Arquivo da categoria: SBT Lite

Prefeitura é cobrada por dívida de R$ 4,7 milhões da gestão passada

A Prefeitura Municipal de Caaporã foi notificada por carta cobrança enviada pelo Ministério da Fazenda para pagamento de R$ 4.769.067,73 não recolhidos ao Instituto Nacional de Seguro Social – INSS nos anos anteriores a 2017.

A dívida é relativa à gestão anterior, quando a Prefeitura era administrada por João Batista Soares. “Herdamos um déficit de R$ 5 milhões, gasto com pessoal acima do limite, folha de pessoal em alto grau de risco, salários atrasados, contas de água e luz sem serem pagas, além dos débitos com o INSS e com o próprio Instituto de Previdência. Até o momento, ainda estamos pagando diversas dívidas para que a gestão possa firmar convênios com Governo Federal e Estadual”, explicou o atual prefeito, Cristiano Monteiro.

O gestor afirmou que tentará firmar acordo para garantir o pagamento do débito com o INSS. Monteiro acrescentou que a dívida municipal no final do exercício do ex-prefeito chegou ao montante de R$ 44.264.388,93 correspondente a 88,82% da receita corrente liquida do município, dividindo-se nas proporções de 27,26%, entre dívida fundada, respectivamente.

MaisPB

Xeque-Mate: defesa de empresário pede liberdade

A defesa do empresário Roberto Ricardo Santiago Nóbrega, preso na última sexta-feira (24), na terceira fase da operação Xeque-Mate, ingressou com um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) neste domingo (24).

O processo está sob a relatoria do ministro Felix Fischer e concluso para decisão. Santiago está detido na sede do 1º Batalhão de Polícia Militar, em João Pessoa.

Ele é apontado nas investigações do Ministério Público e Polícia Federal como integrante do setor financeiro de uma suposta organização criminosa que desviou recurso da Prefeitura de Cabedelo na gestão de Leto Viana, que também está preso.

A PF esclareceu que a prisão do empresário foi necessária para evitar possível coação a testemunhas. Ao decretar a prisão, o juiz Henrique Jácome disse que em liberdade o acusado poderia influenciar o depoimento de testemunhas para que prestem depoimentos favoráveis a ele em juízo.

“A prisão trará as testemunhas a serem ouvidas segurança contra investidas, de modo a garantir que os depoimentos retratem a verdade dos fatos”, ressaltou.

MaisPB

Ministro da Saúde anuncia na PB R$ 23 milhões em investimentos

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Saúde,  Luiz Henrique Mandetta, desembarca na Paraíba nesta segunda-feira (25) para cumprir agenda em quatro municípios, onde deve anunciar investimentos na ordem de R$ 23 milhões.

A primeira visita será ao Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. O ministro irá liberar da ordem de pagamento de quase R$ 6 milhões para a aquisição de um Pet Scan, equipamento para o combate ao câncer e anunciar a habilitação da alta complexidade do serviço de fissuras labiopalatais no Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Em Santa Rita ele conhecerá o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e de lá seguirá para Campina Grande. Na Rainha da Borborema o ministro faz visita técnica ao Instituto de Saúde Elpidio Almeida (Isea). Já no Sertão paraibano, Mandetta desembarca em Patos para assinatura da portaria de habilitação em Oncologia/UNACOM. O investimento supera os R$ 5 milhões

MaisPB

Botafogo-PB garante classificação para 2ª fase na Copa do Nordeste

O Botafogo-PB conquistou na noite deste domingo (24), no Estádio Almeidão, classificação para a segunda fase da Copa do Nordeste.

Jogando em casa, o Belo venceu o Sampaio Correa por um placar de 1 a 0 e, além de garantir vaga no mata-mata por antecipação, termina a 7ª rodada como líder absoluto da competição com 17 pontos.

Até agora, o clube da Capital paraibana não sabe o que é perder na disputa regional. Foram cinco vitórias e dois empates.

Botafogo fará o jogo da última rodada no próximo sábado (30) contra o CRB, no Estádio Rei Pelé.

O único gol da partida foi marcado por Marcos Aurélio aos 29 minutos do primeiro tempo.

MaisPB

Vereadores concedem título de cidadão pessoense a Jair Bolsonaro; oposição contesta

A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou nesta quarta-feira (20) o título de cidadão pessoense ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). A votação, que ocorreu de forma nominal, registrou 12 votos favoráveis ao projeto do vereador Carlão da Consolação (PSDC). Sandra Marrocos (PSB), Tibério

Limeira (PSB) e Marcos Henriques (PT) votaram contra e Milanez Neto (PTB) e Humberto Pontes (Avante) se abstiveram.

