Arquivo da categoria: SBT Lite

Procurado pela Interpol, foragido de penitenciária em Pernambuco é preso em resort no Rio Grande do Norte

Um homem de 33 anos procurado em Pernambuco e presente na Difusão Vermelha da Interpol foi preso na tarde da quinta-feira (21), em um resort no Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Federal (PF), o preso é fundador de uma facção criminosa e estava envolvido na explosão do muro da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife, em 2016, para a fuga de detentos.

Segundo a PF, Erison Francisco do Nascimento vivia uma vida de luxo nos locais em que se hospedava. Gastando dinheiro com produtos de valor elevado, ele costumava alugar carros em nome de terceiros para dificultar a identificação de sua localização.

No momento em que foi preso, o homem usava um documento de identidade falso. Ao perceber a presença dos policiais, o homem reagiu e apontou uma arma para o efetivo policial, mas foi baleado na perna pelas equipes.

O preso foi levado a um hospital para receber atendimento médico e, na manhã desta sexta (22), está sob custódia na sede da PF no Rio Grande no Norte, onde fica à disposição da Justiça. O G1 não conseguiu localizar a defesa dele.

Envolvimento em crimes

De acordo com a PF, o preso já havia sido detido em março de 2007 por porte ilegal de armas e tráfico de drogas. Em abril de 2008, foi preso novamente por porte ilegal de armas, tráfico de drogas e resistência à prisão.

Em 2016, esteve envolvido na fuga de 53 presos da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, onde havia uma embarcação esperando na maré para colaborar com a fuga de alguns dos detentos.

Homem participou de fuga em massa de detentos na Penitenciária Barreto Campelo em 2016 — Foto: Camila Torres/TV Globo

Em março de 2019, a Polícia Militar de Pernambuco prendeu seis integrantes da facção criminosa de que o homem fazia parte. Na ação, também foram apreendidos dois fuzis, uma metralhadora, sete pistolas de calibres restritos, carregadores e munições, além de 60 tabletes de maconha.

O preso, segundo a PF, é responsável pelo abastecimento de pasta base de cocaína e de maconha oriundas da Bolívia e do Paraguai, na Zona Sul do Recife.

Depois de fugir do Grande Recife, o preso firmou residência nos dois países em momentos distintos, onde conheceu fornecedores de drogas e, mensalmente, enviava 60kg de pasta base de cocaína e uma tonelada de maconha. A droga era descarregada no Ibura, na Zona Sul do Recife. (Via: G1 PE)

Blog: O Povo com a Notícia

Suspeito de atirar 5 vezes em jovem de 21 anos em Serra Talhada é liberado após audiência de custódia

O suspeito de ter atirado cinco vezes contra o jovem José Rivaldo dos Santos, de 21 anos, numa padaria no bairro Ipsep, em Serra Talhada, na última terça-feira (19), foi solto por decisão judicial um dia depois do crime.

Em conversa com o Farol, as polícias civil e militar confirmaram a soltura do rapaz de 19 anos depois dele passar por uma audiência de custódia.

No dia do atentado, a polícia havia informado que o suposto atirador não teria se conformado com o fim de um relacionamento com uma jovem de 24 anos, a qual era a atual namorada de José Rivaldo.

A polícia descobriu que após o fim do relacionamento, o agressor passou a ameaçar a ex-namorada, afirmando ‘que iria fazer o pior com o seu atual namorado’.

O Farol apurou que a Justiça teria alegado inconstitucionalidade na prisão do suspeito, a qual ocorreu menos de uma hora depois do crime. (Via: Farol de Notícias)

Blog: O Povo com a Notícia

Bandidos armados assaltam mais uma farmácia no Centro de Serra Talhada e levam R$ 20 mil

E a onda de assaltos continua assustando moradores de Serra Talhada. Nessa sexta-feira (22), por volta das 13h40, dois bandidos armados com revólveres assaltaram uma farmácia na Rua Comandante Superior, no Centro, levando cerca de R$ 20 mil.

A ação foi a mesma de assaltos anteriores. A dupla chegou numa motocicleta Honda Bros de cor vermelha, um dos homens ficou na moto e o outro entrou na farmácia e, sem tirar o capacete, anunciou o assalto. O curioso é que os bandidos não se intimidaram, uma vez que o local é bem movimentado, próximo a um posto de combustível e de um restaurante bastante frequentado em Serra Talhada.

A dupla fugiu logo em seguida, e no cruzamento do Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), ainda entrou na contramão. A polícia realizou rondas nas imediações, porém sem êxito. (Via: Farol de Notícias)

Blog: O Povo com a Notícia

Sertão da BA: Justiça determina prisão de policiais suspeitos de tramar morte de colegas de farda em Paulo Afonso

Nesta última sexta-feira (22), por volta das 07:30, policiais militares do 20° BPM deram início ao cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão nas residências de dois Cabos da PMBA na cidade de Paulo Afonso, além dos domicílios de um Sargento da PMBA e de um radialista, ambos na cidade de Abaré.

