Arquivo da categoria: SBT Lite

Laranjeiras do Sul:Jovem comete suicídio no Bairro Cristo Rei

Por volta das 20h00 desta quarta-feira (13) a Policia Militar foi acionada para prestar atendimento em um local de morte no Bairro Cristo Rei em Laranjeiras do Sul.

A vitima foi identificado como Tiago tinha 24 anos de idade. A Polícia Civil está no local e o IML de Guarapuava está a caminho.

Aos amigos e familiares nossos sinceros sentimentos.

Delegado Bradock prende homem acusado de engravidar a própria filha

O Delegado Bradock prendeu nesta quarta-feira (13) um homem de 37 anos de idade por dois mandados de prisão expedido pela comarca de Bocaiuva do Sul acusado de abusar das duas filhas uma de 15 e outra de 16 anos, inclusive esta ultima por varias vezes, chegando até ficar gravida onde suspeita-se de que a criança de 1 mês seja filha e neta ao mesmo do tempo do acusado.

Guaraniaçu:Saúde realiza nesta semana suas Pré-Conferências

A população está sendo convocada para participar das Pré-Conferências na área de Saúde. O evento permite que “todos” os usuários do serviço ofertados pelo Poder Público, possam apresentar sugestões e propostas para aperfeiçoar e melhorar o atendimento no referido setor.

O evento é coordenado pela Secretaria de Saúde e o tema deste ano trata: “Democracia e Saúde” com eixo temático: Saúde “Direitos e Deveres dos Cidadãos”.

Na segunda-feira 11, os trabalhos foram realizados no Pavilhão da Igreja Católica do Bairro Cazella. Já na terça-feira 12, o encontro foi no Pavilhão da Igreja Católica do Bairro Vila Nova.

Hoje a Pré Conferência será realizada a partir das 13h30min no Pavilhão da Igreja Católica do Bairro Jardim Planalto.

Confira o Cronograma completo das Pré-Conferências para esta semana:

Dia 11/03 – às 13h30min – Pavilhão da Igreja Católica o Bairro Cazella; Dia 12/03 – às 13h30min – Pavilhão da Igreja Católica do Bairro Vila Nova; Dia 13/03 – às 13h30min – Pavilhão da Igreja Católica do Bairro Jardim Planalto; Dia 14/03 – às 13h30min – Centro de Convivência do Idoso João Badotti; Dia 15/03 – às 13h30min – Pavilhão da Igreja Católica do Bairro Jardim Real.

A participação da população é de suma importância. Participe!

Delegado Bradock prende estelionatário em Bocaiuva

Em cumprimento a 03 mandados de prisão expedido pela comarca de Bocaiuva, o Delegado Bradock e sua equipe prenderam um homem acusado pelo crime de estelionato.

Jackson José Arcie Barros é acusado de diversos crimes de estelionato nas cidades de Bocaiuva, Itaperuçu, Cerro Azul e Colombo entre outras. Seu sócio estava preso pelos mesmos motivos e atualmente está usando tornozeleira eletrônica. 

Foram recuperados 04 tratores, uma camionete Ranger e um gerador de força.

NRE de Laranjeiras do Sul recebe autorização para implantação do Colégio Militar

O Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, recebeu na data de ontem (13) da Secretaria de Estado da Educação (SEED), após análise de documentação enviada pelo NRE e entidades apoiadoras, a autorização de tramitação do processo para implantação do Colégio Militar em Laranjeiras do Sul.

As tratativas seguem de acordo com os padrões estabelecidos pelo Governo do Estado e SEED, sendo que para a Chefia do NRE este é mais um passo importante para a conquista do tão sonhado Colégio Militar.

Via Rádio Educadora

Encontro da Terceira Idade é promovida na comunidade de Porto Santana em Porto Barreiro

Encontro da Terceira Idade é promovida na comunidade de Porto Santana

Na tarde de ontem, quarta-feira, 13, foi a vez da comunidade de Porto Santana, em Porto Barreiro, receber o Encontro da Terceira Idade. O projeto, que já acontece na sede do município há algum tempo, agora dá mais um passo importante rumo ao benefício dos idosos do município.

