Arquivo da categoria: SBT Lite

Litoral da Paraíba tem 37 praias próprias para banho

Neste fim de semana, 37 praias do Litoral paraibanas estão liberadas para banho. Nelas, a qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória. No entanto, 28 trechos de 19 praias devem ser evitados.

O relatório foi emitido pelo laboratório da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA) da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

Em João Pessoa, os banhistas devem evitar a praia do Bessa I na Avenida Presidente Afonso Pena, próximo ao Maceió; Bessa II, à esquerda da residência número 2001 no fim da avenida João Maurício; Manaíra, em quatro trechos: em frente à quadra, no trecho em frente à residência no 1461, ambos na avenida João Maurício, em frente à galeria pluvial no final da Ruy Carneiro e em frente à Rua Elizeu Candido Viana; praia de Cabo Branco, nos trechos do final das ruas Av. Monsenhor Odilon Coutinho e Av. Buarque, em frente à Rua Gregório Pessoa de Oliveira, em frente à Rua Áurea, próximo à galeria pluvial, nas proximidades da rotatória da Av. Cabo Branco e no trecho em frente à desembocadura da galeria de água pluvial.

Ainda em João Pessoa, também estão impróprias as praias do Seixas, à direita da desembocadura da galeria pluvial, na rua dosPescadores; Penha, nas proximidades da desembocadura do rio Aratu e da desembocadura do rio do Cabelo; Jacarapé, em frente à desembocadura do Rio Jacarapé; Arraial, em frente à desembocadura do Rio Cuiá; e praia do Sol, nos trechos do final da rua Francisca Edite Fernandes Moreira, próximo à desembocadurado riacho Camurupim.

No município de Cabedelo, não estão apropriadas ao banho a praia do Jacaré, à direita do estuário do rio Paraíba; Camboinha, na rua Benício de Oliveira, próximo à desembocadura da galeria pluvial; Poço, ao fim da rua Santa Cavalcante, próximo à desembocadura de galeria pluvial; e Ponta de Campina, nas proximidades da galeria de águas pluviais que desembocam no mar.

No orla do município de Pitimbu, a recomendação se aplica a seis praias: praia do Maceió, em frente à desembocadura do Riacho Engenho Velho; praia de Acaú/Pontinha, nas margens do Rio Goiana; praia da Guarita, próximo à desembocadura da lagoa; na praia do Azul/Santa Rita, nas proximidades da desembocadura das galerias de águas pluviais; na praia dos Coqueiros na Rua Almirante Tamandaré em frente à residência, nº 1292; e na praia Ponta de Coqueiros.

O relatório é válido até 29 de Março, e a Sudema orienta que os banhistas devam ficar distante cerca de 100 metros à direita e à esquerda dos trechos apontados como impróprios.

MaisPB

Corrida dia 30 em João Pessoa alerta para combate à corrupção

Pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que o Brasil perde cerca de R$ 200 bilhões com esquemas de corrupção por ano. Dados mostram que a corrupção é responsável pelo desvio de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Como forma a chamar a atenção da população e convocá-la para combater atos de corrupção, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) realiza em João Pessoa a 2ª edição da Corrida contra a Corrupção, no dia 30 de março.

O ponto de partida será o Busto de Tamandaré com largada das provas programadas para acontecer às 16h30 (corrida Kids) e às 17h com as corridas de 2km, 5Km e 10Km. As inscrições podem ser feitas através do site: www.corridacontracorrupcaojp.com.br até o dia 30. A 2ª edição da corrida contará com espaço kids, Djs no percurso e três horas de show da Classic Band. Já o kit de corrida será composto por um número de peito, camiseta, viseira, sacola, transponder (chip) e medalha (pós prova).

De acordo com diretora da ADPF na Paraíba, a delegada Carolina Patriota, o objetivo da Corrida contra a Corrupção, além de promover a saúde e bem-estar dos participantes, é sensibilizar a sociedade para a importância de coibir pequenos atos de corrupção, bem como da necessidade do engajamento dos cidadãos na luta pela autonomia da polícia federal.

