Arquivo da categoria: SBT Lite

Grande final do Russano da 1º Divisão/2018 será neste sábado (23), o duelo será entre Ypiranga e Boa vista

O duelo final que apontará o grande campeão do Campeonato Russano de Futebol Amador da temporada 2018 será disputado neste sábado, 23 de março, às 15h45min, no Estádio Olímpico César Cals de Oliveira, entre as equipes do Ypiranga e Boa Vista.

Pelo regulamento da competição, não haverá vantagem alguma para nenhuma das agremiações e caso a partida termine empatada a decisão será por meio das penalidades máximas.

Ambas as equipes vêm confiantes e embaladas para a grande final, haja visto, os ótimos resultados construídos nas semifinais. O Boa Vista massacrou o Ceará por 4 a 0, enquanto o Ypiranga goleou a Locadora +1 Fase por 3 a 0.

O torcedor russano e da região, especialmente das equipes finalistas, está convidado a prestigiar mais esse grande embate do futebol local.

Governo do Estado do Ceará entregará tratores nesta quinta (21) na zona rural de Russas

O Governo do Estado do Ceará, por meio do Projeto São José IV, entregará nesta quinta-feira, 21 de março, 02 tratores e implementos agrícolas, às comunidades de Capim Grosso e São Pedro. Os equipamentos serão entregues pelo Assessor Especial de Relações Institucionais Nelson Martins, representando o governador Camilo Santana, juntamente com o prefeito de Russas Weber Araújo. A solenidade acontecerá às 15h30min, na Praça Pública da comunidade de Capim Grosso. Convidamos a população russana, especialmente as famílias das localidades beneficiadas, para prestigiar o evento.

ASCOM/Russas

13.485 celulares serão bloqueados no Ceará a partir de domingo, 24

A partir de 24/03 tem início o bloqueio dos celulares sem certificação em quatro estados da região Norte (Amazonas, Roraima, Pará, Amapá); na região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia); e em dois estados da região Sudeste (Minas Gerais e São Paulo). A medida vale para aparelhos habilitados a partir de 07/01/2019. A ação faz parte do projeto Celular Legal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e se encontra em sua última etapa. Já foram bloqueados 244.217 celulares em todo o Brasil e foram enviadas 531.446 mensagens de aviso a celulares irregulares até o momento. No Ceará, são 13.485 aparelhos que serão bloqueados. O Estado é o 10º entre 26 estados mais o Distrito Federal que mais teve celulares participantes dessa ação da Anatel. O detalhe é que os números cearenses são exclusivamente de janeiro e fevereiro deste ano, sendo que o processo de análise dos aparelhos teve início em fevereiro do ano passado.

celular irregular é aquele que não tem o selo da Anatel que indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras, a qualidade dos serviços e a segurança do consumidor. O selo normalmente está localizado no corpo do aparelho, atrás da bateria, ou no manual. Um celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários. O bloqueio de celulares irregulares, além de proporcionar a segurança do usuário, acaba também reduzindo o número de roubos e furtos de aparelhos celulares, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho).

Mensagens de alerta sobre o bloqueio foram envidas a partir do dia 07/01. O usuário do serviço móvel que recebeu as mensagens deverá procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor. É possível consultar a situação do aparelho no site do projeto Celular Legal.

O bloqueio já foi iniciado na região Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul); em três estados da região Norte (Acre, Rondônia, Tocantins), em dois estados da região Sudeste (Espírito Santo e Rio de Janeiro) e na região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

DN

Mãe é presa suspeita de enterrar viva a filha recém-nascida no litoral do Ceará

Uma mulher foi presa na noite desta quarta-feira (20) suspeita de enterrar viva a própria filha recém-nascida em uma mata na cidade de Camocim, litoral do Ceará. Conforme a polícia, moradores da região ouviram o choro da bebê, foram à procura e localizaram a criança, já sem vida.

A polícia informou que os populares localizaram a bebê com diversos ferimentos pelo corpo. A suspeita dos policiais é que animais tenham atacado a criança após ela ser enterrada em uma cova rasa pela mãe.

