Arquivo da categoria: SBT Lite

TRF manda soltar detido em ação que prendeu Temer

O plantão do Tribunal Regional da 2 Região (TRF2), no Rio de Janeiro, aceitou ontem (23) o pedido de habeas corpus e mandou soltar o empresário Rodrigo Castro Alves Neves.

Ele foi preso na Operação Descontaminação, que também levou para a cadeia o ex-presidente Michel Temer, o ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco, e mais sete pessoas.

Ao contrário de Temer e de Moreira Franco, que cumprem prisões preventivas, o mandado contra o empresário era de prisão temporária, com, no máximo, cinco dias.

A decisão da desembargadora Simone Schreiber considerou que a prisão temporária, neste caso,  “viola frontalmente a Constituição Federal”, diz o despacho.

Nas investigações, Neves foi acusado de ter o seu nome associado  a empresas com ligações contratuais  com a PDA Projetos, que pertence João Batista Lima Filho, o coronel Lima, amigo pessoal de Temer e também preso, junto com sua mulher Maria Rita, na semana passada, na Operação Descontaminação.

O empresário também já foi sócio do ex-senador Eunício de Oliveira, do Ceará.

Agência Brasil

Atriz Cláudia Rodrigues é levada do Rio para hospital em São Paulo

A atriz Claudia Rodrigues, 47 anos, foi transferida na noite de ontem (23) para o Hospital Albert Einstein, na capital paulista. Não foi informado o estado de saúde.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o quadro clínico da atriz não será detalhado “em respeito ao silêncio da família”.

Ela estava internada na Clínica São Vicente, na zona sul do Rio de Janeiro, desde a última quarta-feira (20).

Cláudia Rodrigues luta contra a esclerose múltipla desde 2000. A doença é autoimune e degenerativa e afeta o sistema nervoso central.

Com isso, o paciente tende a perder a capacidade de controlar o corpo. Em casos graves, perde a capacidade de andar e de falar.

Os principais sintomas são fadiga, formigamento ou queimação nos membros, visão embaçada, perda da visão e tontura, além de rigidez muscular e problemas de cognição.

Agência Brasil

Cantora Thaeme exibe barrigão na reta final da gravidez

À espera de Liz, sua primeira filha com Fábio Elias, a cantora Thame fez um registro que deixou os fãs encantados. Ela postou uma foto em que exibe o barrigão da reta final da gravidez.

Thaeme está na 35ª semana de gestação e não esconde a ansiedade para conhecer a pequena. “Estamos crescendo, né Liz?!”, postou no Instagram.

MaisPB

Corpo do diretor Domingos Oliveira é enterrado sob aplausos

Na presença de parentes e amigos, foi enterrado hoje (24), no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, o corpo do ator, diretor e cineasta Domingos de Oliveira, morto ontem (23) em sua casa, no Leblon. Ele faria 83 anos em setembro.

No cinema, destacou-se pela realização de filmes como Todas as mulheres do mundo (1966), o mais celebrado até hoje, e Barata Ribeiro, 716 (2016), entre outras produções. Oliveira passou mal em casa e não conseguiu esperar pelo socorro médico.

A filha do diretor, Maria Mariana, afirmou que o que fica para ela é a prova de que o pai tinha um espírito muito grandioso, “porque teve o merecimento de morrer em paz, cercado da esposa que ele amava, da neta que ele amava. Ele desmaiou e foi”.

Ela revelou que o pai deixou para a família uma carta, escrita há 20 anos e que foi lida ontem (23), na qual recomendava que os parentes mais chegados fossem se preparando para viver sem ele.

“Dizendo que ele estava preparado para partir. Realmente, tem a dor de não poder ter ele presente. Mas uma alegria também de ele ter partido como queria”, afirmou Maria Mariana.

Velório

Emociada, ela lembrou que o velório de Domingos Oliveira, no Planetário da Gávea, onde trabalhou durante muitos anos, foi uma festa muito bonita, onde se cantaram músicas de seus filmes e foram declamadas poesias, como ele admirava nos filmes estrangeiros.

“Ele sempre falava: o meu tem que ser assim. Velório Felliniano (numa referência ao cineasta italiano Federico Fellini). E foi (um velório) estilo Domingos de Oliveira”, concluiu a atriz, diretora e escritora.