“É preciso proporcionar uma maior isenção nas investigações, reduzindo aonda mais a impunidade. Quem protege o cidadão também precisa de proteção. Vale ressaltar que a corrida é apartidária”, disse a delegada Carolina Patriota.

Desvios -Na Paraíba R$ 1,3 bilhão se comparado com o PIB total do Estado que é de R$ 56,1 bilhões. Os dados tem como base estudo são da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Online1paraiba

João anunciará medidas para normalizar abastecimento

Governador João Azevêdo (Foto: Secom-PB)

O governador João Azevêdo (PSB) anunciará, nesta sexta-feira (22), medidas para normalizar o abastecimento d’água na região metropolitana de Campina Grande.

Hoje o socialista visitará a sede da Cagepa na Rainha da Borborema que passa junto com outras cidades por um  colapso no abastecimento após incêndio em uma estação de tratamento da companhia.

A visita de João está agendada para as 11h30, no bairro do Catolé.

MaisPB

Homem matou e colaborou com funeral da vítima

A Polícia Civil prendeu nessa quinta-feira (21), em Fagundes, um homem acusado de executar um adolescente, se solidarizar com a família da vítima, auxiliá-la no reconhecimento do corpo no Núcleo de Medicina Legal e colaborar com velório e funeral do corpo.

Além da prisão temporária de Manoel Calvalcante de Oliveira, de 57 anos,  conhecido como ‘Nequinho’, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão.

“Escondeu e disfarçou seus próprios sentimentos quanto o seu envolvimento no crime”, destacou o delegado Iasley Almeida.

O crime ocorreu no dia 26 de janeiro de 2019 quando o suspeito invadiu a casa de Carlos Gomes Bruno da Silva, de 17 anos de idade, e efetuou disparos contra a vítima.

MaisPB

Ex-gestores terão que devolver R$ 8,8 milhões

O Diário Eletrônico do Tribunal de Contas da Paraíba publica, em sua edição nº 2165, desta sexta-feira (22), decisão da 2ª Câmara determinando a imputação, solidariamente, de débito de R$ 8,8 milhões, mais multas de 1% deste valor, ao ex-secretário de Finanças de Campina Grande, Júlio César de Arruda Câmara Cabral, e ao ex-diretor financeiro da pasta, Rennan Trajano Farias.

A decisão, tomada em sessão do colegiado no último dia 12 quando do exame dos autos do processo 01842/15, sob relatoria do conselheiro André Carlo Torres Pontes, se deu logo após o julgamento irregular das despesas sem comprovação, o que implica na constatação de “danos ao erário”. O conselheiro Arthur Cunha Lima se declarou impedido de julgar.

Os gastos vinham, originalmente, sendo analisados em inspeção especial de obras, com o objetivo de analisar pagamentos realizados pela prefeitura de Campina Grande à empresa JGR CONSTRUÇÕES LTDA. Em razão da Concorrência nº 004/2009, e contrato decorrente nº 141/2009, foram destinados recursos de R$ 10,3 milhões para obras de pavimentação em paralelepípedos, drenagem e esgotamento sanitário em diversas ruas do município.

Em seguida, o exame dos autos alcançou também adulteração de extratos bancários apresentados ao Tribunal, “em que houve a constatação de danos ao erário por motivo de destinação de recursos públicos sem comprovação das despesas realizadas”.

O colegiado aprovou, ainda, “representar ao Ministério Público Estadual acerca dos indícios de cometimento de ilícitos penais, com vistas à tomada de providências inerentes às suas prerrogativas e atribuições”.

A 2ª Câmara também resolveu conceder 30 dias, a contar da publicação no DOE, para que os dois ex-gestores devolvam voluntariamente, ao tesouro do município, a importância imputada de R$ 8,8 milhões. E que, em igual prazo, recolham ao Tesouro do Estado – à conta do Fundo de Fiscalização Orçamentária e Financeira Municipal – a importância de R$ 88,9 mil, correspondente a multa fixada para cada um ao final do julgamento pelo colegiado.

A sessão que julgou irregulares essas despesas foi a de número 2937, realizada sob a presidência do conselheiro Arthur Cunha Lima e com participação também do conselheiro André Carlo Torres Pontes e dos conselheiros substitutos Antônio Cláudio Silva Santos e Oscar Mamede Santiago Melo. E, ainda, da procuradora Isabela Barbosa Marinho Falcão, atuando pelo Ministério Público de Contas.