Dentre as atividades realizadas, a palestra sobre envelhecimento saudável, com a Drª Orjana Gadotti, trouxe conhecimento e informação a população que se fez presente. Durante todo o ano, ações serão relizadas. De acordo com a Médica Geriatra, esse é o momento importante para que todos possam ter um envelhecimento com melhor qualidade de vida, podendo disfrutar de bons momentos em família e amigos. “O principal objetivo do programa é isso, repassar orientações que possam contribuir sobre tudo com os jovens, as boas práticas de alimentação, atividades físicas, repouso, entre tantas outras ações que garantem o envelhecimento saudável”, completou.

A secretária de saúde, Ednilce Rodacki, enfatizou a importância da participação de todos os munícipes nos encontros, pois, as informações repassadas devem ser multiplicadas ao máximo. “Seguindo o exemplo das demais campanhas, temos essa preocupação de trabalhar com programas de prevenção à saúde, e com o apoio do Governo Municipal estamos nos aproximando cada vez mais de nossas famílias para garantir que todos tenham melhor qualidade de vida sempre”, concluiu a secretária.

Deptº de Comunicação Prefeitura de Porto Barreiro

Laranjeiras do Sul:Em Curitiba, prefeito participa de audiência com o Secretário de Estado da Saúde

O prefeito de Laranjeiras do Sul Berto Silva e o secretário municipal de Saúde e Vice Prefeito Valdemir Scarpari estão nesta semana em Curitiba, onde cumprem extensa agenda de trabalho em órgãos do governo do Estado. Berto e Scarpari estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu), na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Assembleia Legislativa e no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Na Sesa, o prefeito se reuniu no final da tarde de terça-feira, 12, com o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ajustando detalhes decisivos sobre a reimplantação da UTI em Laranjeiras do Sul. “São ajustes derradeiros de um longo e duro trabalho visando a reimplantação dos dez leitos de UTI no Instituto São José. Acordamos com o secretário que ele estará em Laranjeiras do Sul no dia 21 de março conhecendo a estrutura que foi montada para a implantação da Unidade. Estamos muito perto de uma reconquista histórica para toda a região”, disse o prefeito Berto Silva. 

Ainda em Curitiba, Prefeito e Vice, se reuniram com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega. Laranjeiras do Sul recebeu sinal verde para apresentação de projetos para um novo pacote de obras para o município. Ortega anunciou também a liberação de 4 (quatro) novos parques infantis para Laranjeiras do Sul. 

No BRDE, a audiência foi com o futuro presidente, Wilson Blein Lipski. Na oportunidade foram abordadas várias formas de parceria que poderão ser feitas com a prefeitura, comércio, indústria e o setor produtivo. Assim que tomar posse, o presidente estará fazendo uma  visita a Laranjeiras do Sul. 

Já na Assembléia Legislativa, Berto se reuniu com o presidente Ademar Traiano. O parlamentar confirmou visita a Laranjeiras do Sul no dia 29 de março, quando se reunirá com lideranças do município. No mesmo dia, participará da reunião ordinária da Associação Cantuquiriguaçu em Porto Barreiro. 

Mega operação Policial prende ladrão de camionetes e tratores em Rio Bonito do Iguaçu

Mega-operação

Na manhã do dia 14/03/2019, a Polícia Civil de Laranjeiras do Sul, através do G.D.E. (Grupo de Diligências Especiais), com apoio da ROTAM da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar de Quedas do Iguaçu e da DIC (Divisão de Investigações Criminais) de Jaraguá do Sul-SC, cumpriu 04 mandados de busca e apreensão e 03 mandados de prisão decorrentes de investigações de roubos a propriedades rurais que foram praticados entre o fim do ano passado e começo deste ano da região do assentamento de Rio Bonito do Iguaçu, que pertence a comarca de Laranjeiras do Sul.

Os mandados judiciais foram deferidos após investigações da Polícia Civil de Laranjeiras e decorrem de quatro inquéritos policiais instaurados para apurar a prática de quatro crimes de roubo e de associação criminosa.

No dia de hoje, foi preso um indivíduo de 24 anos de idade no assentamento de Rio Bonito do Iguaçu, próximo ao Rio das Cobras, e um indivíduo de 22 anos de idade que se encontrava em Jaraguá do Sul-SC, embora ambos morassem no referido assentamento na data dos fatos. Ainda foi cumprido um mandado de prisão em desfavor de um indivíduo de 32 anos de idade, apontado como sendo o mentor dos assaltos, que já havia sido preso em flagrante no fim do mês passado no Sudoeste do Estado em razão da prática de crime de latrocínio.