A atriz Betty Goffman lamentou não ter trabalhado com Domingos Oliveira. “Mas é um mestre. Todos nós somos admiradores, não só da obra, da inteligência, mas da energia boa, de ser uma pessoa boa, cheia de qualidade como ser humano, generoso. Infelizmente, não tive o privilégio de estar tão perto, mas vim aqui dar um tchau, porque era um cara muito importante para todos nós”, opinou.

Nas redes sociais, atrizes como Fabiula Nascimento e Angela Leal lamentaram a morte do diretor. “Nossos corações estão partidos”, disse Fabiula. “A obra e a lembrança desse cidadão impecável ficarão para sempre”, externou Angela Leal.

Agência Brasil

Vacina contra HPV vai até 05 de abril

(Foto: Mazinho Gomes)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa continua vacinando, até o dia 5 de abril, meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos contra o papilomavírus humano, o HPV. A vacina está disponível nas escolas da rede pública, além das salas de vacina da rede municipal de saúde que funcionam nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no Centro Municipal de Imunização.

Para que a criança ou adolescente receba a dose da vacina HPV quadrivalente na escola, é necessário que os pais ou responsável assinem o termo de autorização, entregue previamente, além de estar portando o Cartão de Vacinação.

“Essa é uma campanha para intensificar a imunização desse público alvo contra o vírus do HPV e facilitar a vida dos pais que acabam não conseguindo levar seus filhos pra tomar vacina nas unidades de saúde. Por isso, estamos levando as vacinas até as escolas”, explica Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da SMS.

Fernando Virgolino destaca que além da vacinação nas escolas até o dia 5 de abril, a vacina HPV quadrivalente é ofertada durante todo o ano nas salas de vacina espalhadas por toda a cidade. “Para que essa campanha de intensificação tenha sucesso é extremamente importante a colaboração dos pais e responsáveis, seja assinando o documento de autorização da vacina na escola ou levando o filho até uma Unidade de Saúde para que a criança ou o adolescente seja imunizado”.

O calendário da vacina nas escolas está sendo definido de acordo com o cronograma escolar e das equipes de Saúde da Família responsáveis pelo território.

Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para os meninos, a estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. Os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal e orofaringe são atribuíveis à infecção pelo HPV.

Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.

Vírus – O papilomavírus humano, o HPV, possui diversos subtipos capazes de infectar a pele ou as mucosas do trato ano-genital e que podem ocasionar o câncer de colo de útero, o terceiro tumor mais frequente na população feminina – atrás do câncer de mama e do colorretal – e a quarta principal causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A infecção pelo HPV é muito frequente, mas transitória, regredindo espontaneamente na maioria das vezes. Nos casos em que a infecção persiste, a causa é um tipo viral oncogênico, ou seja, com potencial para causar câncer. O vírus pode ocasionar lesões precursoras que, se não forem identificadas e tratadas, podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

Transmissão 

O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A vacina confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

O uso do preservativo masculino ou feminino nas relações sexuais é outra importante forma de prevenção do HPV. Contudo, seu uso, apesar de prevenir a maioria das infecções sexualmente transmissíveis, não impede totalmente a infecção pelo HPV, pois frequentemente as lesões estão presentes em áreas não protegidas pela camisinha (vulva, região pubiana, perineal ou bolsa escrotal). A camisinha feminina, que cobre também a vulva, evita mais eficazmente o contágio se utilizada desde o início da relação sexual.

MaisPB

Funkeria é atração do Pólvora Cultural

A banda Funkeria se apresenta neste domingo (24), a partir das 16h30, no Centro Cultural Casa da Pólvora, em mais uma edição do Pólvora Cultural, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). A apresentação é gratuita e faz parte do AnimaCentro.

Neste domingo a Funkeria vai mostrar clássicos da soul/funk/black music, como “All Night Long” (Lionel Richie), “Don’t Stop Till You Get Enough” (Michael Jackson), “September” (Earth, Wind & Fire), “Sossego” (Tim Maia) e também canções pop atuais como “Treasure” (Bruno Mars) e “Attention” (Charlie Puth), dentre outras músicas.

Formada por Matheus Pimenta, Manu Lima, Pedro Índio Negro (vocais), Danilo Oliveira (baixo), Rivaldo Dias (saxofone), Leonardo Noronha (teclado), Ucla Botelho (guitarra) e Saulo Soares (bateria), a banda surgiu no início de2017 e desde o início tem atraído um bom público aos shows, marcados pelas performances.

O repertório da banda inclui muito groove, com clássicos das soul e dance music dos anos 70 e 80, hits do pop que atravessaram o milênio e outros bem atuais – James Brown, Marvin Gaye, Stevie Wonder, Michael Jackson, Bruno Mars, Tim Maia, Fat Family, Prince e Beyoncé dentre outros artistas.