A Polícia Civil e a Perícia Forense do Estado do Ceará foram acionadas e recolheram o corpo da recém-nascida do local. Uma perícia será realizada no Instituto Médico Legal para comprovar as causas das morte.

Após o ocorrido, equipes da Polícia Militar realizaram buscas pela região e localizaram a suspeita em uma mata, próximo ao local onde a criança foi deixada. Denúncias anônimas ajudaram a polícia a encontrar a mulher, que foi presa em flagrante.

Ela foi encaminhada para a Delegacia de Jericoacoara, onde foi atuada pelo crime. A polícia não divulgou a identificação da mulher presa.

g1ce

Mega-Sena, concurso 2.135: aposta única de Salvador acerta as seis dezenas e fatura R$ 32,7 milhões

Uma aposta de Salvador (BA) levou sozinha o prêmio de R$ 32.689.083,52 do concurso 2.135 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta (20) em Cravinhos (SP).

Veja as dezenas sorteadas: 09 – 23 – 28 – 40 – 48 – 59.

A quina teve 50 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 58.359,12. Outras 4.546 apostas acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 916,96.

O próximo concurso (2.136) será no sábado (23). O prêmio é estimado em R$ 3 milhões.

Para apostar na Mega-Sena

As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

G1

Ex-presidente Michel Temer é preso pela Lava Jato

O ex-presidente Michel Temer foi preso em São Paulo na manhã desta quinta-feira (21) pela força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro. Os agentes ainda tentam cumprir mandados contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia e mais seis pessoas, entre elas empresários.

Preso, Temer será levado para o Aeroporto de Guarulhos, onde vai embarcar em um voo e será levado ao Rio de Janeiro em um avião da Polícia Federal. O ex-presidente deve fazer exame de corpo de delito no IML em um local reservado e não deve ser levado à sede da PF de São Paulo, na Lapa.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro.

Desde quarta-feira (20), a PF tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, sem ter sucesso. Por isso, a operação prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira atrasou.

O G1 ligou para a defesa de Temer, mas até as 11h25 os advogados não haviam atendido a ligação.

O ex-presidente Michel Temer responde a dez inquéritos. Cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF), pois foram abertos à época em que o emedebista era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou o cargo. Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando Temer já não tinha mais foro privilegiado. Os inquéritos foram enviados à primeira instância.

Entre outras investigações, Temer é um dos alvos da Lava Jato do Rio. O caso, que está com o juiz Marcelo Bretas, trata das denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. O empresário disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer. A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3.

Michel Temer (MDB) foi o 37º presidente da República do Brasil. Ele assumiu o cargo em 31 de agosto de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff, e ficou até o final do mandato, encerrado em dezembro do ano passado.

Eleito vice-presidente na chapa de Dilma duas vezes consecutivas, Temer chegou a ser o coordenador político da presidente, mas os dois se distanciaram logo no começo do segundo mandato.

Formado em direito, Temer começou a carreira pública nos anos 1960, quando assumiu cargos no governo estadual de São Paulo. Ao final da ditadura, na década de 1980, foi deputado constituinte e, alguns anos depois, foi eleito deputado federal quatro vezes seguidas. Chegou a ser presidente do PMDB por 15 anos.

online1paraiba

Professores realizam atos contra reforma da Previdência nesta sexta em 52 cidades do CE

Nesta sexta-feira (22/03), os sindicatos de servidores e professores municipais, em parceria com outras representações dos movimentos social e sindical, atendem à chamado da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e organizam atos em Defesa da Previdência em pelo menos 52 cidades do Ceará.

Todas as regiões do estado contarão com mobilizações contra a Reforma da Previdência apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 06/2019). A agenda integra o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, avaliado como um esquenta para a greve geral que a classe trabalhadora vai fazer caso avance a discussão da medida no Congresso Nacional.