Durante as buscas, foram apreendidos alguns objetos e parte deles já foram reconhecidos por uma das vítimas do roubo, encontrando-se os presos à disposição da Justiça.

Toda a operação teve o comando do GDE, com a supervisão do Delegado chefe da 2ª SDP Dr. Marcelo Luiz Trevizan.

13ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Palmital

Foi realizada nesta terça feira 12/03, a 13ª Conferência Municipal de Saúde em Palmital, com o tema democracia e saúde.

A Conferência é o Foro Municipal dos debates sobre saúde, aberto a todos os segmentos da sociedade e tem como finalidades: contribuir para a formação da saúde com propostas para sua melhoria municipal e escolher usuários e suplente para representar o município na Conferência Estadual de Saúde.

Rotam continua desativada em Laranjeiras do Sul, Governador Ratinho Jr diz que é por falta de efetivo, mas o mesmo governador não autorizou abertura de Concurso Público da PMPR

Sem Rotam e sem sem previsão oficial de retorno

Após três meses desativada a ROTAM – Ronda Ostensiva Tático Móvel da 2ª CIA de Laranjeiras do Sul ainda não tem previsão oficial para ser reimplantada em Laranjeiras do Sul.

Outras cidades já voltaram a ter ROTAM

neste mesmo período, outras cidades como Pitanga, Guarapuava e Prudentópolis que tiveram suas ROTAM desativadas já voltaram a ter ROTAM novamente, das cidades desativadas que pertencem ao 16º Batalhão, apenas Laranjeiras do sul nãio teve a ROTAM reativada.

ROTAM 2ª CIA – LARANJEIRAS DO SUL

A Rotam em 2018 atendeu a mais de 100 ocorrências, prendeu mais de 80 pessoas e ainda deu cumprimento 31 mandados de prisão e apreendeu mais de 50 quilos de diversas drogas em Laranjeiras do Sul e região

Falta efetivo e governo não abre concurso público

Segundo a justificativa do Governo do Estado do Paraná, a desativação da ROTAM seria devido a falta de efetivo, mas o Governo só fala em FALTA DE EFETIVO… e não fala em resolver o problema ABRINDO CONCURSO PÚBLICO.. por isso segue.. a cada dia a nossa Gloriosa Policia Militar com menos efetivo….e sem solução por parte do Governador Ratinho Jr..

Após massacre em Suzano, governo do Paraná promete reforçar segurança em escolas com PMs da reserva

O governo do Paraná promete que vai reforçar a segurança nas instituições da rede estadual de ensino, após o massacre em uma escola de Suzano, em São Paulo, em que dez pessoas morreram.

De acordo com a administração estadual, será colocado em prática o programa Escola Segura, que prevê uma série de medidas preventivas e protetivas de segurança que serão executadas nas escolas estaduais do Paraná.

Entre as ações, o programa prevê a contratação de policiais militares da reserva para que cuidem da segurança dos colégios.

Segundo a Secretaria de Educação (Seed), 120 PMs da reserva começarão a atuar em escolas de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, e em Londrina, no norte do Paraná, no primeiro semestre deste ano.

No plano de governo do governador Ratinho Junior, o programa Escola Segura prevê que mais de 2 mil policiais sejam chamados para o patrulhamento na rede de ensino.

De acordo com a Seed, os policiais do programa atuarão em conjunto com as ações do Batalhão da Patrulha Escola Comunitária (BPEC), que já atua nas escolas do estado.

O governo do Paraná afirmou que dará mais detalhes sobre o programa nesta sexta-feira (15).

Em derrota para Lava Jato, STF decide que Justiça Eleitoral pode julgar crime comum

Por 6 votos a 5, o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (14) que a Justiça Eleitoral tem competência para julgar crimes comuns -não eleitorais-, como corrupção e lavagem de dinheiro.

O resultado é uma derrota para a Lava Jato, cujos procuradores temiam o esvaziamento da operação, já que a maioria dos processos ligados à operação envolve a associação entre caixa dois e crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.

A decisão também contraria o pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para quem os tribunais eleitorais não são estruturados para investigar e processar crimes complexos como os que vêm sendo descobertos pela Lava Jato.

A questão veio à tona no ano passado, quando o STF restringiu o foro especial dos parlamentares e alguns processos da Lava Jato que estavam no tribunal tiveram que ser remetidos a instâncias inferiores.

Além disso, muitos políticos envolvidos na operação ficaram sem mandato após perderem a eleição de 2018, e as ações terão o mesmo destino.