A votação ocorreu em meio a polêmicas em uma Casa que possui 300 matérias aguardando na pauta; vereadores da oposição argumentam que não foram alcançados os dois terços dos membros da Câmara necessários para a concessão do título de cidadão, conforme determina a Lei Orgânica do município. A deputada Eliza Virgínia defendeu, por sua vez, que o número se refere ao número de vereadores presentes.

(Online1Paraiba)

Temer é chefe de organização criminosa há 40 anos, diz Lava Jato

O ex-presidente Michel Temer é chefe de uma organização criminosa que atua há 40 anos no Rio de Janeiro, segundo investigação da Lava Jato no Rio de Janeiro. “Michel Temer é o líder da organização criminosa a que me referi, e o principal

responsável pelos atos de corrupção aqui descritos”, afirmou o juiz Marcelo Bretas na sentença.

A prisão de Temer teve como base a delação de José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. O empresário disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer. A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3.

(Online1Paraiba)

Prefeito paraibano decreta calamidade pública em Campina Grande

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, decretou estado de calamidade pública na cidade na manhã desta quinta-feira (21). O decreto visa agilizar a contratação de caminhões-pipa sem a necessidade de licitação, numa tentativa de minimizar os

efeitos do desabastecimento de água na região, que já dura seis dias.

Romero está reunido com o vice-prefeito, Enivaldo Ribeiro, para discutir ações de um plano emergencial de abastecimento. A prefeitura informou que cisternas e poços artesianos da cidade devem ser liberados para fornecer água à população.

(Online1Paraiba)

Municípios fazem blitz para coibir animais soltos nas ruas após recomendação do Ministério Público

Os municípios de Itabaiana, Mogeiro, Salgado de São Félix e Juripiranga vão realizar blitz para apreender animais soltos nas ruas. Os Municípios decidiram atender recomendação do Ministério Público para coibir a circulação aleatória de animais nas vias

públicas locais. Essas blitz  deverão ser contínuas.

Diante disso, a Promotoria de Justiça de Itabaiana determinou o arquivamento do inquérito civil público instaurado para acompanhar o acatamento da recomendação por parte dos prefeitos.

De acordo com a promotora, os municípios editaram leis que versam sobre a proibição e circulação de animais soltos sem guia com a previsão de apreensão e multa para os proprietários. O MP destacou a necessidade de conscientizar a população sobre a responsabilidade dos donos em relação aos animais. (Online1Paraiba)

"Cada um deve responder por seus atos", diz Bolsonaro sobre Temer

Ao desembarcar hoje (21) em Santiago, no Chile, para participar da Cúpula Presidencial de Integração Sul-americana, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “cada um deve responder por seus atos” e que a “Justiça nasceu para todos” referindo-se à prisão

do ex-presidente Michel Temer ocorrida em um desdobramento da Operação Lava Jato.

“A Justiça nasceu para todos e cada um responda pelos seus atos. O que levou a essa situação, pelo que parece, são os acordos políticos dizendo-se em nome da governabilidade. A governabilidade você não faz com esse tipo de acordo, no meu entender. Você faz indicando pessoas sérias e competentes para integrar o seu governo, é assim que eu fiz no meu governo, sem o acordo político, respeitando a Câmara e o Senado brasileiro”, afirmou Bolsonaro.

Temer é suspeito de ter recebido propina por meio de um contrato de empreiteiras com a Eletronuclear, estatal responsável pela construção da usina nuclear de Angra 3. 

Na opinião de Bolsonaro, acordos políticos em nome da governabilidade levaram à essa situação.

Bolsonaro permanece no Chile até sábado (23) 

Sobe para 210 o número de mortos confirmados na tragédia de Brumadinho

Subiu para 210 o número de mortes confirmadas em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, outras 96 pessoas continuam desaparecidas.

As buscas pelos desaparecidos já duram 56 dias. A operação já é

considerada a maior busca realizada no estado. Nesta quinta-feira (21), 150 militares trabalham no local com 103 máquinas e 5 cães. Um helicóptero e dois drones também participam das buscas.

Segundo o porta-voz dos bombeiros, tenente Pedro Aihara, algumas equipes têm trabalhado até as 23h porque em algumas áreas há iluminação, o que permite que as buscas sejam feitas à noite. Atualmente, os militares atuam em 20 pontos durante todo o expediente.

O tenente disse também que as buscas nunca foram suspensas e, sim, realocadas para lugares diferentes. Os trabalhos não têm previsão para ser encerrados.

G1

Empresário Roberto Santiago é preso na terceira fase da Xeque-Mate

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB) e a Polícia Federal (PF) deflagaram, na manhã desta sexta-feira (22), a terceira fase da Operação Xeque-Mate. O objetivo foi

desarticular a vertente financeira da organização criminosa que foi objeto de medidas judiciais na primeira e segunda fases da operação. O empresário Roberto Santiago foi um dos alvos de mandado de prisão preventiva. 