MaisPB

Suspeito de matar marceneiro afirma que vítima abusava de enteada

Suspeito de matar o marceneiro Ivanildo de Sousa na última terça-feira (19), um adolescente se entregou e confessou o crime. Ele namora a enteada da vítima e afirmou que a morte foi planejada devido aos abusos sofridos pela garota.

O garoto afirmou à polícia que Ivanildo abusava sexualmente da adolescente desde a sua infância, além de ter comportamento agressivo com demais familiares. Ainda segundo o adolescente, a mãe soube dos estupros mas não acionou a polícia ou buscou medidas para evitar.

De acordo com o delegado responsável, Danilo Orengo, a mãe vai ser acionada por omissão. A Polícia também busca o segundo envolvido no homicídio, já que duas pessoas invadiram a residência.

Entenda

Um marceneiro foi assassinado na última terça-feira (19) enquanto jantava em sua residência em São Sebastião de Lagoa de Roça. Dois homens entraram na casa e atiraram em Ivanildo, além de dar golpes de faca. Eles fugiram em seguida.  O crime chegou a ser tratado como latrocínio, mas foi constatado que os suspeitos não levaram nada.

MaisPB

Vigilância sanitária faz alerta para qualidade da água em carros-pipa

A Gerência de Vigilância Sanitária de Campina Grande (Gevisa-CG) afirma estar intensificando as fiscalizações dos caminhões-pipa na cidade em função do colapso no abastecimento de água que a cidade enfrenta.

De acordo com o órgão, as pessoas estão comprando água diretamente aos donos de caminhões-pipa e é preciso estar atento para adquirir água de confiança e que atenda a todos os critérios para o fornecimento.

Segundo a Gevisa, os consumidores precisam verificar se o tanque possui o selo visível de inspeção da Vigilância Sanitária, observar se o caminhão-pipa recebeu uma autorização de transporte de água potável e se esta autorização está em dia. Ele também deve analisar as condições externas do tanque, quanta a ferrugem e amassados.

É necessário que o carro possua a frase “Água potável” em algum local do tanque. Os consumidores devem atentar também se as mangueiras estão velhas e danificadas e solicitar do condutor que informe a procedência, origem, local ou fonte da água captada.

Ainda de acordo com a Gevisa, uma relação de caminhões-pipa habilitados para distribuição que circula pelas redes sociais não foi produzida pelo órgão.

Se for percebido cor, cheiro ou gosto fora da normalidade, o consumidor deve suspender o uso e denunciar, informando a placa do caminhão para 3310-6178.

“Nós entendemos o momento de colapso pelo qual a cidade passa, mas as pessoas não podem arriscar a sua saúde com o uso de água inapropriada”, explicou a Coordenadora da Gevisa, Betânia Araújo.

MaisPB

MPF apura monopólio de empresa de táxi em Aeroporto Castro Pinto

O Ministério Público Federal instaurou um inquérito civil para apurar um possível monopólio de uma empresa de táxi no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, em Bayeux, região metropolitana de João Pessoa. A portaria foi divulgada no Diário do órgão desta sexta-feira (22).

De acordo com o documento, a representação foi feita pelo Sindicato Municipal dos Taxistas do município contra a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Ainda segundo o MPF, a empresa que estaria monopolizando seria a ‘TransTaxi’.

A portaria, assinada pelo procurador Werton Magalhães Costa, garante que irá apurar o caso e argumenta que há a necessidade de avaliar a melhor forma de encontrar outros interessados no serviço de táxi, conforme prevê a 3ª Câmara de Coordenação e Revisão, que abrange a defesa do consumidor, a concorrência e a regulação da atividade econômica.

MaisPB

Leonardo não aparece em casamento de filha com ex de Susana Vieira

O cantor Leonardo já deixou bem claro que não aprova a relação de sua filha, Jéssica Costa, com o ator ex-namorado de Susana Vieira, Sandro Pedroso. Os pombinhos se casaram nesta última semana e o pai da noiva afirmou que não iria. No dia do evento, Leonardo não tinha show em sua agenda.