Os mandados foram solicitados pelo Ministério Público, através do Promotor de Justiça Dr. Leonardo de Almeida Bitencourt e chancelados pelo Juiz Titular da Vara Criminal da Comarca de Chorrochó, Dr. Cláudio Santos Pantoja Sobrinho, tendo como motivação a denúncia de que os militares estariam elaborando um plano para executar dois policiais da mesma unidade.

Na ação foi apreendido o seguinte material:

• 02 espingardas calibre 12;

• 01 espingarda de fabricação artesanal;

• 03 pistolas calibre .40;

• 01 revólver calibre .38;

• 01 revólver calibre .22;

• 35 munições calibre 12;

• 168 munições calibre .40;

• 65 munições calibre .380;

• 03 munições calibre 9mm;

• 03 munições calibre 7.62;

• 06 cartuchos .32;

• R$ 5.440,00 em espécie;

• R$ 2.700,00 em cheques;

• R$ 5.880,00 em promissórias;

• Vários aparelhos celulares;

• 04 pedras de crack;

• 08 trouxinhas de cocaína;

• 01 cigarro de maconha;

• 01 veículo Fiat Palio, cor branca, que seria utilizado como parte do pagamento aos executores do crime;

• 03 canivetes;

• 03 balaclavas, além de fardamentos e acessórios militares.

Diante da grande quantidade de materiais ilícitos apreendidos nas residências, foi dada voz de prisão em flagrante aos três policiais militares que foram conduzidos às respectivas delegacias para a adoção das medidas cabíveis. Foram registradas as ocorrências na Delegacia de Abaré e na Delegacia Territorial de Paulo Afonso. Também foram formalizados os respectivos flagrantes em desfavor dos policiais militares. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. (Via: RBN notícias)

Blog: O Povo com a Notícia

Bolsonaro diz que Brasil não tem intenção de intervir na Venezuela

Em viagem a Santiago (Chile), o presidente Jair Bolsonaro reiterou o interesse do Brasil em estreitar relações com Chile, elogiou o presidente chileno, Sebastián Piñera, por sua liderança e ressaltou que não há intenção de intervir militarmente na Venezuela, que vive intensa crise política, econômica e social.

As declarações foram concedidas durante entrevista exclusiva nesta sexta-feira (22) à TVN/24 horas, emissora pública de televisão chilena. A íntegra da entrevista, pouco mais de cinco minutos, em vídeo foi disponibilizada, mas não é possível ouvir o presidente em português.

“Eu conheci Piñera no episódio dos mineiros [quando os 33 trabalhadores ficaram presos em uma caverna e foram resgatados com vida, na gestão anterior de Piñera, em 2010] em que demonstrou liderança”, disse Bolsonaro. “O Chile é muito importante porque é o nosso segundo aliado comercial, atrás da Argentina.”

O presidente foi ao Chile para participar do lançamento do Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul). O acordo foi assinado ontem (22) na presença de oito presidentes da região, em Santiago.

Venezuela – Bolsonaro relembrou a conversa sobre a crise na Venezuela que teve no começo da semana com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em que o norte-americano disse que “todas as possibilidades estavam sobre a mesa”. Porém, o presidente brasileiro afirmou que o Brasil não trabalha com a hipótese de intervenção militar na Venezuela.

“Não se mencionou a palavra ‘militar’”, afirmou o presidente referindo-se à conversa com o norte-americano. “O Brasil não tem qualquer pretensão de ingressar militarmente na Venezuela”, disse Bolsonaro, destacando que parte do diálogo com o Trump não será revelada porque se trata de questões estratégicas.

Questionado sobre a atuação da ex-presidente chilena Michelle Bachelet como alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Bolsonaro fez elogios, mas sugeriu que adote uma posição mais forte sobre a crise venezuelana. “[Michelle Bachelet] tem uma política muito parecida com a nossa, que é a defesa dos direitos humanos. Acredito que ela precisa ter uma posição mais contumaz e ela deve se expressar ainda mais sobre essa questão. Precisa de um pouco mais de força.”

Críticas – Questionado sobre as críticas de adversários sobre posições discriminatórias contra homossexuais, mulheres e imigrantes, Bolsonaro afirmou que um deve ser “feliz como quiser”. Segundo ele, se tais posições dele fossem verdadeiras, não poderia ter sido eleito no ano passado.

“Isso não é verdade”, ressaltou o presidente. “Eles [os adversários políticos] me acusam de muitas coisas que eu não gosto de mulheres, negros ou gays, se alguém age assim, como poderiam votar em mim?”, reagiu.