“A tal reforma dificulta o acesso à aposentadoria, reduz o valor dos benefícios, prejudica os trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil, em especial os mais pobres. Por isso estaremos nas ruas. Vamos mostrar para a classe política que não perdoaremos os parlamentares traidores do povo que forem a favor da destruição da seguridade social, objetivo do governo Bolsonaro”, destaca Enedina Soares, presidente da Fetamce.

O projeto do governo pretende aumentar a idade mínima de aposentadoria para 62 anos para mulheres e 65 anos, para homens, além de criar um sistema de capitalização privada para a população financiar a própria aposentadoria. A proposta inclui ainda um tempo mínimo de contribuição de 20 anos ao INSS.

Paralisações

Os atos serão marcados por paralisações dos trabalhadores nas cidades onde ocorrerão atividades, especialmente do serviço público municipal. É o caso de Jaguaribara, onde todas as escolas municipais e estaduais irão fechar na data, conforme os sindicalistas locais. Os trabalhadores desta localidade participarão ato regional do Vale do Jaguaribe, agendado em Morada Nova.

Confira a agenda completa:

MunicípioAtividadeHorárioLocal/Concentração1.       AcopiaraAto9hSede do Sindicato de Servidores2.       AiuabaAto7hCentro da Cidade3.       Alto SantoAto7hPraça em frente ao hospital  4.       Antônina do NorteAto12hCentro da Cidade5.       Aquiraz Ato7h30Rodoviária 6.       AracatiAto8hPraça dos Prazeres7.       Barreira Ato7hSede do Sindicato de Servidores8.       BaturitéAto8hPraça Santa Luzia9.       BeberibeAto8hSede do Sindicato de Servidores10.   CamocimAto8hPracinha do Amor11.   CanindéCaminhada até o IPMC7hPraça Tomás BarbosaPalestra sobre Previdência, com o DIEESE13hAuditório da Sede do Sindicato de Servidores12.   CaririaçuAto8hSede do Sindicato de Servidores13.   ChorozinhoAto8hPraça da EEF Padre Enemias14.   CratéusAto7hColuna da Hora15.   CruzAto8h30Centro da Cidade16.   Fortaleza Ato8hPraça da Imprensa (bairro Dionizio Torres) 17.   Fortim Ato8hPraça São Pedro 18.   GuaiúbaPlenária15h30Polo ABC de Água Verde19.   HidrolandiaCaminhada16hPraça da Juventude20.   HorizonteAto7hEstádio Domingão21.   IguatuParalisação8hPraça da Caixa Econômica Federal22.   Ipu Ato8hPraça de Iracema 23.   ItaiçabaAto7hEEF Dulcineia Gomes Dinis24.   ItapipocaAto8hPraça dos Motoristas25.   JaguaribeAto16Praça do Fórum26.   JaguaruanaAto9hPraça da Prefeitura27.   Juazeiro do Norte – Regional do CaririAto16hPraça do Giradouro28.   Madalena Ato8hPraça da Igrejinha de São Pedro29.   Maracanaú Ato16hPraça da Estação30.   MartinópoleAto16hGalpão dos Feirantes31.   MassapêAto7hPraça São Francisco32.   Mombaça Ato8hPraça da Matriz33.   Monsenhor TabosaAto8hSede do Sindicato dos Servidores34.   Morada Nova – Regional do Vale do JaguaribeAto7hPraça da Matriz em Morada Nova35.   ParacuruAto8hSede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais36.   ParaipabaAto15h30Praça do Hospital37.   PentecosteAto9hPraça do CSU38.   PereiroAto7hPraça da Matriz39.   PorangaCaminhada8hSede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais40.   QuixadáAto8hPraça da Catedral41.   QuixeramobimAto8hMemorial Antonio Conselheiro42.   RussasAto7hPraça Monsenhor João Luiz43.   SaboeiroAto7hCentro da Cidade44.   SobralAto7h30Praça de Cuba45.   SolonopoleAto9h30Ginásio Poliesportivo46.   TamborilAto7h30Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais47.   TarrafasParalisação7h30Praça do Rádio48.   TianguáAto8hPraça dos Eucaliptos49.   UbajaraAto8hSede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais50.   UmirimTribuna livre16hPraça do Aviador51.   Varjota Ato16hAvenida  Presidente  Castello  Branco52.   Viçosa do CearáAto7hPraça São Francisco