Como a Folha de S.Paulo noticiou nesta quarta, os tribunais eleitorais têm deixado em segundo plano investigações da Lava Jato. As próprias defesas dos políticos suspeitos têm pleiteado que seus casos tramitem na Justiça Eleitoral.

Homem é preso por dano, embriaguez ao volante e ameaça em Laranjeiras do Sul

A equipe da Polícia Militar deslocou até a rua Sete de Setembro, sendo que o solicitante relatou que por volta das 22h30 um veículo gol trend de cor preta conduzido pelo Sr. J.A.M, 33 anos, investiu em alta velocidade contra o portão de sua residência danificando o mesmo e invadindo o interior de sua garagem; que o condutor do veículo é ex-esposo da Sra. J.B, 39 anos, a qual é moradora do prédio.

Com a chegada da PM o condutor já havia sido removido a casa hospitalar pela ambulância do Corpo de Bombeiros, em consulta no sistema operacional foi constatado débitos do veículo, foi acionado então o guincho para a remoção do carro. Foi relatado também pelo senhor D.B proprietário do imóvel que avistou o mesmo veículo a passar por 3 vezes com o som alto na frente do prédio, na sequencia ouviu o barulho do impacto. Este demostrou interesse em representar contra o autor do fato por dano ao patrimônio. 

Deslocado até o hospital onde se encontrava o senhor J.A.M acompanhado da senhora J.B, o qual relatou que sofre constantes ameaças do senhor J.A.M, mas como é bastante conhecida na cidade e por receio de que ele possa fazer depois tem medo de representar, a mesma foi devidamente orientada e repassada para conversar com familiares, sendo que esta compareceu na delegacia durante a confecção do boletim e repassou seu interesse representação.

Foi ainda apresentado ao autor dos fatos o etilômetro onde este aceitou e realizou o teste resultando em 0,60 MG/L. Sendo dado voz de prisão ao mesmo por dano, embriaguez ao volante e ameaça no enquadramento da lei maria da penha.

Cantagalo vai receber casas populares do governo do PR

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou nesta quinta (14) contratos para a construção de 872 novas moradias populares em 15 municípios paranaenses. Os projetos foram desenvolvidos em três programas: ‘Família Paranaense’, ‘Família e Trabalho’ e ‘Condomínios para 3ª idade’, todos coordenados pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em parceria com as prefeituras.

Entre os municípios beneficiados estão Bituruna, Cantagalo e Rebouças, que receberão construções do programa ‘Família Paranaense’, em que pessoas já cadastradas e que vivem em áreas impróprias ou pagam aluguel, receberão as chaves da casa própria de forma gratuita. O prefeito de Cantagalo, Jair Rocha, comemorou o recebimento de 119 casas.

“Um sonho para o município, um projeto de mudança do terreno, das moradias que já existem. São R$ 10,8 milhões de investimentos, 119 famílias beneficiadas. Elas viviam numa área irregular e agora, além da casa, terão os documentos do terreno que serão providenciados pelo município”.

Segundo o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, os objetivos passam pela requalificação urbana e atendimento social. “São moradias para pessoas extremamente pobres, necessitadas. É um compromisso do governador Ratinho Júnior, que pediu atenção especial às pessoas que vivem em condição de vulnerabilidade social”.

Nessa modalidade, os recursos atingem R$ 31,3 milhões para a construção e reforma de 462 residências, além de obras de infraestrutura e urbanização. Por esse programa também serão construídas casas nos municípios de Fernandes Pinheiro, Manoel Ribas, Marilândia do Sul, Nova Itacolomi, Sengés, Teixeira Soares e Wenceslau Braz.

As outras duas modalidades ‘Família e Trabalho’ e ‘Condomínios para 3ª idade’ atenderão a construções em Foz do Iguaçu, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Cambará e Piraquara. As obras começam ao longo das próximas semanas e devem ser entregues entre o fim deste ano e o começo de 2020.

O governador destacou que esse primeiro lote de liberações contempla famílias vulneráveis, pessoas muito humildes e a população idosa.

“Temos as famílias que não vão pagar nada. Já as pessoas que têm mais condições vão financiar os imóveis num preço bem acessível junto à Caixa Econômica e o Governo do Estado. E a terceira linha é para atender os idosos, que muitas vezes moram sozinhos, não têm mais família, ou pagam aluguéis caros”.