O projeto – O Pólvora Cultural faz parte do AnimaCentro, que tem como objetivo ocupar os espaços históricos revitalizados pela atual gestão com uma programação cultural diversificada no Parque da Lagoa, Praça da Independência, Hotel Globo, Praça Rio Branco, Pavilhão do Chá, Centro Cultural Casa da Pólvora, Casarão 34 e Praça Antenor Navarro.

MaisPB

Parque da Lagoa recebe o grupo Rataplan

Evento acontece no Parque da Lagoa (Foto RafaelPassos-Secom/JP)

O teatro de circo se mistura com diversas brincadeiras, dança e alegria. Isto é o que o público vai conferir na apresentação do grupo Rataplan, neste domingo (24), no Parque da Lagoa Solon de Lucena, no Centro da Capital. O espetáculo ‘O Circo Chegou!’ acontece na Praça Pedro do Reino, a partir das 16h, e faz parte da programação do AnimaCentro. O evento gratuito é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

O espetáculo circense faz um resgate de esquetes, reprises e truques de mágicas que ficaram marcadas na história do circo no Brasil. Isaú Firmino (apresentador), Netto Ribeiro (palhaço), Horácio Mendonça (bandinha), Mel John (mágico), Jonathan Silva (malabares), Josemery Costa e Ismaervilly Silva (partners) fazem a festa em cena envolvendo a plateia com suas trapalhadas e peripécias.

De acordo com o ator da companhia de teatro, Isaú Firmino, o espetáculo também ressalta a valorização e a importância do circo como cultura milenar e instrumento transformador dentro da sociedade. “Existe um alinhamento entre o projeto AnimaCentro e o nosso trabalho, que visa levar satisfação ao público, com vários momentos lúdicos, sempre levando alegria, animação e diversão”, destacou o ator.

MaisPB

Basquete Unifacisa bate Blumenau e conquista terceira vitória seguida

Com casa cheia e embalado pela sequência na Liga Ouro 2019, o Basquete Unifacisa recebeu o Blumenau na tarde deste sábado (23) e venceu com autoridade por 86×76. Os destaques da equipe paraibana foram o armador Nate Barnes, cestinha do jogo com 34 pontos anotados, e o ala Luizinho, que marcou 14 e teve grande atuação na partida. Com muita raça e empenho, o Basquete Unifacisa conquistou a quarta vitória na competição, sendo a terceira consecutiva.

O treinador do Basquete Unifacisa, Eduardo Schafer, analisou a partida e comemorou muito o resultado. “Conseguimos fazer uma grande partida, principalmente no segundo tempo, que foi praticamente perfeito. Agora vamos em busca de vitórias nos jogos fora, mas o importante é que cumprimos o dever de casa. O time está de parabéns, foi uma grande partida”, afirmou.

O próximo compromisso do Basquete Unifacisa pela Liga Ouro 2019 será na próxima quinta-feira (28), às 20 horas, quando a equipe visita o Rio Claro. A partida será realizada no Ginásio Municipal de Esportes Felipe Karam, na cidade de Rio Claro.

Primeiro Quarto

Os primeiros dez minutos de jogo começaram de forma muito equilibrada, com as equipes mantendo a igualdade no placar em 5 a 5 até os quatro minutos. O Blumenau conseguiu uma ligeira vantagem de quatro pontos, abrindo 12 a 8 restando três minutos para o fim do período. Porém, contando com um excelente aproveitamento de Barnes, que anotou 14 pontos no primeiro quarto, o Basquete Unifacisa conseguiu reverter o placar, encerrando o período com vitória parcial em 26×21.

Segundo Quarto

No segundo quarto, o setor ofensivo do Basquete Unifacisa não teve bom aproveitamento, marcando apenas 11 pontos no período. Já o Blumenau soube aproveitar a queda de produção do time mandante e virou o jogo, fechando o placar do primeiro tempo vencendo por 43×37. Pelo lado da equipe paraibana, destaque para boa atuação do ala-pivô Reggie Larry, que teve 75% de aproveitamento e anotou seis pontos.

Terceiro Quarto

A recuperação do Basquete Unifacisa no terceiro quarto foi imediata. Controlando as ações do Blumenau e contando com uma atuação impecável do ala Luizinho, que marcou oito pontos e comandou a virada do time paraibano. Com 57% de aproveitamento no terceiro quarto, o Basquete Unifacisa abriu larga vantagem e fechou o período vencendo pelo placar de 63×53.