 com Sindicato Apeoc

Bolsonaro diz que a Justiça nasceu para todos, ao comentar prisão de Temer

Ao desembarcar hoje (21) em Santiago, no Chile, para participar da Cúpula Presidencial de Integração Sul-americana, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “cada um deve responder por seus atos” e que a “Justiça nasceu para todos” referindo-se à prisão do ex-presidente Michel Temer ocorrida em um desdobramento da Operação Lava Jato.

“A Justiça nasceu para todos e cada um responda pelos seus atos. O que levou a essa situação, pelo que parece, são os acordos políticos dizendo-se em nome da governabilidade. A governabilidade você não faz com esse tipo de acordo, no meu entender. Você faz indicando pessoas sérias e competentes para integrar o seu governo, é assim que eu fiz no meu governo, sem o acordo político, respeitando a Câmara e o Senado brasileiro”, afirmou Bolsonaro.

Temer é suspeito de ter recebido propina por meio de um contrato de empreiteiras com a Eletronuclear, estatal responsável pela construção da usina nuclear de Angra 3. Na opinião de Bolsonaro, acordos políticos em nome da governabilidade levaram à essa situação. Bolsonaro permanece no Chile até sábado (23).

Agenda

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fala à imprensa após chegar ao Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago, Chile.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, concede entrevista coletiva ao desembarcar em Santiago, Chile. – Reuters/Esteban Garay/Direitos reservados.

Bolsonaro chegou à capital chilena por volta das 16h e tem uma extensa agenda até sábado. Amanhã (22) haverá um encontro com os presidentes de Argentina, Peru, Colômbia, Paraguai, Equador e Chile, que ocorrerá amanhã. No dia 23, ele se reúne em um encontro bilateral com o líder anfitrião, Sebastian Piñera.

O destaque do encontro será o lançamento do Prosul, nova comunidade de países latino-americanos que deverá substituir a União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O Prosul será formado por 12 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.

“É uma satisfação visitar o Chile, tenho profundo respeito pelo povo chileno, pelo presidente Piñera. Trataremos de assuntos de interesse dos nossos países, esse é o grande objetivo da nossa viagem, além de, com toda certeza, selarmos aqui o fim da Unasul. A América Latina toda deve se unir em cima do termo democracia, liberdade e prosperidade”, afirmou Bolsonaro.

AGÊNCIA BRASIL

13 vagas de emprego nesta sexta (22) no SINE de Limoeiro do Norte

O SINE/IDT de Limoeiro do Norte está ofertando 13 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Rua José Satino – 120, Centro.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT ou através do fone: (88) 3423-6960.

Prefeitura de Russas decreta Feriado Municipal o expediente desta segunda, 25 de março

O Prefeito Municipal de Russas, Raimundo Weber de Araújo, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município, considerando o Feriado Estadual do dia 25 de março, dia em que é comemorada a data magna no Estado do Ceará, determinou através do decreto nº 016/2019 Feriado Municipal o expediente desta segunda-feira (25), para todos os servidores/empregados dos Órgãos e Entidades da Administração Pública Municipal Direta e Indireta.

Vale destacar que os serviços essenciais, tais como: limpeza pública, atendimento médico de urgência, Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e Guarda Civil Municipal, estarão funcionando normalmente sem prejuízo algum para a população.

Aproveitando o ensejo, o prefeito Weber Araújo e a primeira dama Mazé Torquato desejam um bom feriado, de muita paz e descanso a todas as famílias russanas.

ASCOM/Russas

Concurso da Sefaz-CE deve sair ainda este ano; “pelo menos 200 vagas”, sugere Sintaf

Governo do Estado está analisando o quadro de funcionário da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e poderá lançar um edital para auditores fiscais e outros cargos até o fim desse ano. A perspectiva foi confirmada pela Sefaz e pelo Sindicato dos Fazendários do Ceará(Sintaf).