O cumprimento das medidas de busca e apreensão e de prisão preventiva tem por objetivo inibir esquema de corrupção e fraudes licitatórias referentes aos contratos de coleta de lixo da Prefeitura de Cabedelo. Os contratos investigados superam a quantia de R$ 42 milhões.

A operação contou com a participação de 65 policiais, sendo também realizado o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, na Paraíba e Rio Grande do Norte.

MOBILIZAÇÃO : Trabalhadores vão às ruas contra a reforma da Previdência

Rumo à greve geral, as centrais sindicais e os movimentos sociais realizam nesta sexta-feira (22) o Dia Nacional de Luta contra a reforma da Previdência. Em várias cidades do Brasil, panfletagens, atos, manifestações e assembleias serão realizadas.

Na Paraíba, a mobilização está sendo construída por todas as

frentes progressistas como a Frente Brasil Popular e as Centrais sindicais como a CUT-PB. O ato público acontece às 15h, no Parque Sólon de Lucena, no Centro de João Pessoa .

Segundo a Central Única dos Trabalhadores, a data marca a resistência dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil contra a atual proposta de Reforma da Previdência, que segundo a entidade ‘dificultará o acesso a aposentadoria’.  A sociedade precisa ter noção do que está acontecendo”, diz o dirigente.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, da reforma da Previdência de Jair Bolsonaro (PSL), que está tramitando no Congresso Nacional prevê a obrigatoriedade da idade mínima para aposentadoria de 65 anos para os homens e 62 para mulheres, o aumento do tempo de contribuição 15 para 20 anos e o fim das condições especiais para trabalhadores rurais. A PEC ainda traz a possibilidade de ser implantado o regime de capitalização, em que o trabalhador contribui mensalmente, em uma conta individual, administrada por financeiras privadas.

clickpb

Bolsonaro se reúne com seis presidentes sul-americanos

O presidente Jair Bolsonaro cumpre nesta sexta-feira (22), em Santiago, no Chile, mais uma agenda internacional. Ele se reúne, no final da manhã, com presidentes de seis países na Cúpula Presidencial de Integração Sul-Americana. Além do líder brasileiro, participam

do encontro os presidentes da Argentina, do Peru, da Colômbia, do Paraguai, Equador e Chile, informou o Palácio do Planalto.

O destaque do encontro será o lançamento do Prosul, nova comunidade de países latino-americanos que deverá substituir a União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O Prosul será formado por 12 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.

Maior chuva dos últimos 20 anos deixa moradores desabrigados em Pocinhos, na PB

  Um dilúvio atingiu a cidade de Pocinhos, localizada no Agreste paraibano, próxima a Campina Grande, na tarde desta quinta-feira (21/03). Em apenas uma hora choveu 100 mm no município.

 A chuva forte provocou alagamentos em bairros inteiros. A água invadiu casas, igrejas e outros estabelecimentos, causando grande prejuízo e deixando moradores desabrigados.

 Uma ponte que dá acesso a um bairro ficou danificada com a enxurrada.

 De acordo com informações, a prefeitura liberou uma escola pública municipal para abrigar as pessoas desalojadas no município.

 Pocinhos vinha sofrendo com a escassez de água há muito tempo e a chuva desta quinta-feira foi a maior dos últimos 20 anos.

 Há também informações de chuvas em outras cidades do entorno como Puxinanã, Montadas, Areal, e parte de Lagoa Seca.

 Por Resumo PB

Multidão prestigia primeira noite da festa de São José em Pirpirituba

  Uma multidão prestigiou a Iª noite da Festa de São José, no bairro da Caixa D’água, em Pirpirituba, aberta nesta sexta-feira (22/03). Três atrações se apresentaram no Palco do Brega. 

  A edição 2019 do evento iniciou com o show de Severo do Teclados, em seguida, foi a vez de Roberto Show subir ao palco para animar a multidão que lotava o espaço. Mas a atração mais aguarda da noite era o cantor Paulo Márcio que cantou bastante conhecida do público. 
  Em determinado momento do show, a prefeitura de Pirpirituba, através do secretário Municipal de Cultura e Turismo, Tony Souza, homenageou o cantor Paulo Márcio eternizando o palco do Brega, a partir de agora, com o seu nome. Paulo Márcio agradeceu ao prefeito Didiu pele convite para cantar na cidade e pela honraria . 
 Neste sábado (23/03) a festa continua no palco principal com as seguintes atrações: cantora Samya Maia (ex-vocalista da Banda Magníficos), Dj Victor Mix e o cantor João Lima.