Mangabeira. Ali vi o que gostaria de fazer”. A informação sobre o rigor do trabalho, diz, aumentou ainda mais a sua decisão.

Em casa, diz, contou com apoio e o incentivo do marido, o vigilante Carlos Eduardo, que tomou um susto quando foi informado da sua decisão, da filha Maria Eduarda e da mãe, Fátima Martins. “Colegas me disseram que o serviço seria duro, mas não me intimidei”. Estava decidida a mais esta mudança na sua vida profissional. São dois plantões seguidos de 12 horas – um pela manhã e outro à noite, seguidos de 72 horas de descanso.

Secom

Previsão do tempo para Prudentópolis

Texto: INTERVALO DA NOTICIAS – Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Confira a previsão do tempo para Prudentópolis, conforme o Jornal do Tempo.

A previsão poderá mudar a qualquer momento. Confira aqui mais detalhes.

Continua depois da publicidade

– Sábado: Sol, alternando com chuva em forma de pancada rápida e isolada: 29mm (tarde): 18 ºC a 31 ºC

– Domingo: Sol, alternando com chuva em forma de pancada rápida e isolada: 4mm (tarde): 18 ºC a 30 ºC

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

A MAIOR SORVETERIA DA REGIÃO TAMBÉM TEM O MELHOR SORVETE – GEBON SORVETES

A MAIOR SORVETERIA DA REGIÃO TAMBÉM TEM O MELHOR SORVETE – GEBON SORVETES

A GEBON TEM A MAIOR LINHA DE SORVETES ZERO AÇÚCAR ZERO LACTOSE.

AÇAÍ NA BARCA, AÇAÍ NO PICOLÉ, AÇAÍ COM SORVETE VOCÊ É QUEM ESCOLHE A GEBON TEM OS MAIS VARIADOS PRODUTOS À BASE DE AÇAÍ QUE VOCÊ PODE IMAGINAR. 

SÃO MAIS DE 60 SABORES DE SORVETE NO BUFFET ALÉM DE CALDAS QUENTES E VÁRIOS OUTROS COMPLEMENTOS.

O GRANDE LANÇAMENTO DA SEMANA PASSADA – AÇAÍ COM IOGURTE GREGO – FOI UM SUCESSO, E VOLTA ESSA SEMANA NO CARDÁPIO DA GEBON SORVETES – BRASIL CONTAINERS

 

NÃO IMPORTA O TAMANHO DA SUA VONTADE DE SE DELICIAR COM SORVETE A GEBON TEM O MAIS VARIADO BUFFET POR QUILO DE SORVETES DA REGIÃO E SE PREFERIR PODE VOCÊ MESMO FAZER A SUA CASQUINHA E O SEU CASCÃO.

R. MARECHAL FLORIANO, 686

FONE: (42) 9 9982-2603 OU (42) 3446-1201

PRUDENTÓPOLIS – PARANÁ

Colisão entre moto e caminhão deixa dois mortos em Maracás

Uma colisão envolvendo uma moto e um caminhão deixou duas pessoas mortas na BR-330, no trecho entre os municípios de Jequié e Maracás na tarde desta sexta-feira (8). De acordo com informações obtidas pelo siteItiruçu Online, após a colisão frontal o piloto da moto Fan 125, placa PJJ-3772, teve parte do corpo dilacerado e a moto totalmente destruída. Já o motorista do caminhão morreu carbonizado entre as ferragens após o caminhão sair da pista, tombar e pegar fogo. O caminhão de placas JRK 6679, era de transporte de combustível, mas estava vazio. O piloto da moto, Marcus Oliveira dos Santos Oliveira, residia no povoado de Pé de Serra, em Maracás. Já o motorista do caminhão, Enio de Oliveira era morador de Poções.

Posto do Bradesco é assaltado em Ibirapitanga

Dois homens a bordo de uma moto assaltaram na manhã desta quinta-feira (07), o Bradesco expresso da cidade de Ibirapitanga. 

Segundo informações de populares, momentos depois da ação criminosa, o assaltante que estava na garupa da moto efetuou disparos para o alto com o intuído de intimidar os moradores. 

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Não foi informado o valor levado no assalto. Até o início da tarde dessa quinta-feira, ninguém tinha sido preso. (Ubaitaba Urgente)

Sebrae tem 500 vagas em capacitações para Itabuna e Ilhéus

Com o foco no desenvolvimento dos pequenos negócios, o Sebrae está com 500 vagas de capacitações abertas para palestras, clínicas tecnológicas, além de cursos e oficinas de atendimento ao cliente. 

Do total de vagas disponíveis, 440 delas são gratuitas e os interessados podem se inscrever pela Loja Virtual do Sebrae. A primeira atividade de março é voltada para o empreendedor que deseja abrir o próprio negócio. 