De acordo com o diretor de organização do Sindicato, Lúcio Maia, o governador Camilo Santana afirmou que irá analisar as condições relativas ao processo para determinar quantas vagas serão abertas no edital. Representantes do Sintaf e da Sefaz estiveram reunidos, alguns dias atrás, com o chefe do executivo estadual para tratar do assunto.

Lúcio Maia ponderou que a Secretaria da Fazenda não teve reposição de pessoal por contratação em concurso desde 2007, ano do último certame. Além disso, o diretor afirma que 2019 pode terminar com um déficit muito grande de auditores, caso todos os funcionários que já podem se aposentar, peçam o benefício.

Ao todo, 200 auditores, auditores adjuntos e outro tipos de funcionários já atingiram os pré-requisitos para se aposentar este ano. Pensando nisso, Maia projeta que o ideal seria o próximo concurso oferecer “pelo menos 200 vagas”.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, confirmou a perspectiva de que o governador Camilo está analisando a elaboração de um novo concurso, mas não deu mais detalhes sobre outros pontos tratados durante a reunião.

Diário do Nordeste

Camilo sanciona lei que transforma Programa Mais Infância Ceará em política de estado

O governador Camilo Santana sancionou a lei do Programa Mais Infância Ceará, em solenidade no Palácio da Abolição. A iniciativa faz parte do programa idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que a partir de hoje ganha novo patamar de atuação com garantias de continuidade, já que a regulamentação resguarda as conquistas já realizadas.

“Hoje nós estamos sancionando, transformando uma política de governo em uma política de estado, que independente de quem sejam os futuros governos que assumam no Ceará, que garanta que o programa vai ter continuidade, que vai olhar, vai ampliar, vai aperfeiçoar o programa aqui no Ceará. É uma alegria muito grande hoje. Um dia especial, porque olhar para as nossas crianças é olhar pro futuro do nosso estado”, ressaltou Camilo Santana.

Onélia Santana ressalta que é necessário ter um olhar especial para as crianças que vivem em famílias em situação de extrema vulnerabilidade. “Foi feito um estudo e eles estão recebendo o Cartão Mais Infância, estão recebendo a visita domiciliar ou pelo Primeira Infância no Suas, do Governo Federal, ou pelo Padin, um programa do Governo do Estado. O programa cuida da gestante, deste intervalo de 0 a 3 anos que ainda não estão no CEI, os de 4 e 5 anos, que são encaminhados pro Centro de Educação Infantil, aí vem o Paic até a universidade. Esse espaço da gestação até as crianças que estão em CEI a gente precisava fortemente entrar com uma política pública. Esses resultados nós teremos no futuro bem próximo”, elenca a cadeia de serviços.

Um dos parceiros do Programa Mais Infância Ceará é a Universidade Federal do Ceará que ajudou a construir a iniciativa e foi parceira em ações como a implantação dos Núcleos de Estimulação Precoce em 19 policlínicas do Ceará para o atendimento de crianças com atraso no desenvolvimento. A pró-reitora de extensão da UFC, Márcia Machado, considera o momento da sanção histórico. “Nós muitas vezes queremos que tudo aconteça muito rapidamente, mas os resultados do que está sendo feito hoje no estado do Ceará daqui a 15, 20 anos certamente nós vamos ver as diferenças, porque é um olhar concentrado naquilo que é mais importante que é a primeira infância”.

Atendimento continuado

A filha de Jaqueline Santos Martins, de Caucaia, Ketlyn Vitória, de 3 anos, é atendida pelo Núcleo de Estimulação, ação em parceria do Governo do Ceará, através da Secretaria da Saúde, com a UFC. “Eu estou lá desde o início mesmo. Ela tinha apenas 4 meses. Foi bem no comecinho mesmo desde a época que foi inaugurado. É bom, porque as profissionais já conhecem desde pequena. Tem toda aquela interação. Para mim são grandes avanços: postural, segurar a cabeça, aceitar novas posições, a mãozinha mais aberta, o equilíbrio, a alimentação, a boa aceitação, a questão do interagir. Ela interagia muito pouco, era uma criança muito fechada. Hoje ela quer cantar, ela sorrir, é muito simpática. Tudo isso é ganho”.