De acordo com o jornal EXTRA, Leonardo se irritou porque o casal recebeu um cachê para exibir o casamento em um programa de televisão. Segundo a publicação, o casamento foi negociado e realizado com permutas. O pedido de Sandro foi feito há dez dias antes da celebração.

Ainda segundo o EXTRA, o casal atualmente vive de uma ‘mesada’ que Leonardo envia para a filha, de cerca de R$ 5 mil. O marido de Jéssica não trabalha no momento e ela arca com todas as despesas do lar.

MaisPB

Apresentadora de filiada da Globo é demitida por estar acima do peso

(Foto: Reprodução)

Funcionária da Tv Vanguarda há 16 anos, a jornalista Michelle Sampaio desabafou nas redes sociais ao comunicar seu desligamento da empresa. Segundo a apresentadora, a demissão aconteceu por iniciativa da emissora e o motivo seria o aumento seu aumento do peso.

No relato, Michelle conta que após o nascimento da filha ela passou a lutar contra a balança e chegou a ser direcionada para os bastidores. No entanto, após perder alguns quilos, voltou a compor a apresentação do programa. Por não conseguir manter o peso, a filiada optou por demitir a jornalista.

“Saí do vídeo novamente porque de fato nunca voltei ao peso antes da gravidez”, conta. Apesar do forte desabafo, a apresentadora afirma estar tranquila e no momento mais feliz de sua vida.

“Agora vou me dedicar a minha filha e a empresa que sou sócia”, concluiu. Nos comentários, muitos seguidores se mostraram revoltados com a atitude da emissora. Eles argumentaram que a filiada preferiu estética, ao invés de talento.

MaisPB

Motoristas têm experiência como deficiente

Na Estação das Artes, a primeira turma de operadores do sistema de transporte urbano sentiu na pele as dificuldades sentidas por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Na 4ª edição do Programa Humanizar, iniciada nessa sexta (22), o tema abordado foi ‘Humanização para o Transporte de Pessoas com Necessidades Especiais’.

A primeira turma, com 25 operadores, teve acesso a aulas teóricas e conceituais sobre deficiência, tipologias, legislação e boas práticas. Além disso, os profissionais foram expostos a situação de acesso ao transporte coletivo em cadeiras de roda e com pesos nas pernas, simulando a dificuldade de locomoção. Ao final do projeto, cerca de dois mil motoristas, cobradores e líderes de campo terão passado pelas atividades.

“Os operadores estão podendo ter essa experiência de vivenciar as situações e se colocar no lugar do outro”, afirmou o superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Adalberto Araújo, que abriu a nova etapa do programa. De acordo com ele, o objetivo é mudar as relações entre operadores e atendentes, melhorando o serviço. “Estes profissionais são de grande importância por estarem na ponta do sistema. Esse trabalho age de forma eficiente por funcionar de baixo para cima”, explicou.

O motorista Luciano Almeida afirmou que as aulas o fizeram sentir algo que antes não compreendia. “Coloquei os pesos para subir as escadas e ficou mais difícil, sem forças. Dá medo do ônibus partir antes de concluir a subida. E na cadeira a sensação é de que estava desprotegido. É muito difícil e isso nos faz mudar nossa forma de agir”, afirmou.

Para o cobrador Adegailson Ferreira, a manhã mudou a percepção dele sobre o tema. “A aula é muito esclarecedora, dá outra visão pra gente. Na prática é tudo muito realista, mais fácil entender o quanto eles sofrem e nos mostra a real necessidade”, declarou.

De acordo com a psicóloga Sandra Araújo, uma das idealizadoras do projeto, o tema fala em pessoas com necessidades especiais porque pretende ir além das deficiências, incorporando também as limitações de gestantes, obesos e idosos, por exemplo. A temática foi definida pela avaliação dos profissionais de sua importância, baseada principalmente nas reclamações registradas pelos usuários junto à Semob-JP.

As aulas são programadas e ministradas com a parceria do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Ainda estiveram presentes na abertura representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP) e o vereador Marmuthe Cavalcanti, que atua na causa sendo autor de leis que incentivam e ampliam a acessibilidade no transporte.

