Arquivo da categoria: SBT Lite

ELEMENTOS DE CARUARU E TORITAMA FORAM PRESOS APÓS TENTAREM ASSALTAR POSTO DE COMBUSTÍVEL EM TACAIMBÓ.

Na madrugada desta quinta-feira (07), dando continuidade a Operação Madrugada Segura, a GT de São Caetano juntamente com a Rocam foram acionadas pela 3ª CPM, pois, dois indivíduos tentaram assaltar um posto de combustível no município de Tacaimbó, quando os imputados fizeram menção com a arma de fogo foram vistos pelos policiais da GT que se encontravam no local, porém, após perceberem a presença  do policiamento os dois marginais empreenderam fuga, onde a GT de Tacaimbó tentou os acompanhar, no entanto, devido a potência da motocicleta os perderam de vista, em seguida a GT de São Caetano,  juntamente com a RC de São Caetano, realizaram um bloqueio na BR-232 em São Caetano, onde após alguns minutos foi visualizado a referida motocicleta se aproximando, de imediato, foi verbalizado para os imputados pararem, porém, os mesmos furaram o bloqueio e empreenderam fuga novamente, em seguida foi iniciado o acompanhamento tático, em que por vários quilômetros foi dada a ordem de parada, porém, sem êxito,  em certo momento, foi visualizado pela GT de São Caetano o garupa (passageiro) jogando a arma de fogo.

Em um determinado momento, quando os imputados tentaram pegar algumas ruas transversais houve uma pequena colisão com a viatura e os imputados vieram a cair da motocicleta. Foi realizada a competente abordagem e encontrada a arma de fogo que tentaram se desfazer.

Diante dos fatos, os imputados; David Espedito Brito de Souza, de 28 anos que é de Caruaru e Luciano Claudino Domingos, de 31 anos, que mora em Toritama, juntamente com os materiais foram apresentados a DP de plantão em Belo Jardim, onde foram autuados em flagrante delito por tentativa de roubo e posteriormente foram apresentados na audiência de custódia.

(Do blog do Adielson Galvão)

HOMEM FOI VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM PANELAS.

Foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta quinta-feira (07), na conhecida Rua Beira Pista, as margens da BR-104 em Panelas, Bruno Mendes Saraiva, conhecido por “Chefe” de 25 anos, que foi atingido com dois golpes de faca desferidos por um desafeto também conhecido por Bruno que está foragido. A vítima foi atingida no abdômen e no peito.

A vítima foi socorrida por populares que o levaram para o Hospital local e devido a gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru e o seu estado clínico é grave.

(Do blog do Adielson Galvão)

PRF RESGATA MENINA DE 12 ANOS QUE HAVIA FUGIDO DA CASA APÓS BRIGAR COM A MÃE.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), resgatou nesta quarta-feira (06), uma menor de 12 anos de idade, que tinha fugido de casa. Tudo começou quando uma equipe de policiais durante uma ação de patrulhamento, observaram uma garota caminhando sozinha, as margens da BR-232, próximo a Moreno, no Grande Recife.

Aos agentes da PRF, a menor informou que havia fugido de casa, após brigar com a mãe e que morava no município de Bonança, na Zona da Mata. Ela estava tentando chegar na casa da avó, que reside em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana, após ter sofrido agressões físicas da mãe.

A menor, que viajava sem documentos pessoais, carregava uma mochila com poucas roupas e foi amparada pelos agentes, que através da Comissão de Direitos Humanos deram acolhimento. O Conselho Tutelar foi acionado e compareceu ao Posto da Polícia Rodoviária Federal.

A menor foi encaminhada para um abrigo e ficará sob a tutela do Estado, que tomará as medidas legais cabíveis.

Palavra do dia – Nada acontece?

“Deleita-te no SENHOR, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais Ele fará. Aquieta-te diante do SENHOR e aguarda por Ele com paciência…” Salmos 37:5,7

Alguém já sugeriu alguma coisa que soava como uma boa idéia, e suas emoções saltaram de entusiasmo para participar? Talvez você tenha dito: “Eu vou com você”! 

Em (João 21:1-3) fala que Simão Pedro decidiu ir pescar, os discípulos que estavam com ele disseram: “Vamos contigo”. Naquela noite nada pescaram.