Em relação às informações sobre diferenças de salário entre homens e mulheres, Bolsonaro afirmou que não são procedentes. “Nossa lei trabalhista garante igual realidade para homens e mulheres”, disse. “Eu acho que isso não é verdade, um recebe seu salário pelo seu nível profissional e temos uma grande expressão de mulheres trabalhadoras.”

Questionado sobre o movimento feminista, o presidente disse que não aceita a imposição de ideias de grupos em escolas e na formação dos estudantes. “O que não posso permitir é que certos ativistas busquem impor esses comportamentos nas escolas, às crianças de cinco anos”, ressaltou. “Esse tipo de comportamento não será mais admitido no Brasil.” (Via: Agência Brasil)

Ministério da Justiça vai leiloar 20 000 bens de traficantes

O ministério da Justiça abriu licitação para vender 20 000 bens de traficantes, entre joias, carros de luxo e jatinhos. O objetivo é leiloar esse primeiro lote de bens até junho.

O governo quer criar uma agência, a moldes de outros países, para cuidar desse assunto. O secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, andou pela Europa colhendo informações com modelos implementados por lá. (Via: Veja)

SBPC Regional 2019, acontecerá em Sobral-CE

O professor Rafael Rodrigues da UFCG campus Cuité vai participar com apresentação de um trabalho de ensino sobre lançamento horizontal no quilombo Caiana dos Crioulos, tendo as colaborações de Onildo, Maria Vitória, Joelson Gomes.

Programação da SBPC Regional, em Sobral -CE, de 27 a 30 de março.

http://rr.sbpcnet.org.br/sobral/wp-content/uploads/2019/02/programa_Sobral_site.pdf

Veja o link, para inscrições no evento de Sobral-CE, a quem interessar clique em 

https://rafaelrag.blogspot.com/2019/03/inscricoes-abertas-para-reuniao.html

Para aqueles que não desejarem apresentar trabalhos, as inscrições para participantes/ouvintes seguem abertas até o dia 29 de março. 

Saiba mais da Reunião Regional no site: http://rr.sbpcnet.org.br/sobral

A inscrição no evento é gratuita e dá direito ao certificado de participação geral. A programação do evento contará com conferências e mesas-redondas, além da realização de uma feira de ciências para os estudantes da rede municipal, organizada pela Prefeitura de Sobral em parceria com as escolas locais.Nos dias 28 e 29 de março, das 10h às 12h, pesquisadores e acadêmicos irão apresentar, em formato de pôster, relatos científicos de pesquisas e estudos em nível de graduação e pós-graduação.

Blog rafaelrag

Novos Estudantes universitárias alagoagrandenses da zona rural estão querendo ajuda financeira

O professor Rafael Rodrigues apresentou  os novos feras da UFCG, para algumas pessoas. Alguns estão colaborando, mas é preciso mais ajuda.

 Edilene, professor Rafael, Simone, prefeito Sobrinho, Ednaldo e Daiane.

O prefeito Sobrinho doou uma ajuda em combustível de 40 litros, para a viagem dessa semana. Beto do sindicato R$50, vereador Deda Ribeiro de R$100 e vereador Fabrício de R$50. O professor Rafael levou e trouxe as estudantes e doou alimentos, colchonetes e travesseiros.

O início da vida acadêmica dos estudantes universitários é de muita dificuldade, para quem vem de família humilde. Quando  receber a bolsa quilombola no valor de R$900  amenisa a situação.

Os estudantes do quilombo Caiana dos Crioulos, Caiana do Agreste, Serra de Paquivira e sítio Usina estão de parabéns pela classificação na UFCG.

Bolsista quilombola Isaías, ciências de computação, em Campina Grande-PB.

No campus Sumé, temos:
– Quilombola Caiana dos Crioulos Maria Vitória, bolsista quilombola, engenharia de biotecnologia e bioprocessos.
– Educação do Campo: Quilombolas Caiana dos Crioulos Ednalva Josefa, Simone e Edilene da serra da Paquivira.
–  Iris de Caiana do Agreste, engenharia de Biosistema.
– Lucas Lourenço da Vila São João, engenharia de biotecnologia e bioprocessos.

No campus Cuité, temos:
– Quilombola Caiana dos Crioulos Onildo Alves, Licenciatura em Física.
– Joelson Gomes do sítio Usina, Licenciatura em Física.

Blog rafaelrag

Tremores de terra continuam no Ceará e assustam moradores de Boa Viagem e de Madalena

Um dia após engenheiros do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrarem cinco abalos sísmicos no Interior do Ceará o fenômeno voltou a ocorrer no Sertão Central. Os tremores de terra foram sentidos no início da manhã desta quarta-feira (20), na localidade de Papa Leite, a pouco mais de 20 Km do Centro de Boa Viagem e na cidade vizinha, Madalena.