Programa – O Humanizar tem sido realizado desde o ano de 2016. Na primeira edição, o foco da iniciativa foi a motivação, relações interpessoais, comunicação e inteligência emocional dos quase dois mil motoristas, cobradores e despachantes. Os resultados da iniciativa foram reconhecidos no ano passado, com a vitória no prêmio “Ser Humano” da Associação Brasileira de Recursos Humanos na Paraíba (ABRH-PB).

Em 2017, o programa trabalhou a questão da liderança, dessa vez atuando diretamente com 300 despachantes e chefes de tráfego das empresas de ônibus. Já em 2018 trouxe o tema “Motorista Amigo do Ciclista”, que teve como meta a criação de um melhor ambiente de compartilhamento das vias públicas entre os ônibus e os usuários de bicicletas.

MaisPB

Juiz decide manter prisão de Michel Temer

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, decidiu manter a prisão do ex-presidente Michel Temer. A decisão de Bretas é uma resposta a um ofício do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), enviado ontem (22) ao juiz federal.

Michel Temer foi preso na última quinta-feira (21), por decisão do juiz Marcelo Bretas. A defesa do ex-presidente entrou com um pedido de habeas corpus no TRF2, no mesmo dia.

A relatoria do habeas corpus ficou com o desembargador Antonio Ivan Athié. O magistrado decidiu levar o caso para a sessão de julgamento da 1ª Turma Especializada do TRF2, marcada para a próxima quarta-feira (27).

Antes do julgamento, no entanto, Athié enviou um ofício a Bretas, questionando se, diante do pedido de habeas corpus, ele decidiria manter a prisão ou não.

“Ao que parece, os impetrantes preferiram ajuizar açodadamente um habeas corpus padrão, que não faz referência aos documentos dos autos (que somam quase cinco mil páginas), para tentar uma liminar no calor do momento, sem se preocupar em analisar minimamente a decisão”, escreve Bretas em seu despacho.

Agência Brasil

Vacina nas escolas de JP contra HPV vai até 05 de abril

(Foto: Mazinho Gomes)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa continua vacinando, até o dia 5 de abril, meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos contra o papilomavírus humano, o HPV. A vacina está disponível nas escolas da rede pública, além das salas de vacina da rede municipal de saúde que funcionam nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no Centro Municipal de Imunização.

Para que a criança ou adolescente receba a dose da vacina HPV quadrivalente na escola, é necessário que os pais ou responsável assinem o termo de autorização, entregue previamente, além de estar portando o Cartão de Vacinação.

“Essa é uma campanha para intensificar a imunização desse público alvo contra o vírus do HPV e facilitar a vida dos pais que acabam não conseguindo levar seus filhos pra tomar vacina nas unidades de saúde. Por isso, estamos levando as vacinas até as escolas”, explica Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da SMS.

Fernando Virgolino destaca que além da vacinação nas escolas até o dia 5 de abril, a vacina HPV quadrivalente é ofertada durante todo o ano nas salas de vacina espalhadas por toda a cidade. “Para que essa campanha de intensificação tenha sucesso é extremamente importante a colaboração dos pais e responsáveis, seja assinando o documento de autorização da vacina na escola ou levando o filho até uma Unidade de Saúde para que a criança ou o adolescente seja imunizado”.

O calendário da vacina nas escolas está sendo definido de acordo com o cronograma escolar e das equipes de Saúde da Família responsáveis pelo território.

Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para os meninos, a estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. Os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal e orofaringe são atribuíveis à infecção pelo HPV.

Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.