Último Quarto

No último quarto de jogo, o Basquete Unifacisa manteve a força ofensiva e conseguiu garantir a vitória, contando mais uma vez com grande atuação do armador Barnes, que conseguiu nove pontos no período. A defesa também teve papel fundamental nos últimos dez minutos de jogo, com o capitão Átila pegando quatro rebotes e anulando os ataques do Blumenau. No fim, a equipe paraibana abriu dez pontos e fechou a partida com a vitória por 86×76.

MaisPB

Cagepa volta a operar com capacidade máxima em CG

Sete dias após a pane que avariou equipamentos, quadros de comando e todo o sistema elétrico da Estação de Tratamento de Água de Gravatá, em Queimadas, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), com o apoio da Energisa, concluiu, nesta madrugada, a instalação dos últimos transformadores que restavam e retomou a operação, com capacidade máxima, do sistema que abastece Campina Grande e mais oito cidades da região. Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para investigar as causas do problema que acabou comprometendo o abastecimento d’água em nove municípios paraibanos. O prejuízo estimado é de mais de R$ 4 milhões.

O trabalho de recuperação do sistema elétrico da ETA de Gravatá foi iniciado já na manhã do último sábado (16), com a utilização de mais de 50 técnicos da Cagepa, da Energisa e de empresas terceirizadas. A maioria das peças utilizadas para a recomposição do sistema teve que ser comprada em São Paulo e dois transformadores cedidos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

“Foi um trabalho árduo e praticamente sem interrupções desde o momento em que o problema foi identificado. É importante destacar o enorme esforço dos nossos técnicos, considerando que para adquirir novos transformadores e instalar uma nova subestação, a fábrica dá um prazo de 70 dias para entregar os equipamentos. Por isso, tivemos que fazer uma força-tarefa para recolocar a nossa subestação em funcionamento num espaço tão curto de tempo”, destacou o presidente da Cagepa Marcus Vinícius Neves.

“Em 50 anos de Cagepa, nunca foi registrado um problema como esse que ocorreu na ETA de Gravatá. Aliás, em nenhuma outra companhia de abastecimento do país foi registrado um sinistro semelhante a esse, em que todo um sistema elétrico de grande porte foi danificado. O que ocorreu foi muito estranho, por isso a necessidade da investigação por parte da polícia. Além disso, por determinação do governador João Azevêdo, estamos contratando uma consultoria externa especializada nessa área para apurar o caso”, completou Marcus Vinícius.

Normalização do abastecimento
O gerente regional da Cagepa na Borborema, Ronaldo Meneses, informou na manhã deste sábado (23) que, com a ETA de Gravatá trabalhando com 100% de sua capacidade, a vazão de água produzida voltou ao mesmo patamar de antes da pane elétrica. Segundo ele, todo o sistema que abastece Campina Grande, Lagoa Seca, Alagoa Nova, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Pocinhos, Barra de Santana, Caturité e Queimadas, deverá ser normalizado no prazo máximo de 72 horas.

“Desde o momento em que o sistema voltou a operar com uma capacidade maior, a oferta de água foi ampliada. Assim, todas as unidades do sistema estão sendo realimentadas, como as adutoras, reservatórios e redes de distribuição, paulatinamente, até para evitar o surgimento vazamentos e rompimentos por causa do aumento da pressão. É importante explicar que é natural que nas localidades mais próximas dos reservatórios a água chegue mais rápido e, de forma gradativa, vai chegando às áreas mais distantes. Temos registros de que o abastecimento já foi completamente normalizado em algumas localidades”, pontuou.

Carros-pipa
Apesar da retomada da operação da ETA de Gravatá, Ronaldo Meneses informou que o abastecimento d’água através de carros-pipa será mantido até a normalização completa do sistema. “A determinação do governador João Azevedo é manter os carros-pipa em operação, sobretudo nas localizadas mais distantes dos reservatórios, onde a normalização do sistema demora mais a acontecer. Nosso Centro de Controle de Crise, instalado na sede regional da Cagepa, vai continuar funcionando até tudo voltar ao normal, inclusive, com o apoio logístico de outros órgãos do governo, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar”.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 6 mi

Nenhum apostador acertou as seis dezenas da Mega-Sena – concurso 2136 – sorteadas, ontem, na cidade de Cravinhos, no estado de São Paulo. Eis os números: 01, 08, 11, 22, 30, 55.