Assim como os amigos de Pedro, podemos ser levados pela emoção do momento e entrar em algo que pareça ser uma grande idéia. Pedro e seus amigos pescaram a noite inteira, mas nada apanharam. Quando seguimos nosso próprio caminho, é exatamente isso que conseguimos: Nada! Mas os versículos seguintes mostram como é importante ouvir e obedecer a Deus: Entretanto, ao clarear da manhã, estava Jesus na praia; mas os discípulos não perceberam que era Ele.  E Jesus lhes perguntou: “Moços! tendes aí alguma coisa para comer?”. E eles lhe responderam: “Não!”. Então Jesus orientou-os: “Lançai a rede do lado direito do barco e encontrareis.”. Assim eles o fizeram, e logo não conseguiam recolher a rede, por causa da abundância de peixes.

Pescar fora da vontade de Deus equivale a pescar do lado errado do barco. Talvez você tenha lutado, se esforçado, trabalhado e se esgotado para fazer algo acontecer; tentando fazer um plano funcionar, tentando mudar as coisas.

Se você esta trabalhando, trabalhando e trabalhando sem resultados, Deus pode estar perguntando: “Você pescou alguma coisa”?

Se você esta esgotado após seu trabalho árduo, Deus talvez esteja lhe dizendo que você está pescando do lado errado. Talvez você esteja fora do tempo de Deus, ou talvez esteja fora da Sua vontade completamente.

Se você perdeu sua alegria, sugiro que renda sua vontade a Deus, porque Ele quer abençoá-lo radicalmente.

Comece orando: “Senhor, seja feita a Tua vontade, e não a minha”.

Tenha um dia abençoado!
Por: Michelle Coutinho 
Blog Palavra do dia Coutinho

Feminicídio representa 32,9% dos assassinatos de mulheres em Pernambuco em 2018

Três em cada dez assassinatos de mulheres registrados em Pernambuco, em 2018, foram motivados por questões de gênero. O número total de homicídios de mulheres registrados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) é de 228 e, desses, 75 foram considerados feminicídios, o que equivale a 32,9% dos casos.

Os feminicídios são os casos de mulheres mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero, como aqueles em que as vítimas são assassinadas pelo companheiro.

Pernambuco ocupa o sétimo lugar entre os estados com o maior número de assassinatos de mulheres e o quarto lugar no ranking das unidades federativas que mais tiveram casos de feminicídios em 2018.

Segundo os dados do governo estadual, a cada grupo de 100 mil mulheres que moram em Pernambuco houve 4,6 assassinatos. A população feminina do estado é de 4,93 milhões. Com relação aos feminicídios, foi 1,5 caso a cada grupo de 100 mil mulheres residentes em Pernambuco.  

Em comparação com o ano de 2017, houve, em 2018, a diminuição de um caso de feminicídio no estado, já que a SDS registrou 76 ocorrências desse tipo de crime, com uma taxa de 1,5 casos por cada grupo de 100 mil moradoras de Pernambuco.

Apesar dessa leve diminuição nos feminicídios, o número de mulheres assassinadas no referido ano foi menor que em 2018: em 2017, foram 222 vítimas.

Violência contra a mulher: Em todo o ano de 2018, foram registrados 2.522 casos de estupro em Pernambuco. O número foi o maior desde 2014, quando o estado teve 2.627 ocorrências desse tipo. Em 2017, o índice chegou a 2.361, 6,81% a menos que no ano passado.

Já nos casos de violência contra a mulher, o estado atingiu 39.945 casos, o maior desde 2012, quando a série começou a ser contabilizada. Em 2017, houve 33.493 casos, 19,26% a menos que no ano passado.

Homicídios em Pernambuco: O governo de Pernambuco registrou 4.170 vítimas de homicídios ao longo do ano de 2018. O número representa uma redução de 23,1% em comparação com o ano de 2017, quando foram computados 5.427 crimes violentos letais intencionais (CVLIs). Com informações do G1/PE.

Milagre de Carnaval: teve deputado trabalhando na quarta-feira de cinzas

Rompendo uma antiga tradição de “enforcar” a semana de Carnaval, a Câmara registrou um dado próximo do “milagre”: em plena quarta-feira de Cinzas, 8 deputados compareceram ao trabalho. Os demais 505 somente retomarão suas atividades na próxima semana, quando, de fato, terá início o ano legislativo. Assinaram o ponto, na quarta-feira representantes do DEM, PROS, PSL, Pode, PRB, Novo e PT. A informação é do Diário do Poder.

Foram ao trabalho o líder do Novo, Marcel Van Hattem (RS), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e José Medeiros (Podemos-MT).