São orientações gratuitas sobre “Como planejar o seu negócio”, com informações atualizadas de mercado, todas as sextas-feiras do mês, nos dias 8 e 22, das 14h às 17hs, no Sebrae Itabuna, e dia 15, das 13 às 17h, no Sebrae Ilhéus.

Completa

Prefeitura reconhece dívida de 4,5 mi com empresa de lixo que pediu pra sair

A Caixa-Preta sempre empurrou o lixo para debaixo do tapete

A Prefeitura de Ilhéus decretou Estado de Emergência no serviço de limpeza pública do município, após a decisão unilateral da empresa responsável pelo serviço, de não renovar o contrato. 

A medida permite que o município contrate uma substituta, em caráter emergencial, para execução de serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares, comerciais e industriais, coleta e transporte de resíduos hospitalares, limpeza e desobstrução de redes de drenagem pluvial com equipamento de vácuo e alta pressão, lavagem e desinfecção de feiras livres e vias e limpeza de praias. 

Os detalhes contratuais deste tipo de serviço, de há muito, são considerados uma “caixa-preta” nos mais diversos governos municipais. Somente agora sabe-se que a Prefeitura de Ilhéus reconhece um débito de R$ 4.584.576,32, referente ao vínculo iniciado em 28 de janeiro de 2014. 

O acerto prevê o pagamento de 1,1 milhão, dividido em três parcelas neste mês março, sendo a primeira nesta sexta. O restante será diluído em 18 parcelas mensais. O Estado de Emergência, segundo publicação no Diário Oficial do Município, terá a duração de até 90 (noventa) dias ou até que se ultime o processo licitatório e a respectiva contratação.

Feira estimula adoção de cães e gatos em Ilhéus

Com o objetivo de garantir um lar para cães e gatos abandonados no município, o Instituto Planeta dos Bichos, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, realizará mais uma feira de adoção de animais, neste domingo (10), das 8 às 12 horas, na Praça principal do bairro Hernani Sá (Urbis). 

O objetivo é estimular a adoção responsável de cães e gatos sem raça definida, também conhecidos como vira-latas. Durante a feira, os interessados poderão encontrar animais castrados e vacinados, pronto para adoção. 

A presidente da ONG, Maria da Conceição (Ceiça), disse que a adoção é mais do que um ato de amor, é preciso muito cuidado e responsabilidade com os animais. Ceiça salienta sobre a importância da doação dos animais para a realização de novos resgates. “Lidamos com situações de maus-tratos, animais que são espancados, envenenados, atropelados, cachorros brigando e se matando, além das pessoas que deixam a cidade e abandonam seus animais em construções”, explica.

Índios interditam rodovia Una-Ilhéus

A rodovia BA-001 Una-Ilhéus foi interditada por índios da tribo Tupinambá, na manhã desta sexta-feira (8), em praia de Lençóis, no município de Una. 

Segundo informações de testemunhas, manifestantes reivindicam melhorias no transporte público. 

Ainda de acordo com motoristas que trafegam pela rodovia, a cada uma hora, os índios liberam a passagem para uma determinada quantidade de veículos. (Una News)

Pela primeira vez na história, DEM tende a não ter candidato a prefeito de Feira de Santana

Foto: Divulgação

Pela primeira vez na história, o DEM pode não ter candidato a prefeito de Feira de Santana, segundo maior colégio eleitoral da Bahia. Fundada no final da década de 1980 para que Sérgio Carneiro disputasse a prefeitura da cidade, a sigla, que era chamada de PFL até 2007, tende a apoiar a candidatura à reeleição de Colbert Martins (MDB) em 2020. Colbert assumiu o Executivo feirense após José Ronaldo (DEM) deixar a titularidade para ser postulante ao governo da Bahia. 

O democrata feirense acabou derrotado pelo governador Rui Costa (PT), que foi reeleito. O apoio de Zé Ronaldo à reeleição de Colbert é visto como natural, apesar da aproximação do ex-prefeito com o PSL, que anunciou nesta quinta-feira (7) que terá candidato na cidade (veja aqui). Em Feira de Santana, o DEM tem candidato desde 1988, quando Sérgio Carneiro competiu pelo posto, mas encerrou o pleito derrotado. 

Em 1992, ligado politicamente ao ex-governador Antônio Carlos Magalhães, José Falcão foi postulante da sigla na cidade. Ele romperia com ACM em 1996. O então PFL amargaria outra derrota em 1996, com Josué da Silva Mello. Somente em 2000, com José Ronaldo, a sigla teria sucesso na cidade e, com ele, emplacaria cinco vitórias consecutivas. Em quatro, o próprio Zé Ronaldo estava na cabeça da chapa. 