Vírus – O papilomavírus humano, o HPV, possui diversos subtipos capazes de infectar a pele ou as mucosas do trato ano-genital e que podem ocasionar o câncer de colo de útero, o terceiro tumor mais frequente na população feminina – atrás do câncer de mama e do colorretal – e a quarta principal causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A infecção pelo HPV é muito frequente, mas transitória, regredindo espontaneamente na maioria das vezes. Nos casos em que a infecção persiste, a causa é um tipo viral oncogênico, ou seja, com potencial para causar câncer. O vírus pode ocasionar lesões precursoras que, se não forem identificadas e tratadas, podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

Transmissão 

O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A vacina confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

O uso do preservativo masculino ou feminino nas relações sexuais é outra importante forma de prevenção do HPV. Contudo, seu uso, apesar de prevenir a maioria das infecções sexualmente transmissíveis, não impede totalmente a infecção pelo HPV, pois frequentemente as lesões estão presentes em áreas não protegidas pela camisinha (vulva, região pubiana, perineal ou bolsa escrotal). A camisinha feminina, que cobre também a vulva, evita mais eficazmente o contágio se utilizada desde o início da relação sexual.

MaisPB

‘Raízes Nordestinas’ é atração na Feirinha de Tambaú

O projeto ‘Forró na Feira’ apresenta neste sábado (23), na Feirinha de Tambaú, a partir das 20h, o grupo Raízes Nordestinas. O evento é gratuito e para os públicos de todas as idades.

O Forró na Feira reúne grandes artistas do cenário local, proporcionando mais uma opção de lazer gratuita aos turistas e moradores da Capital. Ele é realizado por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e o Fórum Forró de Raiz.

As apresentações acontecem sempre aos sábados, a partir das 20h, na Feirinha de Tambaú. Além da forte gastronomia e do artesanato do local, o projeto leva o melhor do autêntico forró nordestino.
MaisPB

Campina Grande registra mais de 8 mil acidentes em três anos

Os números de acidentes são alarmantes e provocam um prejuízo gigantesco para o poder público,e sobretudo, para as pessoas envolvidas nas ocorrências. São traumas e sequelas de todos os tipos que poderiam, muitas vezes, ser evitados caso as leis de trânsito fossem respeitadas.

Dados da Superintendência de Trânsito e Transporte de Campina Grande, a STTP, mostram que nos últimos três anos 8.601 acidentes foram registrados na cidade.

O médico ortopedista do Hapvida, Eduardo Guedes, alerta que a maioria dos acidentes ocorre com motocicletas, tornando traumas de punho e dedos os mais frequentes.

“Vivemos em uma época de trânsito intenso e em que se criou um senso de urgência muito grande. E temos uma quantidade muito grande de motociclistas no trânsito diário. Então acidentes de moto acabam se tornando inevitáveis. O melhor caminho para evitar os acidentes é a prudência”, observa.

Ocorrendo um registro é imprescindível o acionamento de serviços de resgate e urgência, como o Samu e o Corpo de Bombeiros, para a realização dos primeiros atendimentos.

“As sequelas funcionais decorrentes de fraturas são mais comuns, porém na maioria das vezes o paciente consegue evoluir. Tudo depende da energia do trauma, se foi em alta velocidade e a forma da lesão”, lembra Eduardo Guedes.

MaisPB

Governo demite delegado da Polícia Civil suspeito de corrupção

O governo do Estado demitiu um delegado da Polícia Civil suspeito de praticar crime de corrupção. A portaria foi divulgada na edição deste sábado (23) do Diário Oficial do Estado.

De acordo com o documento, o delegado Leonardo Romero Ramos Formiga teria deixado de seguir ‘preceitos éticos’ previstos na Lei Orgânica e o Estatuto da Polícia Civil da Paraíba. Entre eles, os de respeitar os direitos e garantias individuais, preservar a ordem, proteger vidas e bens, ter a verdade e a responsabilidade como fundamentos do serviço policial.

Ainda segundo o DOE, ele não teria cumprido deveres como desempenhar suas funções, exercer o poder de polícia na defesa, garantia e promoção de direitos individuais, nem se identificar nos atos oficiais com a indicação do cargo, classe e função.

O documento afirma que Leonardo Romero teria praticado atos infracionais, se eximido do cumprimento de suas atribuições funcionais e realizado ato lesivo à honra ou patrimônio da pessoa, além de abuso ou desvio de poder.

Conforme prevê o artigo 161 da Lei Complementar, a penalidade de demissão foi definida mediante a gravidade da infração e as circunstâncias em que ela supostamente foi praticada, além da repercussão do fato e os antecedentes do policial civil.

MaisPB