Também registraram ponto Carlos Gaguim (DEM-TO), Weliton Prado (PROS-MG), Chris Tonietto (PSL-RJ) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Dos oito deputados do DF, residentes em Brasília, apenas Júlio Ribeiro (PRB-DF) apareceu para trabalhar na quarta-feira de cinzas.

Dia da Mulher potencializa debate sobre questões de gênero

Considerada por boa parte da população como uma data comemorativa, voltada a prestar homenagens às mulheres, o 8 de março, data em alusão ao Dia Internacional da Mulher é, também, um momento voltado para discutir pautas mais profundas.

Criado no final do século 19, o marco se deu por causa de operárias dos Estados Unidos e Europa que reivindicavam melhores condições de trabalho, de vida e direto ao voto. Hoje, um amplo leque de debates se soma a essas questões pioneiras. “Temos o lema principal, que é ‘Marielles: livres do machismo, racismo e pela previdência pública’, e outros 11 eixos que tratam de assuntos pertinentes à conjuntura atual”, explica Isabella Marques, da Marcha Mundial das Mulheres em Pernambuco, um dos coletivos à frente do ato que se concentra às 14h, na Praça do Derby, e sai em passeata pelas ruas do Centro do Recife.

O ato unificado acontece em todo o mundo e é construído por vários coletivos, como o Fórum de Mulheres de Pernambuco, Rede de Mulheres Negras, Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas. Em Pernambuco, ele acontece há 40 anos, desde 1978. “Na concentração acontecem rodas de diálogo, sobre temas como a legalização do aborto, a reforma da previdência, além de apresentações artísticas durante todo o trajeto. Nós temos 2 mil mulheres inscritas, mas sabemos que o número no dia é muito maior. Esperamos entre 3 e 5 mil”, continua Isabella, explicando que são esperadas caravanas vindas do interior.
Os eixos passam pela luta contra o racismo, contra a lesbofobia e transfobia, em defesa das mulheres dos campos, florestas, indígenas e quilombolas e pelas mulheres com deficiência. “Vamos contar com um trenzinho, para incluir tanto as mulheres com deficiência de locomoção, assim crianças, para que mães que não tenham com quem deixar seus filhos também possam comparecer ao ato”, ressalta Isabella. Outro tema urgente que também será debatido é o feminicídio.

No início do mês, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), por meio de nota, disse ser preocupante a elevada incidência de assassinatos de mulheres no Brasil. De acordo com o órgão, 126 mulheres foram mortas unicamente por causa do gênero no país e afirmou ser urgente a execução de estratégias eficazes voltadas para a prevenção desse tipo de crime.

Foi levantando essa bandeira de prevenção do feminicídio que a delegada Gleide Ângelo se elegeu a deputada estadual mais votada de Pernambuco, com 412.636 votos. “Eu passei 15 anos na polícia. Indo lá, fazer o local do crime e prender o assassino. Até que eu percebi que era mais urgente trabalhar para que essa mulher não morra”, conta. “A votação expressiva mostra que as mulheres querem ser ouvidas, que estão falando e precisam de representatividade. Nós precisamos ocupar esses postos de poder para falar por todas.”
De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS), Pernambuco registrou sete casos de feminicídio janeiro. “Desde a Lei Maria da Penha as mulheres têm denunciado mais. É a quarta lei mais eficiente do mundo. O que precisamos agora é que as mulheres criem a consciência de que precisam denunciar”, ressalta a deputada.

“Elas precisam entender que existem políticas públicas e utilizá-las, enquanto a gente vai atrás de ampliar esses direitos.” Para ela, a sociedade ainda culpabiliza as mulheres, impedindo que elas deem fim aos ciclos de violência. “Eu sempre digo às mulheres vítimas de violência para que parem de esperar a mudança do agressor. Passam cinco, 10, 15 anos, ele não muda e ela acaba assassinada. Minha mensagem é clara: denunciem. Reconheçam sua força, que grande, ajude outra mulher e dê fim a qualquer situação de violência que você esteja vivendo.” (Via: Folha PE)

CASO INUSITADO: MULHER É PRESA POR MANTER O MARIDO ACORRENTADO EM CASA DURANTE O CARNAVAL

O caso aconteceu em Campo Verde-GO, o homem ficou acorrentado durante os 5 dias de carnaval, ele foi liberto na última quarta-feira (06) após vizinhos ouvirem os gritos de socorro

De acordo com a Policia Militar, Aguinaldo dos Santos foi acorrentado pela sua esposa na noite de quinta enquanto dormia, o homem acordou na sexta-feira já acorrentado e passou os 5 dias de carnaval sem poder sair de casa. 