O coordenador da Defesa Civil de Boa Viagem, Ivandir Silva, informou à reportagem do Sistema Verdes Mares que moradores da comunidade atingida ouviram um forte estrondo, entretanto, nenhuma gravidade foi confirmada. Os levantamentos estão sendo realizados. A localidade atingida fica próxima do Açude Fogareiro, na zona rural de Quixeramobim, onde haviam ocorrido microterremotos na segunda-feira (18).

Praticamente no mesmo horário confirmado em Boa Viagem, por volta das 7h30, os tremores também foram relatados por moradores dalocalidade de Quieto, na zona rural de Madalena, e em alguns bairros da cidade.

Os engenheiros do LabSis informaram que os sismos começaram a ocorrer domingo (17) à noite. Foram dois. O primeiro, por volta das 22h20, atingiu  magnitude 1,8 na escala Richter. O segundo ocorreu praticamente uma hora depois, às 23h20, com magnitude 2,1. O terceiro foi registrado já na madrugada da segunda-feira (18), de magnitude 2,4. O epicentro do tremor anterior foi a aproximadamente 20 quilômetros de Boa Viagem.

Na tarde da segunda-feira foram computados mais dois eventos. O primeiro, de magnitude 2,3, ocorreu às 12h45. O segundo, de magnitude 2,6, às 16h28.

Causas

Tremores de terra são comuns no Ceará. Segundo o Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano.

Diário do Nordeste

Terceira e última superlua de 2019 poderá ser vista nesta quarta

De tempos em tempos, a Lua parece maior. Ela atinge o perigeu: ponto da órbita mais próximo da Terra. A tudo isso chamamos de “superlua”. A terceira e última do ano ocorre nesta quarta-feira (20) – junto com a chegada do outono.

A Lua estará cheia às 22h43;O outono começa às 18h58;Distância da Lua da Terra: cerca de 360 mil quilômetros.

O termo “superlua” surgiu em 1979 e não é o que poderíamos chamar de um “conceito astronômico”. Ele é usado fora do meio acadêmico para fazer referência à união do perigeu com a Lua cheia. Não é uma situação rara de apreciar, mas é uma excelente oportunidade para quem quer começar a observar o céu.

Neste ano, já ocorreram duas superluas: uma em 21 de janeiro e outra em 19 de fevereiro.

Entenda os fenômenos da Superlua e Microlua — Foto: Juliane Souza/G1

Detalhes importantes:

A órbita da Lua ao redor da Terra tem forma elíptica – uma forma oval que aproxima e distancia o satélite do nosso planeta;O ponto mais distante dessa elipse é chamado apogeu. É quando acontece a Microlua;O ponto mais próximo é o perigeu;Quando a Lua está cheia e em seu perigeu (Superlua), ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser vista da Terra do que no momento do apogeu, segundo a Nasa.

g1ce

Pai de sobrevivente do massacre em Suzano é assassinado em assalto

Maurício Martins dos Santos, 38 anos, foi morto por três jovens em latrocínio quando saia do trabalho, no Shopping Metrô Itaquera. Maurício era segurança do shopping e saia mais cedo do trabalho para levar a filha, sobrevivente do massacre na escola Raul Brasil, em Suzano, ao psicólogo.

O crime ocorreu na última sexta-feira, 15, quando Maurício saia do trabalho. Segundo informações obtidas pelo G1, Gustavo Santos da Silva, de 22 anos, Marcos Henrique Nakamura, 24, e Wesley Lima, de 20 anos, abordaram a vítima quando ele pegava a moto no estacionamento do shopping por volta das 17h30min.

Os três roubaram a arma do segurança e atiraram contra ele, fugindo em seguida. Maurício chegou a ser levado para o Pronto-Socorro Planalto, próximo ao local, mas não resistiu aos ferimentos.

Os suspeitos foram identificados com as câmeras de segurança, segundo a Polícia Civil. Os suspeito tiveram a prisão decretada pela Justiça.

O Povo

Proposta para militares prevê economia líquida de R$10,45 bilhões em 10 anos

A proposta de reforma no sistema de Previdência dos militares prevê uma economia líquida de R$10,45 bilhões em dez anos, segundo dados divulgados pelo governo federal nesta quarta-feira (20). Em 20 anos, o impacto estimado é de R$ 33,65 bilhões.

A economia prevista com a mudança nas regras do sistema de proteção social é de R$97,3 bilhões. Já a economia para os Estados foi calculada em R$52 bilhões. 

O governo também estimou em R$10,3 bilhões a economia com a transferência da compensação dos militares temporários do Orçamento do Ministério da Defesa para o INSS, ajudando a reduzir o déficit.

DN