Em 2008, foi Tarcízio Pimenta, que se elegeu com o apoio do ex-prefeito. “Em Feira de Santana, nós temos um farol, com muita luz, que é José Ronaldo. O DEM pode não ter candidato. Não vamos impor um candidato, se tiver um aliado com chance de vitória. Então, depende da política local e quem vai comandar é José Ronaldo”, declarou o presidente do DEM na Bahia, José Carlos Aleluia, em entrevista ao Bahia Notícias.

Renda média dos homens é 26% maior do que salário das mulheres

Foto: Reprodução / medium.com/@blueprintforbetterbusiness

Não é novidade que a diferença salarial por questões de gênero é ainda vigente no mercado de trabalho e, dados do Estudo Especial sobre Diferenças no Rendimento do Trabalho de Mulheres e Homens nos Grupos Ocupacionais, comprovam isso. O levantamento mostra que a renda média de um trabalhador adulto do sexo masculino é 26% maior do que a de uma mulher na mesma faixa etária. 

O estudo foi feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o rendimento médio das mulheres ocupadas com idade entre 25 e 49 anos foi de R$ 2.050, o que equivale a 79,5% da remuneração recebida pelos homens, que é de R$ 2.579. Em algumas profissões, como Engenharia de Minas, homens recebem salário médio de R$ 11.922,40 contra uma remuneração média de R$ 5.000,00 das mulheres. 

Já em Engenharia Elétrica, enquanto homens recebem, em média, R$ 12.218,80, mulheres no mesmo cargo recebem R$ 4.000,00. Neste contexto, em 2018, a população ocupada na faixa etária de 25 a 49 anos totalizava 56,4 milhões de pessoas no Brasil. Desse total, 54,7% são homens e 45,3%, mulheres.

Guilherme Galvão é novo diretor-geral da Ceplac

O cacauicultor Guilherme Galvão, natural de Barro Preto, acaba de ser nomeado diretor-geral da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), em Brasília. 

Capitão da reserva do Exército e filiado ao PSL, ele foi candidato a deputado federal e levanta uma série de bandeiras em defesa dos produtores de cacau. 

Galvão é, inclusive, integrante do Sindicato Rural de Barro Preto; presidente da Associação dos Produtores de Cacau (APC) e diretor da Federação de Agricultura do Estado da Bahia. 

Embora pertença ao mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, ele deixa claro o quanto tem envolvimento com a causa dos produtores rurais e vê aí o principal crédito para exercer a nova função.

Caixa aumenta valor de imóveis financiados pelo Minha Casa Minha Vida

As famílias de baixa renda de cidades de até 50 mil habitantes terão acesso a mais financiamentos do Minha Casa Minha Vida (MCMV). O banco aumentou o valor de imóveis financiados para as faixas 2 e 3 do programa habitacional. Paralelamente, a instituição elevou o valor do subsídio para a faixa 2 em cidades de até 20 mil habitantes.

O teto de imóveis para as faixas 2 e 3 do MCMV foi ampliado. Para as cidades de 20 mil a 50 mil habitantes, o valor máximo do imóvel a ser financiado passou de R$ 110 mil para R$ 145 mil no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo; de R$ 105 mil para R$ 140 mil no Sul, no Espírito Santo e em Minas Gerais; de R$ 105 mil para R$ 135 mil em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e de R$ 100 mil para R$ 130 mil no Norte e no Nordeste.

Nas cidades com menos de 20 mil habitantes, o teto do financiamento passou de R$ 95 mil em todas as regiões para os mesmos valores (escalonados por regiões) dos municípios com até 50 mil moradores.

O banco também aumentou o valor do subsídio para financiamentos da faixa 2 em cidades de até 20 mil habitantes. O subsídio passou de R$ 10.545 para R$ 11,6 mil para os mutuários com renda familiar bruta de até R$ 1,8 mil.

Para as cidades de 20 mil a 50 mil habitantes, o valor do subsídio na faixa 2 não mudou, podendo chegar a R$ 29 mil, dependendo da região do imóvel. Os subsídios para a faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida também não sofreram alteração, com valor máximo de R$ 47,5 mil para famílias que ganhem até R$ 1,2 mil.

As novas regras foram publicadas nesta sexta-feira (8) em instrução normativa do Ministério do Desenvolvimento Regional. Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que as novas condições permitirão ao banco consumir todo o orçamento disponível para este ano no financiamento de moradias para a população de baixa renda.

“Com essas novas condições, a Caixa está com capacidade plena para atender a demanda por moradia no mercado imobiliário e aplicar todo o orçamento disponível para 2019, promovendo o aquecimento da economia, gerando empregos e rendas, além de contribuir para a redução do déficit habitacional do país”, destacou o banco no comunicado. (Via: Agência Brasil)