A quina (5 números) teve 63 ganhadores, cabendo a cada um deles R$ 25.942,87. E a quadra (4 números) contemplou 4.209 apostadores. Cada um ficou com R$ 554,72.

O próximo sorteio, na quarta-feira, dia 27, poderá pagar R$ 6 milhões. As informações são do site da Caixa Econômica Federal.

Agência Brasil

Inteligência é aliada na apreensão de armas de fogo na Paraíba

A Polícia Militar da Paraíba já apreendeu mais de 580 armas de fogo neste ano. A informação é do major M. Lima, coordenador de Comunicação da PM. Se comparado com 2018, as armas apreendidas em 2019 equivalem a aproximadamente 20% da quantidade registrada no ano passado.

As apreensões foram feitas nas três unidades de atuação da PM, que abrangem todo o estado. São elas: a Região Metropolitana de João Pessoa, a região polarizada por Campina Grande e a região polarizada por Patos. As armas de fogo apreendidas pela Polícia são, em sua grande maioria, revólveres, mas segundo o major Lima, armas de caça e semi-automáticas também foram tiradas de circulação.

Foram apreendidas 2.907 armas de fogo em 2017, e outras 2.929 em 2018.

O trabalho de apreensão feito pela Polícia Militar da Paraíba ocorre em duas vertentes. Uma delas parte por ordem dos comandantes, que determinam abordagens em locais de bastante aglomeração, como bares, sejam intensificadas.

A segunda vertente é através do trabalho de inteligência que é feito pela instituição. Esse trabalho faz levantamentos de campo através de informações levantadas e recebidas, e delimita possíveis pontos criminosos. Os locais são informados às unidades de área, que se dirigem para realizar a abordagem.

Outro fator citado pelo coordenador, que colabora com a  eficácia dos policiais, é uma bonificação que cada um recebe por cada arma de fogo apreendida. As pessoas que são pegas em flagrante com o porte ou posse de arma de fogo são apresentadas à delegacia, e a partir de então a Polícia Civil tomará as medidas cabíveis.

MaisPB

A Polícia Militar da Paraíba já apreendeu mais de 580 armas de fogo neste ano. A informação é do major M. Lima, coordenador de Comunicação da PM. Se comparado com 2018, as armas apreendidas em 2019 equivalem a aproximadamente 20% da quantidade registrada no ano passado.

As apreensões foram feitas nas três unidades de atuação da PM, que abrangem todo o estado. São elas: a Região Metropolitana de João Pessoa, a região polarizada por Campina Grande e a região polarizada por Patos. As armas de fogo apreendidas pela Polícia são, em sua grande maioria, revólveres, mas segundo o major Lima, armas de caça e semi-automáticas também foram tiradas de circulação.

Foram apreendidas 2.907 armas de fogo em 2017, e outras 2.929 em 2018.

O trabalho de apreensão feito pela Polícia Militar da Paraíba ocorre em duas vertentes. Uma delas parte por ordem dos comandantes, que determinam abordagens em locais de bastante aglomeração, como bares, sejam intensificadas.

A segunda vertente é através do trabalho de inteligência que é feito pela instituição. Esse trabalho faz levantamentos de campo através de informações levantadas e recebidas, e delimita possíveis pontos criminosos. Os locais são informados às unidades de área, que se dirigem para realizar a abordagem.

Outro fator citado pelo coordenador, que colabora com a  eficácia dos policiais, é uma bonificação que cada um recebe por cada arma de fogo apreendida. As pessoas que são pegas em flagrante com o porte ou posse de arma de fogo são apresentadas à delegacia, e a partir de então a Polícia Civil tomará as medidas cabíveis.

MaisPB

Luciano entrega Praça Cristo Rei nesta segunda

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entrega, às 18h desta segunda-feira (25) mais uma praça na Capital. Desta vez, o bairro beneficiado, é Mangabeira e a Praça Cristo Rei, antes abandonada, se torna mais um espaço de convivência e prática de vida saudável. A praça será a quarta a ser inaugurada dentro do pacote de 14 novas unidades que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entrega neste primeiro semestre. O investimento na obra foi de R$ 294.527,83 e era uma reivindicação antiga dos moradores.

“Esta será a quarta praça que estaremos entregando neste ano, oferecendo mais áreas de bem-estar para a população. Estamos ampliando estes espaços por toda a cidade para que as famílias saiam de suas casas e tenham espaços adequados para uma convivência saudável, realizar atividades físicas, esportivas e culturais. João Pessoa já se destaca como a melhor Capital do Nordeste para se viver e as praças são um grande instrumento para promoção da qualidade de vida do povo”, disse Luciano Cartaxo.