O Programa

Criado em agosto de 2015, a iniciativa defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. O programa, que abrange os 184 municípios cearenses, busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender.

O Tempo de Nascer contempla a reestruturação alinhada de cuidado materno-infantil a partir da atenção à gestação de alto risco, visando a redução da morbimortalidade materna e perinatal. O Tempo de Crescer contempla a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de serviços e formações de profissionais. Já o Tempo de Brincar foca nos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças. Por fim, o Tempo de Aprender compreende-se a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches com a construção e a qualificação dos Centros de Educação Infantil – CEIs.

COM GOVERNO DO ESTADO

Chuva de 103 mm deixa Vila da Jericoacoara isolada

Uma forte chuva entre 7 h de ontem as 7h, desta sexta-feira, segundo registros da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) deixou a Vila de Jericoacoara isolada. Carros ficaram encobertos, e as pessoas não conseguiam atravessar as ruas a pé as vias.

Muitas pessoas que precisavam atravessar o parque Nacional de Jeri tiveram que permanecer onde estavam até a água baixar. A passagem que liga a Praia do Preá à Vila, também ficou impedida.

A Prefeitura de Jijoca colocou sacos de areia nas ruas para evitar a erosão. Já dentro do Parque Nacional, por ser uma unidade de conservação federal, o município não pode intervir.

Devido situação da Vila, a Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, cancelou a coleta de lixo desta sexta-feira. Em nota o executivo explica que a passagem do Riacho Doce não dá condição de acesso para os compactadores. A coleta deve ser retomada neste sábado.

Com informações da Funceme e Prefeitura de Jijoca

Gestores se reúnem e definem Raízes do Brejo 2019

Reunidos em Serra da Raiz na tarde desta quinta-feira, 21 de março, os Prefeitos e Prefeitas dos nove Municípios que compõem a Rota Cultural Raízes do Brejo, definiram as datas para a edição do evento deste ano, que vai de 20 de setembro a 01 de dezembro.

Como vem acontecendo nas edições anteriores, o Raízes do Brejo começa pelo Município de Belém e termina em Pilõezinhos. Para os Gestores e Gestoras dos Municípios envolvidos o evento já está consolidado e permite que a população de cada Município se aproprie de sua história e cultura, e permite que visitantes e turistas conheçam as particularidades de cada município.

O Raízes do Brejo é organizado e idealizado pelo Fórum de Turismo do Brejo Paraibano e realizado pelos Municípios, o lançamento da programação 2019 acontecerá dia 15 de Julho.

Programação

Belém – De 20 a 22 de setembro.
Alagoinha – 27 a 29 de setembro
Duas Estradas – De 11 a 13 de outubro
Lagoa de Dentro – De 18 a 20 de outubro
Serra da Raiz – 25 a 27 de outubro
Borborema -08 a 10 de novembro
Dona Inês – 15 a 17 de novembro
Pirpirituba – 22 a 24 de novembro
Pilõezinhos – 29 a 01 de dezembro

CAMPEONATO PARAIBANO: Goleiro se ajoelha para dar entrevista a repórter deficiente na Paraíba

Uma cena ocorrida no fim da partida entre Botafogo-PB e Campinense, pelo Campeonato Paraibano, comoveu as redes sociais devido a sensibilidade do goleiro Coradin, do Campinense, e o exemplo de força de vontade e amor a profissão do repórter da Rede Primeiro Minuto, Rogério Roque.

Em mais uma entrevista de fim de jogo, o goleiro se ajoelhou para ouvir a pergunta de Roque, que é deficiente físico e precisa de ajuda de muletas para se locomover. O fotógrafo Alênio Júnior registrou o momento.