Além de manter o marido acorrentado em casa, Jéssica Balbino, de 23 anos, foi todos os dias para o carnaval de sua cidade e cidades vizinhas e ao chegar em casa fez questão de mostrar as fotos para o marido que acorrentado e amordaçado não pode fazer nada. (Via: RONDA OSTENSIVA BRASIL)

Polícia divulga retrato falado de suspeito de usar agulha para furar foliões

A Polícia Civil de Pernambuco divulgou na manhã desta sexta-feira (08) o retrato falado de um homem suspeito de usar agulhas para furar foliões durante o Carnaval no Recife e em Olinda. Nos últimos dias, mais de cem pessoas procuraram o Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, para pedir ajuda. Elas contaram que sentiram o momento em que teriam sido furadas em polos de folia e, por isso, precisavam de atendimento contra doenças sexualmente transmissíveis.

Mais de cem pessoas procuraram o Hospital Correia Picanço. Foto: Bruno Campos/TV Jornal

Na tarde dessa quinta-feira (07), a Polícia Civil montou um posto de atendimento móvel em frente ao hospital para receber as denúncias das possíveis vítimas das agulhadas – já que até aquele momento nenhuma pessoa procurou delegacias do Estado para registrar boletins de ocorrência. Na unidade móvel, peritos papiloscopistas, responsáveis pela confecção de retratos falados, também ouviram as possíveis vítimas.

Segundo a Polícia Civil, uma vítima conseguiu descrever a fisionomia que gerou o retrato falado. Duas outras foram enfáticas ao afirmar que foram perfuradas por seringa, informando dia e local. O retrato falado foi confeccionado pela perita Solange Silva, do Instituto de Identificação Tavares Buril.

TELEFONE PARA DENÚNCIAS

A Coordenação de Plantões da Polícia Civil disponibilizou o número (81) 3182.6091 para receber denúncias da população sobre o suspeito de furar os foliões durante o Carnaval. O crime de expor a vida de outrem a risco por transmissão de moléstia grave prevê pena de prisão de até quatro anos, segundo o Código Penal Brasileiro. (Via: Ronda Jc)

Polícia prende homem que estuprava a sogra de 101 anos em Pernambuco

Na manhã desta última quinta-feira (07), policiais da 10ª DEAM – Delegacia Especializada de Apoio a Mulher de Vitória de Santo Antão, sob a coordenação da Delegada Danúbia Andrade prenderam em flagrante delito José Bezerra da Silva, vulgo “Dé”, de 44 anos de idade, em virtude de prática de estupro de sua sogra, uma senhora idosa com 101 anos de idade.

O fato foi noticiado pela filha da vítima, companheira do autuado há mais de 21 anos, a qual desconfiando da atitude do agressor, instalou câmeras escondidas no quarto da vítima que capturaram nesta manhã toda a violência sexual. Apesar do fato ter se dado no município de Pombos, a noticiante declarou sentir-se melhor representada e assistida por esta delegacia especializada. Assim, uma equipe deslocou-se até o local de trabalho do autuado que não ofereceu resistência à prisão e confessou autoria delitiva.

O autuado será apresentado em audiência de custódia da Comarca de Vitória de Santo Antão. (Via: Blog do Adielson Galvão)

Paulo Câmara muda data que regulamenta o início do 13º do Bolsa Família

Em entrevista a TV Globo, na manhã desta sexta-feira (08), o governador Paulo Câmara (PSB) adiantou informações da coletiva marcada para às 10h, no Palácio das Princesas e afirmou que houve mudanças na data que marca o início do programa Nota Fiscal Solidária, conhecida como 13º do Bolsa Família. Segundo o socialista, o programa deixa de valer da última quarta-feira (06) e passará a ser aplicado no dia 29 de março até 31 de janeiro de 2020. 

“Nós estamos regulamentando novamente porque política pública é assim. Então isso vai começar a valer a partir do dia 29 de março e nós vamos apurar até 31 de janeiro de 2020. São 10 meses de apuração para as pessoas terem mais chance de chegar até R% 150 reais”, explicou o governador.

Durante a entrevista, Câmara ainda garantiu que o valor que os beneficiários recebem atualmente do programa social não sofrerá mudanças e ressaltou a importância do pedido da nota fiscal eletrônica. “O valor que a pessoa já recebe está garantido. Claro que no local onde não emite nota fiscal eletrônica não será possível cadastrar, porque não está pagando imposto. Quem vai receber o retorno serão dos locais que pagam imposto, então isso vai gerar a partir do imposto que essa pessoa paga”, disse. 