A Praça Cristo Rei ganhou um playground para as crianças brincarem, Academia da Terceira Idade (ATI) e ilhas de convivência. Assim como os demais equipamentos entregues pela atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a praça conta com jardinagem, iluminação em LED e respeita as normas de acessibilidade. Já foram entregues neste ano a Praça Engenheiro Sólon de Lucena, no Geisel; a Praça Vereador Potengi Lucena, no Cristo; e a Praça dos Colibris, no bairro Cidade dos Colibris.

MaisPB

Nonato oficializa saída do comando do PPS

O chefe de gabinete do governador do Estado, Nonato Bandeira, confirmou sua saída do comando do PPS na Paraíba. A oficialização ocorreu durante Congresso em Brasília que aprovou a alteração do nome do partido para Cidadania.

“Vou propor à Executiva o caminho natural que é a ascensão do vice Ronaldo Guerra ao cargo de presidente e em seu lugar, na vice, a entrada do deputado Érico Djan, que pelo estatuto do partido, junto com o também deputado João Bosco Carneiro, já passam a ser membros natos da direção do partido no Estado”, afirmou.

Nonato ressaltou que sua saída da direção estava prevista desde o final do ano passado e avaliou como positiva sua passagem pelo comando do partido.

“Nesses cinco anos que estou à frente do PPS conseguimos sair de 27 diretórios para 130 no Estado. Não tínhamos nenhum deputado e nem prefeito quando assumi e hoje temos dois em cada função destas, sem falar no aumento do número de vice-prefeitos, vereadores e filiados”, avaliou.

MaisPB

Celulares piratas serão bloqueados na Paraíba neste domingo

Marcello Casal Jr/Agência Brasi

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começa neste domingo (24) o bloqueio de celulares piratas na Paraíba e outros estados do país. Na mira estão os equipamentos que não tem certificação.

O bloqueio ocorre em quatro estados da região Norte (Amazonas, Roraima, Pará, Amapá); na região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia); e em dois estados da região Sudeste (Minas Gerais e São Paulo).

A medida vale para aparelhos habilitados a partir de 7 de janeiro deste ano. A ação faz parte do projeto Celular Legal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e se encontra em sua última etapa. Já foram bloqueados 244.217 celulares em todo o Brasil e foram enviadas 531.446 mensagens de aviso a celulares irregulares até o momento.

MaisPB

Bolsonaro diz que fim de visto para turistas beneficiará economia

Foto (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Através de uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro comemorou o aumento na procura de viagens ao Brasil por parte de turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. Segundo apuração do site Money Times, mencionada por Bolsonaro, as buscas por voos com destino ao Brasil cresceram 36% desde a última segunda-feira (18), data em que o governo federal publicou decreto que dispensa o visto de entrada para cidadãos desses quatro países.

Levantamento da plataforma de planejamento de viagens Kayak, referenciado pelo site, revela que o interesse dos australianos em visitar o Brasil cresceu 36%. Entre norte-americanos, canadenses e japoneses, o índice subiu 31%, 19% e 4%, respectivamente.

“Ganha o nosso turismo e a nossa economia! A procura tende a crescer ainda mais, devendo aquecer positivamente nossos serviços de viagens, hotelaria, comércio, lazer, etc, gerando emprego e renda aos cidadãos brasileiros”, escreveu o presidente, em sua conta no Twitter.

Novas regras
A dispensa de visto é válida para entradas no país que tenham fins turísticos, de negócios, esportivos ou artísticos, somente para cidadãos que não tenham intenção de estabelecer residência no Brasil.

As novas regras, que entram em vigor a partir de 17 de junho, se aplicam a quem permanecer em território brasileiro por até 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que não ultrapassem 180 dias a cada 12 meses.

Atualmente, os cidadãos dos quatro países contemplados pela medida utilizam um sistema eletrônico para a obtenção de vistos (E-visa) para entrar no Brasil.

Por meio desse programa, os turistas desses países podem fazer a solicitação pela internet. O tempo de análise e entrega do documento dura três dias. No procedimento normal, o prazo chegava a 40 dias.

A expectativa do governo federal é que o incremento na entrada de turistas vindos ao Brasil seja de 217,8 mil pessoas, caso todos os pedidos de visto feitos em 2018 sejam convertidos em viagens.

Agência Brasil