“A atitude do goleiro do Campinense, o Coradin, me surpreendeu pelo fato de facilitar a entrevista. Até porque ele é um goleiro alto, e ele teve essa gentileza de se ajoelhar para poder facilitar a minha entrevista. Agradeço demais a ele por isso, por facilitar o meu trabalho. Eu enfrento esse problema, por questão do meu biotipo. E agradeço também a Alênio, pelo registro. Tudo começou com essa foto que ele fez. Eu não tinha percebido que ele tinha tirado essa foto, mas ganhou repercussão nas redes sociais. Algumas pessoas entraram em contato comigo, me parabenizando, parabenizando a atitude do goleiro e do próprio Alênio também”, comentou Rogério Roque.

O Campinense, time de Coradin, fez uma postagem no Instagram exaltando a atitude do goleiro. “Parabéns ao goleiro pela atitude, ao repórter pelo profissionalismo, e ao fotógrafo por esse belo registro, disse um trecho da mensagem”.

Gazeta Web

Maia ameaça deixar articulação política da reforma da Previdência, diz Estadão

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avisou ontem ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que deixará a articulação política pela reforma da Previdência, informa O Estado de S.Paulo.

Segundo a reportagem, Maia tomou a decisão após virar alvo de novo ataque do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, no Twitter. O deputado disse a Guedes, conforme o jornal, que se é para ser atacado nas redes sociais por filhos e aliados de Bolsonaro, o governo não precisa de sua ajuda.

Maia é o principal articulador político do presidente no Congresso e fiador da reforma da Previdência. Passados 80 dias de mandato, Bolsonaro ainda não conseguiu formar uma base parlamentar e enfrenta críticas inclusive dentro de seu partido. As reclamações vão da falta de atenção dos ministros aos parlamentares à demora na liberação de cargos na administração federal, entre outras.

De acordo com o Estadão, a ligação do presidente da Câmara para o ministro da Economia foi presenciada por líderes de partidos do Centrão, que reúne partidos como o próprio DEM, o PP, o PRB, o PR e o Solidariedade. A falta de articulação no Congresso, as ofensivas contra ele nas redes sociais e a tentativa do ministro da Justiça, Sérgio Moro, de acelerar a votação do pacote anticrime – que o deputado pretende jogar para depois da reforma da Previdência – estão entre os motivos da irritação.

“Eu estou aqui para ajudar, mas o governo não quer ajuda”, disse Maia, segundo parlamentares que presenciaram o telefonema. “Eu sou a boa política, e não a velha política. Mas se acham que sou a velha, estou fora.” Maia chamou Moro de “funcionário de Bolsonaro” e de não saber fazer política.

Carlos Bolsonaro compartilhou ontem nas redes a resposta de Moro à decisão de Maia de não dar prioridade agora ao projeto que prevê medidas para combater o crime organizado e a corrupção. “Há algo bem errado que não está certo!”, escreveu Carlos no Twitter. No Instagram, o vereador fez uma pergunta considerada provocativa por Maia: “Por que o presidente da Câmara está tão nervoso?”.

Rodrigo Maia é genro do ex-ministro Moreira Franco (MDB), preso ontem, assim como o ex-presidente Michel Temer, pela Polícia Federal. Ambos são acusados de desviar recursos de obras da usina de Angra 3 e de integrarem uma organização criminosa ligada a um esquema de corrupção de R$ 1,8 bilhão, segundo o Ministério Público Federal.

Maia é peça fundamental para Bolsonaro neste momento. É dono da pauta do plenário da Câmara. Tem sido o principal defensor da reforma da Previdência em um cenário em que o governo não tem nomes de peso na articulação política com o Parlamento.

Sente que a “incapacidade” do governo em negociar começa a sobrar pra ele. “O Rodrigo está chateado porque vem sendo cobrado pelos deputados por coisas que o governo promete e não cumpre. Acaba que ele fica no meio, porque quer aprovara a reforma. Parece que está do lado do governo, mas na verdade não tem o poder de decidir coisas que só lá a caneta deles podem fazer. E são essas as queixas daqui”, resumiu, ao Congresso em Foco, um aliado do presidente da Câmara sob condição de anonimato.

Blog do Felipe Silva