O programa funcionará das compras realizadas em locais que emitem a nota fiscal eletrônica e que será a partir da compra que os 5% do imposto será reembolsado no fim da contagem para o beneficiário. “Então pessoas do Bolsa Família, que fizerem compras e pedirem a nota fiscal, dão seu CPF e 5% de tudo que eles compram será devolvido no final do ano até o limite de R$ 150. É um programa para distribuir renda, fazer justiça social, justiça tributária”, completou Paulo. 

Coletiva

Remarcada para 10h desta sexta-feira (08), a coletiva de imprensa em que o governador Paulo Câmara (PSB) e seu secretariado deve apresentar maiores detalhes da Nota Fiscal Solidária, mais conhecida como 13º do Bolsa Família, que foi promessa de campanha do socialista na última eleição. A operacionalização do programa foi regulamentada para a última quarta-feira (06) em decreto assinado pelo governador e publicado no Diário Oficial do último sábado (2).

De acordo com o Decreto nº 47.166/2019, caberá à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude coordenar e supervisionar a comissão gestora do programa Nota Fiscal Solidária. Tal comissão será formada por um representante cada das seguinte secretarias: Planejamento e Gestão, Casa Civil, Fazenda, Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e Procuradoria Geral do Estado.

Detalhes 

O texto da lei nº 16.490, de 3 de dezembro de 2018 diz que será concedido benefício de até R$ 150 a pessoas cadastradas no Bolsa Família que comprarem itens da cesta básica – em estabelecimentos que emitam nota fiscal – entre 6 de março de 2019 e 1º de dezembro de 2019.

Se informarem o número dos seus CPFs no ato da compra, em 2020 essas pessoas receberão 5% do total gasto no período. Ou seja, para sacar o teto prometido pelo NFS, a família precisará gastar R$ 333,33 por mês até o início de dezembro com produtos como feijão, arroz, charque ou óleo, por exemplo. Ainda segundo o documento, “o benefício financeiro é destinado à unidade familiar e será pago ao Responsável Familiar, mediante a vinculação ao seu número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF”, explica um trecho do DO.

O pagamento do benefício terá que ser efetuado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, mediante requerimento do Responsável Familiar. Também ficou sancionado que o responsável familiar tem o prazo de 180 dias para requerer o benefício financeiro, “contados a partir do dia 15 de dezembro do exercício em que é finalizada a correspondente apuração”.

A apuração do valor a ser recebido pelos beneficiários será feita pela Secretaria da Fazenda, por meio do Sistema Programa Nota Solidária – SNFS. (Via: Jc Online)

No Dia Internacional da Mulher, Bolsonaro fará evento com Michelle e Damares

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o governo de Jair Bolsonaro vai realizar um evento para funcionárias do Palácio do Planalto nesta sexta-feira (8). A cerimônia deve ser fechada e contará com a presença da primeira-dama Michelle Bolsonaro, da ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e do ministro Osmar Terra, da Cidadania.

Os três participaram de um encontro nesta quinta (7) com o presidente Bolsonaro para discutir a ação.

Durante o evento devem ser distribuídos presentes em homenagem ao dia da Mulher e as autoridades farão discursos para os participantes.

Pela manhã, Damares assinará um acordo de cooperação técnica com o ministro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, para intensificar o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Segundo o Ministério da Justiça, as pastas vão promover ações conjuntas para mobilizar agentes e serviços com objetivo de atender e proteger as mulheres vítimas de violência “e fomentar o tratamento dos agressores que estejam no sistema prisional”.

As iniciativas são uma tentativa do governo Bolsonaro de se afastar das críticas do público feminino sobre declarações misóginas feitas pelo dirigente. 

Durante a vida parlamentar, ele colecionou falas polêmicas envolvendo mulheres, como por exemplo ao afirmar que “deu uma fraquejada” ao ter uma filha caçula mulher, em referência a Laura, 10, que também é filha de Michelle.

“Eu tenho 5 filhos. Foram 4 homens, a quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher”, disse em 2017.(Via: Folhapress)

Prefeitura de Floresta divulga nova Portaria de Nomeação de aprovados no Concurso Público de 2015

A Prefeitura Municipal de Floresta, no Sertão de Pernambuco, divulgou nesta sexta-feira (8) uma Portaria de Nomeação de aprovados no Concurso Público edital nº 001/2015.

Veja abaixo a portaria nº 108/2019 completa:

Blog: O Povo com a Notícia

Via: Blog do Elvis